Estudo e caracterização de pavimentos rodoviários afetos às vias municipais de Valongo e desenvolvimento de um programa de cálculo de pavimentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11085 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no seguimento da unidade curricular DIPRE em que esta é a última unidade curricular do Mestrado em Engenharia Civil – Ramo Infraestruturas lecionada no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio realizou-se na DPOM – Divisão de Projetos e Obras Municipais da Câmara Municipal de Valongo. No relatório houve a intenção de ajudar os colegas desta divisão da Câmara de como dimensionar um pavimento rodoviário, bem como identificar patologias das vias municipais. No seguimento deste relatório realizou-se um programa de cálculo de pavimentos automáticos que de uma forma expedita poderá ser útil à Câmara Municipal de Valongo e a outros, como por exemplo, projetistas. Este relatório inicia-se com uma primeira parte de âmbito teórico, em que faz-se referência à evolução das vias, bem como os diferentes tipos de pavimentos, as suas patologias de um modo geral e métodos de dimensionamento. De seguida, e aplicando a parte teórica descrita anteriormente neste relatório, aplicam-se estes conhecimentos, mais concretamente, a casos de patologias do Concelho e a certas obras que no presente relatório serão abordadas. Este estágio permitiu o desenvolvimento de novas apetências sobretudo na parte do dimensionamento e cálculo de pavimentos, em que foi desenvolvido um programa de cálculo automático – PAVDim. Os diferentes dimensionamentos que foram abordados neste relatório foram realizados com o intuito de abranger em grande parte os diferentes tipos de pavimentos. Na via de distribuição, denominada Avenida Central da Ribeira, optou-se por um pavimento flexível com base rígida. Na Avenida 5 de Outubro optou-se por manter a aparência visual de uma paragem de autocarros e foi usado como camada de desgaste o cubo e um o mais comum usado em vias municipais para pavimentos flexíveis. Tudo isto, e para finalizar, foi apoiado com o programa de cálculo desenvolvido neste relatório de estágio que ajudou tecnicamente no dimensionamento de pavimentos. |
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Estudo e caracterização de pavimentos rodoviários afetos às vias municipais de Valongo e desenvolvimento de um programa de cálculo de pavimentosPavimentosFlexívelBase RígidaPAVDimCálculoEvoluçãoPavementsFlexibleRigid BaseCalculationEvolutionInfraestruturasEste relatório foi realizado no seguimento da unidade curricular DIPRE em que esta é a última unidade curricular do Mestrado em Engenharia Civil – Ramo Infraestruturas lecionada no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio realizou-se na DPOM – Divisão de Projetos e Obras Municipais da Câmara Municipal de Valongo. No relatório houve a intenção de ajudar os colegas desta divisão da Câmara de como dimensionar um pavimento rodoviário, bem como identificar patologias das vias municipais. No seguimento deste relatório realizou-se um programa de cálculo de pavimentos automáticos que de uma forma expedita poderá ser útil à Câmara Municipal de Valongo e a outros, como por exemplo, projetistas. Este relatório inicia-se com uma primeira parte de âmbito teórico, em que faz-se referência à evolução das vias, bem como os diferentes tipos de pavimentos, as suas patologias de um modo geral e métodos de dimensionamento. De seguida, e aplicando a parte teórica descrita anteriormente neste relatório, aplicam-se estes conhecimentos, mais concretamente, a casos de patologias do Concelho e a certas obras que no presente relatório serão abordadas. Este estágio permitiu o desenvolvimento de novas apetências sobretudo na parte do dimensionamento e cálculo de pavimentos, em que foi desenvolvido um programa de cálculo automático – PAVDim. Os diferentes dimensionamentos que foram abordados neste relatório foram realizados com o intuito de abranger em grande parte os diferentes tipos de pavimentos. Na via de distribuição, denominada Avenida Central da Ribeira, optou-se por um pavimento flexível com base rígida. Na Avenida 5 de Outubro optou-se por manter a aparência visual de uma paragem de autocarros e foi usado como camada de desgaste o cubo e um o mais comum usado em vias municipais para pavimentos flexíveis. Tudo isto, e para finalizar, foi apoiado com o programa de cálculo desenvolvido neste relatório de estágio que ajudou tecnicamente no dimensionamento de pavimentos.This report was realized, following the last course of the Master in Civil Engineering, DIPRE – Branch Infrastructure at Instituto Superior de Engenharia do Porto. The stage was performed in DPOM – Divisão de Projetos e Obras Municipais da Câmara Municipal de Valongo. The prupose of this report was to clarify to the colleagues of this division how to dimension a pavement properly and identify municipal roads problems. During this report was performed an automatic pavement calculation program that may be useful in the future, at this division. Starting with a theoretical level, with lane evolution references, and the different kinds of pavements as well, their general pathologies and dimension methods. Then, applying this theoretical part, this knowledge is applied specifically in cases of County pathologies and some works that will be spoke about in this report. This stage allowed the development of new cravings particularly in the pavement dimension and calculation, in which it was developed a computer program - PAVDim. The different sizings which were discussed in this report were performed with the purpose to cover the different types of pavements. The distribution route, called Avenida Central da Ribeira, we opted for a flexible pavement with rigid base. At Avenida 5 de Outubro, it was decided to maintain the visual appearance of a bus stop and was used as a wear layer of the hub and a rigid base. In the end, Alameda da Igreja – Centro Cívico de Campo, the sizing was the most commonly used in municipal roads for flexible pavements. All this was supported with the calculation program developed at this stage report which helped by the speed and objectivity of the calculation.Jacob, Ângelo Manuel GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPinto, Nuno Filipe Barbosa2018-03-07T11:26:33Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11085TID:201750538porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:26.062188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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