Estudo e caracterização de pavimentos rodoviários afetos às vias municipais de Valongo e desenvolvimento de um programa de cálculo de pavimentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Nuno Filipe Barbosa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11085
Resumo: Este relatório foi realizado no seguimento da unidade curricular DIPRE em que esta é a última unidade curricular do Mestrado em Engenharia Civil – Ramo Infraestruturas lecionada no Instituto Superior de Engenharia do Porto. O estágio realizou-se na DPOM – Divisão de Projetos e Obras Municipais da Câmara Municipal de Valongo. No relatório houve a intenção de ajudar os colegas desta divisão da Câmara de como dimensionar um pavimento rodoviário, bem como identificar patologias das vias municipais. No seguimento deste relatório realizou-se um programa de cálculo de pavimentos automáticos que de uma forma expedita poderá ser útil à Câmara Municipal de Valongo e a outros, como por exemplo, projetistas. Este relatório inicia-se com uma primeira parte de âmbito teórico, em que faz-se referência à evolução das vias, bem como os diferentes tipos de pavimentos, as suas patologias de um modo geral e métodos de dimensionamento. De seguida, e aplicando a parte teórica descrita anteriormente neste relatório, aplicam-se estes conhecimentos, mais concretamente, a casos de patologias do Concelho e a certas obras que no presente relatório serão abordadas. Este estágio permitiu o desenvolvimento de novas apetências sobretudo na parte do dimensionamento e cálculo de pavimentos, em que foi desenvolvido um programa de cálculo automático – PAVDim. Os diferentes dimensionamentos que foram abordados neste relatório foram realizados com o intuito de abranger em grande parte os diferentes tipos de pavimentos. Na via de distribuição, denominada Avenida Central da Ribeira, optou-se por um pavimento flexível com base rígida. Na Avenida 5 de Outubro optou-se por manter a aparência visual de uma paragem de autocarros e foi usado como camada de desgaste o cubo e um o mais comum usado em vias municipais para pavimentos flexíveis. Tudo isto, e para finalizar, foi apoiado com o programa de cálculo desenvolvido neste relatório de estágio que ajudou tecnicamente no dimensionamento de pavimentos.
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