Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26904 |
Resumo: | A partir da experiência vivenciada de mais de uma década nos estudos sobre a satisfação dos doentes e profissionais de saúde com a qualidade do desempenho das unidades de saúde, apresento uma reflexão sobre a abordagem da qualidade dos serviços de saúde. Tomo como ponto de partida que a qualidade não se inscreve numa linha do controle ou do exercício da autoridade administrativa, antes, porém, deve ser implementada com uma “forte” natureza pedagógica e orientada para a correção dos erros ou eventuais falhas na prestação de cuidados. A partir da revisita aos materiais empíricos compilados de vários estudos, (re)analizo os dados recolhidos juntos dos doentes e concluo que a legitimidade de um processo de qualidade para a melhoria dos cuidados prestados depende da capacidade da ação coletiva da organização para construir um sistema de padrões de atendimento aceitável e observável pelos utentes ou doentes. Em síntese, falar de qualidade em saúde implica igualmente ouvir os doentes porque eles são a “razão de ser” das instituições de saúde. |
id |
RCAP_9b158792e2d60a9aeaf00e1cfa2b9bb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26904 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentesQualidadeServiços de SaúdeDoentesAlentejoA partir da experiência vivenciada de mais de uma década nos estudos sobre a satisfação dos doentes e profissionais de saúde com a qualidade do desempenho das unidades de saúde, apresento uma reflexão sobre a abordagem da qualidade dos serviços de saúde. Tomo como ponto de partida que a qualidade não se inscreve numa linha do controle ou do exercício da autoridade administrativa, antes, porém, deve ser implementada com uma “forte” natureza pedagógica e orientada para a correção dos erros ou eventuais falhas na prestação de cuidados. A partir da revisita aos materiais empíricos compilados de vários estudos, (re)analizo os dados recolhidos juntos dos doentes e concluo que a legitimidade de um processo de qualidade para a melhoria dos cuidados prestados depende da capacidade da ação coletiva da organização para construir um sistema de padrões de atendimento aceitável e observável pelos utentes ou doentes. Em síntese, falar de qualidade em saúde implica igualmente ouvir os doentes porque eles são a “razão de ser” das instituições de saúde.CICS.NOVA.UÉvora2020-02-11T11:08:35Z2020-02-112019-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/26904http://hdl.handle.net/10174/26904porSilva, C. (2019). Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes. Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais, 6, 135-156. e-ISSN: 2184-26472184-2647casilva@uevora.pt689Silva, Carlos Alberto dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26904Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:06.901291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes |
title |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes |
spellingShingle |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes Silva, Carlos Alberto da Qualidade Serviços de Saúde Doentes Alentejo |
title_short |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes |
title_full |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes |
title_fullStr |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes |
title_full_unstemmed |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes |
title_sort |
Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes |
author |
Silva, Carlos Alberto da |
author_facet |
Silva, Carlos Alberto da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Alberto da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Serviços de Saúde Doentes Alentejo |
topic |
Qualidade Serviços de Saúde Doentes Alentejo |
description |
A partir da experiência vivenciada de mais de uma década nos estudos sobre a satisfação dos doentes e profissionais de saúde com a qualidade do desempenho das unidades de saúde, apresento uma reflexão sobre a abordagem da qualidade dos serviços de saúde. Tomo como ponto de partida que a qualidade não se inscreve numa linha do controle ou do exercício da autoridade administrativa, antes, porém, deve ser implementada com uma “forte” natureza pedagógica e orientada para a correção dos erros ou eventuais falhas na prestação de cuidados. A partir da revisita aos materiais empíricos compilados de vários estudos, (re)analizo os dados recolhidos juntos dos doentes e concluo que a legitimidade de um processo de qualidade para a melhoria dos cuidados prestados depende da capacidade da ação coletiva da organização para construir um sistema de padrões de atendimento aceitável e observável pelos utentes ou doentes. Em síntese, falar de qualidade em saúde implica igualmente ouvir os doentes porque eles são a “razão de ser” das instituições de saúde. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01T00:00:00Z 2020-02-11T11:08:35Z 2020-02-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26904 http://hdl.handle.net/10174/26904 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, C. (2019). Qualidade nas organizações de saúde: Uma leitura na voz dos doentes. Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais, 6, 135-156. e-ISSN: 2184-2647 2184-2647 casilva@uevora.pt 689 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CICS.NOVA.UÉvora |
publisher.none.fl_str_mv |
CICS.NOVA.UÉvora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817554200963317760 |