A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Marisa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37539
Resumo: Nas últimas décadas, o debate acerca da educação inclusiva tem vindo a ganhar relevo do ponto de vista da investigação educacional. A grounded theory é uma metodologia particularmente útil neste âmbito na medida em que poderá contribuir para a construção de teoria acerca das experiências de inclusão em múltiplos contextos, potenciando o caráter empoderador de modelos e teorias dirigidas para públicos em maior risco de exclusão. Neste trabalho, de natureza exploratória, pretendemos explorar de que modo a grounded theory tem vindo a ser utilizada na investigação em educação inclusiva, identificando as principais dimensões estudadas e opções metodológicas adotadas. Foi realizada uma pesquisa na base de dados Education Resources Information Center, usando as palavras-chave “Grounded theory AND Inclusive education”, tendo sido identificados 12 artigos relevantes para análise. Verificou-se alguma diversidade nas dimensões identificadas, designamente relacionadas com as políticas, com a identidade profissional do professor e com a participação de crianças e jovens em diferentes contextos educativos. Do ponto de vista metodológico, os estudos identificados parecem usar a grounded theory com maior foco nos procedimentos de codificação. Conclui-se haver necessidade e vantagens de um maior aperfeiçoamento no uso da grounded theory no sentido da construção de teoria em educação inclusiva.
id RCAP_9b1fe81c2b721999c2a2c6f8b6decdeb
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37539
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusivaThe use of Grounded theory in studies on inclusive educationGrounded theoryEducação inclusivaEducaçãoInclusive educationEducationNas últimas décadas, o debate acerca da educação inclusiva tem vindo a ganhar relevo do ponto de vista da investigação educacional. A grounded theory é uma metodologia particularmente útil neste âmbito na medida em que poderá contribuir para a construção de teoria acerca das experiências de inclusão em múltiplos contextos, potenciando o caráter empoderador de modelos e teorias dirigidas para públicos em maior risco de exclusão. Neste trabalho, de natureza exploratória, pretendemos explorar de que modo a grounded theory tem vindo a ser utilizada na investigação em educação inclusiva, identificando as principais dimensões estudadas e opções metodológicas adotadas. Foi realizada uma pesquisa na base de dados Education Resources Information Center, usando as palavras-chave “Grounded theory AND Inclusive education”, tendo sido identificados 12 artigos relevantes para análise. Verificou-se alguma diversidade nas dimensões identificadas, designamente relacionadas com as políticas, com a identidade profissional do professor e com a participação de crianças e jovens em diferentes contextos educativos. Do ponto de vista metodológico, os estudos identificados parecem usar a grounded theory com maior foco nos procedimentos de codificação. Conclui-se haver necessidade e vantagens de um maior aperfeiçoamento no uso da grounded theory no sentido da construção de teoria em educação inclusiva.In the last decades, the debate about inclusive education has gained prominence in educational research. Grounded theory is a particularly useful methodology in this scope as it can contribute to theory construction about the experiences of inclusion in multiple contexts, enhancing the empowering character of models and theories aimed at audiences at greater risk of exclusion. In this exploratory work, we intend to explore how grounded theory has been used in inclusive education research, identifying the main dimensions studied and methodological options adopted. Data collection was carried out in the Education Resources Information Center database, using the keywords “Grounded theory AND Inclusive education”, and 12 relevant articles were identified for analysis. There was some diversity of dimensions explored, namely related to policies, teachers’ professional identity and children and youth’ participation in different educational contexts. From a methodological point of view, the studies identified seem to use grounded theory with a greater focus on coding procedures. We conclude that there is a need and advantages for further improvement in the use of grounded theory for building theory in inclusive education.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Marisa2022-05-13T10:46:52Z2021-07-062021-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37539por2184-777010.36367/ntqr.7.2021.396-402info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:43:00Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37539Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:34.784849Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
The use of Grounded theory in studies on inclusive education
title A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
spellingShingle A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
Carvalho, Marisa
Grounded theory
Educação inclusiva
Educação
Inclusive education
Education
title_short A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
title_full A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
title_fullStr A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
title_full_unstemmed A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
title_sort A utilização da grounded theory em estudos sobre educação inclusiva
author Carvalho, Marisa
author_facet Carvalho, Marisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Marisa
dc.subject.por.fl_str_mv Grounded theory
Educação inclusiva
Educação
Inclusive education
Education
topic Grounded theory
Educação inclusiva
Educação
Inclusive education
Education
description Nas últimas décadas, o debate acerca da educação inclusiva tem vindo a ganhar relevo do ponto de vista da investigação educacional. A grounded theory é uma metodologia particularmente útil neste âmbito na medida em que poderá contribuir para a construção de teoria acerca das experiências de inclusão em múltiplos contextos, potenciando o caráter empoderador de modelos e teorias dirigidas para públicos em maior risco de exclusão. Neste trabalho, de natureza exploratória, pretendemos explorar de que modo a grounded theory tem vindo a ser utilizada na investigação em educação inclusiva, identificando as principais dimensões estudadas e opções metodológicas adotadas. Foi realizada uma pesquisa na base de dados Education Resources Information Center, usando as palavras-chave “Grounded theory AND Inclusive education”, tendo sido identificados 12 artigos relevantes para análise. Verificou-se alguma diversidade nas dimensões identificadas, designamente relacionadas com as políticas, com a identidade profissional do professor e com a participação de crianças e jovens em diferentes contextos educativos. Do ponto de vista metodológico, os estudos identificados parecem usar a grounded theory com maior foco nos procedimentos de codificação. Conclui-se haver necessidade e vantagens de um maior aperfeiçoamento no uso da grounded theory no sentido da construção de teoria em educação inclusiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
2021-07-06T00:00:00Z
2022-05-13T10:46:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37539
url http://hdl.handle.net/10400.14/37539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2184-7770
10.36367/ntqr.7.2021.396-402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132028019408896