Benefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cóssio, Anelise do Pinho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Ana Paula da Silva, Rodriguez, Rita de Cássia Morem Cóssio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca
Texto Completo: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/5594
Resumo: RESUMO: a Intervenção Precoce (IP) na Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) é eficaz quando os profissionais realizam o apoio com base nas práticas centradas na família. Assim, o profissional tem como responsabilidade facilitar e disponibilizar recursos que promovam a participação e o reconhecimento das competências das famílias, para que estas possam alcançar benefícios efetivos resultantes da IP. O presente artigo teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis mães de crianças com PEA, de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1) analisar e compreender o nível de participação das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção) e 2) analisar e compreender os benefícios do apoio da IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande parte das entrevistadas sente-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação positiva com as profissionais. As famílias que participaram na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce identificaram não só os seus objetivos e preocupações, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais.
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O presente artigo teve como finalidade analisar e compreender os benefícios do apoio da IP para seis mães de crianças com PEA, de 3 a 6 anos, assim como o tipo de participação que estas mães consideram ter no processo de apoio da IP. Neste sentido, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: 1) analisar e compreender o nível de participação das mães nos diferentes momentos do processo de apoio (planificação e intervenção) e 2) analisar e compreender os benefícios do apoio da IP. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada e a técnica de análise de dados foi a análise de conteúdo. Os resultados globais deste estudo permitem-nos concluir que: todas as participantes consideraram obter benefícios da IP nas diversas áreas de desenvolvimento dos seus filhos. Grande parte das entrevistadas sente-se satisfeitas com os apoios, são informadas sobre seus direitos e possuem uma relação positiva com as profissionais. As famílias que participaram na elaboração do Plano Individual de Intervenção Precoce identificaram não só os seus objetivos e preocupações, como também participaram na implementação do Plano nos seus contextos naturais.Sem bolsaporRevista Brasileira de Educação EspecialEducação especialAutismoEstimulação precoceEspecial educationAutism spectrum disorderEarly interventionBenefícios e nível de participação na intervenção precoce: perspectivas de mães de crianças com perturbação do espetro do autismoBenefits and Level Of Participation in Early Intervention: Perspectives of Mothers of Children with Autism Spectrum Disorderinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFPel - Guaiacainstname:Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)instacron:UFPELTEXTBenefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce - Perspectivas.pdf.txtBenefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce - Perspectivas.pdf.txtExtracted texttext/plain41707http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5594/6/Benef%c3%adcios%20e%20N%c3%advel%20de%20Participa%c3%a7%c3%a3o%20na%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20Precoce%20-%20Perspectivas.pdf.txt7bbf1f7944b3cd82872b20674f6aa25bMD56open accessTHUMBNAILBenefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce - Perspectivas.pdf.jpgBenefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce - Perspectivas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1590http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5594/7/Benef%c3%adcios%20e%20N%c3%advel%20de%20Participa%c3%a7%c3%a3o%20na%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20Precoce%20-%20Perspectivas.pdf.jpg908fe5379cb586db9912220144104717MD57open accessORIGINALBenefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce - Perspectivas.pdfBenefícios e Nível de Participação na Intervenção Precoce - Perspectivas.pdfapplication/pdf562769http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5594/1/Benef%c3%adcios%20e%20N%c3%advel%20de%20Participa%c3%a7%c3%a3o%20na%20Interven%c3%a7%c3%a3o%20Precoce%20-%20Perspectivas.pdfc64eb3b2b240b673719079a8e63a3511MD51open accessCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5594/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52open accesslicense_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5594/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53open accesslicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5594/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-867http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/bitstream/prefix/5594/5/license.txtfbd6c74465857056e3ca572d7586661bMD55open accessprefix/55942023-07-13 04:50:07.754open accessoai:guaiaca.ufpel.edu.br:prefix/5594VG9kb3Mgb3MgaXRlbnMgZGVzc2EgY29tdW5pZGFkZSBzZWd1ZW0gYSBsaWNlbsOnYSBDcmVhdGl2ZSBDb21tb25zLg==Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufpel.edu.br/oai/requestrippel@ufpel.edu.br || repositorio@ufpel.edu.br || aline.batista@ufpel.edu.bropendoar:2023-07-13T07:50:07Repositório Institucional da UFPel - Guaiaca - Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)false
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