O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/32653 |
Resumo: | O relatório que a seguir se apresenta tem com objetivo fazer uma reflexão sobre o estágio pedagógico e as atividades realizadas tanto em Português Língua Materna como em Espanhol Língua Estrangeira. Neste âmbito, apresentamos um enquadramento teórico-prático sobre o uso do texto literário para aprender/adquirir conteúdos gramaticais. Na primeira parte, apresenta-se a caracterização do contexto educativo da escola na qual decorreu o estágio pedagógico, a caracterização das turmas e uma reflexão sobre o decorrer das aulas lecionadas. Na segunda parte, defende-se que o texto literário é um modelo exemplar de utilização da língua e que deve ser utilizando tanto na aula de língua materna, como na aula de língua estrangeira. Este deve ser apreciado como uma forma de o aluno adquirir vários conhecimentos, entre os quais, conhecimentos linguísticos que lhe permitam comunicar de forma exemplar com outros membros da sociedade. |
id |
RCAP_9b32b2acbfdaafb53b1af8c74f0c1e80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/32653 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua EstrangeiraThe literary (pre)text for the approach of grammatical content in classes of Portuguese Mother Tongue and of Spanish Foreign LanguageTexto LiterárioGramáticaPortuguês Língua MaternaEspanhol Língua EstrangeiraEnsino/AprendizagemO relatório que a seguir se apresenta tem com objetivo fazer uma reflexão sobre o estágio pedagógico e as atividades realizadas tanto em Português Língua Materna como em Espanhol Língua Estrangeira. Neste âmbito, apresentamos um enquadramento teórico-prático sobre o uso do texto literário para aprender/adquirir conteúdos gramaticais. Na primeira parte, apresenta-se a caracterização do contexto educativo da escola na qual decorreu o estágio pedagógico, a caracterização das turmas e uma reflexão sobre o decorrer das aulas lecionadas. Na segunda parte, defende-se que o texto literário é um modelo exemplar de utilização da língua e que deve ser utilizando tanto na aula de língua materna, como na aula de língua estrangeira. Este deve ser apreciado como uma forma de o aluno adquirir vários conhecimentos, entre os quais, conhecimentos linguísticos que lhe permitam comunicar de forma exemplar com outros membros da sociedade.2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://hdl.handle.net/10316/32653http://hdl.handle.net/10316/32653porGouveia, Mafaldainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-09-15T09:50:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:44.039511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira The literary (pre)text for the approach of grammatical content in classes of Portuguese Mother Tongue and of Spanish Foreign Language |
title |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira |
spellingShingle |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira Gouveia, Mafalda Texto Literário Gramática Português Língua Materna Espanhol Língua Estrangeira Ensino/Aprendizagem |
title_short |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira |
title_full |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira |
title_fullStr |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira |
title_full_unstemmed |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira |
title_sort |
O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira |
author |
Gouveia, Mafalda |
author_facet |
Gouveia, Mafalda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gouveia, Mafalda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Texto Literário Gramática Português Língua Materna Espanhol Língua Estrangeira Ensino/Aprendizagem |
topic |
Texto Literário Gramática Português Língua Materna Espanhol Língua Estrangeira Ensino/Aprendizagem |
description |
O relatório que a seguir se apresenta tem com objetivo fazer uma reflexão sobre o estágio pedagógico e as atividades realizadas tanto em Português Língua Materna como em Espanhol Língua Estrangeira. Neste âmbito, apresentamos um enquadramento teórico-prático sobre o uso do texto literário para aprender/adquirir conteúdos gramaticais. Na primeira parte, apresenta-se a caracterização do contexto educativo da escola na qual decorreu o estágio pedagógico, a caracterização das turmas e uma reflexão sobre o decorrer das aulas lecionadas. Na segunda parte, defende-se que o texto literário é um modelo exemplar de utilização da língua e que deve ser utilizando tanto na aula de língua materna, como na aula de língua estrangeira. Este deve ser apreciado como uma forma de o aluno adquirir vários conhecimentos, entre os quais, conhecimentos linguísticos que lhe permitam comunicar de forma exemplar com outros membros da sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/32653 http://hdl.handle.net/10316/32653 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/32653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133697045168129 |