O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Mafalda
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32653
Resumo: O relatório que a seguir se apresenta tem com objetivo fazer uma reflexão sobre o estágio pedagógico e as atividades realizadas tanto em Português Língua Materna como em Espanhol Língua Estrangeira. Neste âmbito, apresentamos um enquadramento teórico-prático sobre o uso do texto literário para aprender/adquirir conteúdos gramaticais. Na primeira parte, apresenta-se a caracterização do contexto educativo da escola na qual decorreu o estágio pedagógico, a caracterização das turmas e uma reflexão sobre o decorrer das aulas lecionadas. Na segunda parte, defende-se que o texto literário é um modelo exemplar de utilização da língua e que deve ser utilizando tanto na aula de língua materna, como na aula de língua estrangeira. Este deve ser apreciado como uma forma de o aluno adquirir vários conhecimentos, entre os quais, conhecimentos linguísticos que lhe permitam comunicar de forma exemplar com outros membros da sociedade.
id RCAP_9b32b2acbfdaafb53b1af8c74f0c1e80
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua EstrangeiraThe literary (pre)text for the approach of grammatical content in classes of Portuguese Mother Tongue and of Spanish Foreign LanguageTexto LiterárioGramáticaPortuguês Língua MaternaEspanhol Língua EstrangeiraEnsino/AprendizagemO relatório que a seguir se apresenta tem com objetivo fazer uma reflexão sobre o estágio pedagógico e as atividades realizadas tanto em Português Língua Materna como em Espanhol Língua Estrangeira. Neste âmbito, apresentamos um enquadramento teórico-prático sobre o uso do texto literário para aprender/adquirir conteúdos gramaticais. Na primeira parte, apresenta-se a caracterização do contexto educativo da escola na qual decorreu o estágio pedagógico, a caracterização das turmas e uma reflexão sobre o decorrer das aulas lecionadas. Na segunda parte, defende-se que o texto literário é um modelo exemplar de utilização da língua e que deve ser utilizando tanto na aula de língua materna, como na aula de língua estrangeira. Este deve ser apreciado como uma forma de o aluno adquirir vários conhecimentos, entre os quais, conhecimentos linguísticos que lhe permitam comunicar de forma exemplar com outros membros da sociedade.2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reporthttp://hdl.handle.net/10316/32653http://hdl.handle.net/10316/32653porGouveia, Mafaldainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2021-09-15T09:50:54Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:42:44.039511Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
The literary (pre)text for the approach of grammatical content in classes of Portuguese Mother Tongue and of Spanish Foreign Language
title O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
spellingShingle O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
Gouveia, Mafalda
Texto Literário
Gramática
Português Língua Materna
Espanhol Língua Estrangeira
Ensino/Aprendizagem
title_short O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
title_full O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
title_fullStr O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
title_full_unstemmed O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
title_sort O (pre)texto literário para a abordagem de conteúdos gramaticais nas aulas de Português Língua Materna e de Espanhol Língua Estrangeira
author Gouveia, Mafalda
author_facet Gouveia, Mafalda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Mafalda
dc.subject.por.fl_str_mv Texto Literário
Gramática
Português Língua Materna
Espanhol Língua Estrangeira
Ensino/Aprendizagem
topic Texto Literário
Gramática
Português Língua Materna
Espanhol Língua Estrangeira
Ensino/Aprendizagem
description O relatório que a seguir se apresenta tem com objetivo fazer uma reflexão sobre o estágio pedagógico e as atividades realizadas tanto em Português Língua Materna como em Espanhol Língua Estrangeira. Neste âmbito, apresentamos um enquadramento teórico-prático sobre o uso do texto literário para aprender/adquirir conteúdos gramaticais. Na primeira parte, apresenta-se a caracterização do contexto educativo da escola na qual decorreu o estágio pedagógico, a caracterização das turmas e uma reflexão sobre o decorrer das aulas lecionadas. Na segunda parte, defende-se que o texto literário é um modelo exemplar de utilização da língua e que deve ser utilizando tanto na aula de língua materna, como na aula de língua estrangeira. Este deve ser apreciado como uma forma de o aluno adquirir vários conhecimentos, entre os quais, conhecimentos linguísticos que lhe permitam comunicar de forma exemplar com outros membros da sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32653
http://hdl.handle.net/10316/32653
url http://hdl.handle.net/10316/32653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133697045168129