Análise Contrastiva de Textos Literários Clássicos no Ensino /Aprendizagem de Português LM e Espanhol LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Paula Lopes Miranda de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2385
Resumo: Analisando a realidade educativa atual, verifica-se que perdura a pertinente tendência em querer separar o ensino de uma língua do ensino da literatura já que lamentavelmente para a grande parte dos alunos, o vocábulo “Literatura” é sinónimo de esforço, dificuldade e desmotivação e muitos dos docentes corroboram essa ideia. Esta conotação negativa atribuída, unida ao facto que muitos dos manuais escolares direcionados para este tipo de aprendizagens não estão devidamente apetrechados com atividades motivadoras, capazes de ajudar os aprendentes a alimentar o gosto por esta arte, faz com que nem dela queiram ouvir falar. Em linhas gerais, pode dizer-se que o uso da literatura dentro dos padrões educativos na contemporaneidade é um processo laborioso, quanto menos ingrato para os seus protagonistas. Todavia, e apesar deste panorama se apresentar como um canal difícil de ultrapassar e de escassas soluções, deve-se reconhecer que os textos literários pelo carácter universal da sua aplicação e pela natureza da informação que os seus resultados proporcionam, constituem um instrumento de diagnóstico inigualável para as escolas para os professores e para os alunos. Os textos literários e nomeadamente os textos clássicos, possuem um grande potencial didático capaz de sobrevalorizar a formação linguística e cultural do aluno uma vez que a literatura proporciona uma reflexão única sobre uma língua. Face ao exposto, urge por isso recuperar o papel deste recurso pedagógico, idealizando atividades letivas motivadoras, que ao serem reais e objetivas impulsionem os alunos a respeitar e amar esse património carregado de história, cultura, ensinamentos e arte. Neste sentido, este trabalho de investigação constitui assim uma aproximação à dinâmica de algumas estratégias didáticas capazes de desvincular essa ideia nefasta, e independentemente da língua em estudo, materna ou estrangeira, tentam ajudar o aluno a familiarizar-se com diferentes tipologias textuais, sobre os quais devem ser extraídas as características didáticas fundamentais, que facilitem e proporcionem uma aprendizagem eficaz.
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Em linhas gerais, pode dizer-se que o uso da literatura dentro dos padrões educativos na contemporaneidade é um processo laborioso, quanto menos ingrato para os seus protagonistas. Todavia, e apesar deste panorama se apresentar como um canal difícil de ultrapassar e de escassas soluções, deve-se reconhecer que os textos literários pelo carácter universal da sua aplicação e pela natureza da informação que os seus resultados proporcionam, constituem um instrumento de diagnóstico inigualável para as escolas para os professores e para os alunos. Os textos literários e nomeadamente os textos clássicos, possuem um grande potencial didático capaz de sobrevalorizar a formação linguística e cultural do aluno uma vez que a literatura proporciona uma reflexão única sobre uma língua. Face ao exposto, urge por isso recuperar o papel deste recurso pedagógico, idealizando atividades letivas motivadoras, que ao serem reais e objetivas impulsionem os alunos a respeitar e amar esse património carregado de história, cultura, ensinamentos e arte. Neste sentido, este trabalho de investigação constitui assim uma aproximação à dinâmica de algumas estratégias didáticas capazes de desvincular essa ideia nefasta, e independentemente da língua em estudo, materna ou estrangeira, tentam ajudar o aluno a familiarizar-se com diferentes tipologias textuais, sobre os quais devem ser extraídas as características didáticas fundamentais, que facilitem e proporcionem uma aprendizagem eficaz.Analizando la realidad educativa actual, se verifica que perdura la pertinente tendencia en querer separar la enseñanza de una lengua de la enseñanza de la literatura, ya que lamentablemente para la gran parte de los alumnos el vocablo “Literatura” es sinónimo de esfuerzo, dificultad y desmotivación, y muchos de los docentes corroboran esa idea. Esta aportación negativa atribuida, unida al hecho de que muchos de los manuales escolares direccionados para este tipo de aprendizajes no están debidamente imbuidos con actividades motivadoras, capaces de ayudar a los discentes a alimentar el gusto por este arte, hace que no quieran oír hablar de ella. En líneas generales, puede decirse que el uso de la literatura dentro de los patrones educativos, hoy por hoy es un proceso laborioso bastante ingrato para sus protagonistas. Sin embargo, y a pesar de este panorama, se presenta como un canal difícil de traspasar y de escasas soluciones se debe reconocer, que los textos literarios por el carácter universal de su aplicación y por la naturaleza de la información que sus resultados proporcionan, constituyen un instrumento de diagnóstico inigualable para las escuelas, para los profesores y para los alumnos. Los textos literarios, y expresamente los textos clásicos, poseen un gran potencial didáctico capaz de sobrevalorar la formación lingüística y cultural del alumno, una vez que la literatura proporciona una reflexión única sobre una lengua. Frente a lo expuesto, urge por eso, recuperar el papel de este recurso pedagógico, ideando actividades lectivas motivadoras que al ser reales y objetivas impulsen a los alumnos a respetar y amar ese patrimonio cargado de historia, cultura, enseñanzas y arte. En este sentido, este trabajo de investigación constituye una aproximación a la dinámica de algunas estrategias didácticas que son capaces de desvincular esa idea nefasta e independientemente de la lengua a aprender, materna o extranjera, intentan ayudar al alumno a familiarizarse con diferentes tipologías textuales, sobre las cuales deben ser extraídas las características didácticas fundamentales, que faciliten y proporcionen un aprendizaje eficaz.2013-05-10T15:37:39Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2385porMorais, Ana Paula Lopes Miranda deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:42:03Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:03.735122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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