Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3034 |
Resumo: | No contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe – gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem. Palavras-chave Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativa |
id |
RCAP_9b33a63f6983e0e3da1953bc512aabb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3034 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em criseL’APPRENTISSAGE DE LA PHYSIQUE ET LA MASCULINITÉ RACCORDÉS DANS UNE ÉDUCATION EN CRISEImbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em criseArtigosNo contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe – gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem. Palavras-chave Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativaIn a context of boys’ education crisis, we aimed to characterize latent aspects of masculinity that bring out implications to individual and collective learning in Secondary School. The methodological design has an ethnographic inspiration: Physics classes of first year students were observed for an academic year in Brazil. A microanalysis of a thematic unit was conducted, focusing boys’ main interactions. Three classes are presented in detail – video and audio recorded. Some masculinity manifestations were predominant between boys in classroom activities that were challenging, that were competitive and others, in which rules had to be observed. Results suggest the kind of circumstances in which such masculinities might be manifested, jeopardizing the development of classroom activities and learning groups’ dynamics. Keywords Masculinity representations; Physics education; Investigation activitiesDans le contexte de la dite crise de l’éducation masculine, nous avons tenté de caractériser les aspects latents de la masculinité ayant des implications pour l’apprentissage individuel et collectif dans l’enseignement secondaire. L’inspiration de la méthodologie est d’ordre ethnographique: des cours de Physique dans une classe de la première série de l’enseignement secondaire au Brésil (équivalent à la seconde au lycée) ont été accompagnés pendant une année. Une micro- analyse d’une unité thématique a été réalisée portant sur les interactions prédominantes entre les garçons. Trois cours, enregistrés et filmés sur vidéo, sont présentés en détail. Certaines manifestations de la masculinité ont prédominé parmi les jeunes gens en situation de défi, situation de compétition ou d’autres situations, encore dont les règles ont dû être observées. Les résultats indiquent dans quelles circonstances ces manifestations de la masculinité portent préjudice au développement des activités en salle de classe et au bon fonctionnement de l’ensemble du groupe d’apprenants. Mots-clé Représentations de la masculinité; Enseignement de la Physique; Activité investigatriceInstituto de Educação - Universidade do Minho2011-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3034por2183-04520871-9187Julio, Josimeire MenesesVaz, Arnaldo de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:28.612536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise L’APPRENTISSAGE DE LA PHYSIQUE ET LA MASCULINITÉ RACCORDÉS DANS UNE ÉDUCATION EN CRISE Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise |
title |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise |
spellingShingle |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise Julio, Josimeire Meneses Artigos |
title_short |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise |
title_full |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise |
title_fullStr |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise |
title_full_unstemmed |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise |
title_sort |
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise |
author |
Julio, Josimeire Meneses |
author_facet |
Julio, Josimeire Meneses Vaz, Arnaldo de Moura |
author_role |
author |
author2 |
Vaz, Arnaldo de Moura |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Julio, Josimeire Meneses Vaz, Arnaldo de Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
No contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe – gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem. Palavras-chave Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativa |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.3034 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.3034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130219712348160 |