Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Julio, Josimeire Meneses
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Vaz, Arnaldo de Moura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3034
Resumo: No contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe – gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem. Palavras-chave Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativa
id RCAP_9b33a63f6983e0e3da1953bc512aabb3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3034
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em criseL’APPRENTISSAGE DE LA PHYSIQUE ET LA MASCULINITÉ RACCORDÉS DANS UNE ÉDUCATION EN CRISEImbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em criseArtigosNo contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe – gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem. Palavras-chave Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativaIn a context of boys’ education crisis, we aimed to characterize latent aspects of masculinity that bring out implications to individual and collective learning in Secondary School. The methodological design has an ethnographic inspiration: Physics classes of first year students were observed for an academic year in Brazil. A microanalysis of a thematic unit was conducted, focusing boys’ main interactions. Three classes are presented in detail – video and audio recorded. Some masculinity manifestations were predominant between boys in classroom activities that were challenging, that were competitive and others, in which rules had to be observed. Results suggest the kind of circumstances in which such masculinities might be manifested, jeopardizing the development of classroom activities and learning groups’ dynamics. Keywords Masculinity representations; Physics education; Investigation activitiesDans le contexte de la dite crise de l’éducation masculine, nous avons tenté de caractériser les aspects latents de la masculinité ayant des implications pour l’apprentissage individuel et collectif dans l’enseignement secondaire. L’inspiration de la méthodologie est d’ordre ethnographique: des cours de Physique dans une classe de la première série de l’enseignement secondaire au Brésil (équivalent à la seconde au lycée) ont été accompagnés pendant une année. Une micro- analyse d’une unité thématique a été réalisée portant sur les interactions prédominantes entre les garçons. Trois cours, enregistrés et filmés sur vidéo, sont présentés en détail. Certaines manifestations de la masculinité ont prédominé parmi les jeunes gens en situation de défi, situation de compétition ou d’autres situations, encore dont les règles ont dû être observées. Les résultats indiquent dans quelles circonstances ces manifestations de la masculinité portent préjudice au développement des activités en salle de classe et au bon fonctionnement de l’ensemble du groupe d’apprenants. Mots-clé Représentations de la masculinité; Enseignement de la Physique; Activité investigatriceInstituto de Educação - Universidade do Minho2011-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3034por2183-04520871-9187Julio, Josimeire MenesesVaz, Arnaldo de Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3034Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:28.612536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
L’APPRENTISSAGE DE LA PHYSIQUE ET LA MASCULINITÉ RACCORDÉS DANS UNE ÉDUCATION EN CRISE
Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
title Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
spellingShingle Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
Julio, Josimeire Meneses
Artigos
title_short Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
title_full Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
title_fullStr Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
title_full_unstemmed Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
title_sort Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise
author Julio, Josimeire Meneses
author_facet Julio, Josimeire Meneses
Vaz, Arnaldo de Moura
author_role author
author2 Vaz, Arnaldo de Moura
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Julio, Josimeire Meneses
Vaz, Arnaldo de Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description No contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe – gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem. Palavras-chave Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativa
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3034
url https://doi.org/10.21814/rpe.3034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219712348160