Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9768 |
Resumo: | O presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde expus detalhadamente o decorrer do ano letivo de 2018/2019 no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. Neste estágio, que foi monitorizado pelo professor José Pires, sobre a supervisão do professor Luís Vaz, foi me atribuída a turma B do 11º ano composta inicialmente por 29 alunos. Ao longo do presente relatório serão abordados todos os passos realizados para preparar o ano letivo de forma apropriada. Este trabalho será dividido em três partes, na primeira faço uma referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com o enquadramento institucional, a terceira consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas nele desenvolvido e em quarto as atividades que participei, organizadas pela escola. Ao longo deste ano, foi-me permitido lidar com o quotidiano desta profissão que optei, permitindo assim aplicar todos os conhecimentos teóricopráticos que fui adquirindo ao longo dos anos, sendo que desenvolvi novos conhecimentos e estratégias com o enfrentar de dificuldades que só a prática nos fornece. O objetivo deste trabalho é transmitir todos os passos que fui dando ao longo do ano letivo, falando sobre as dificuldades que surgiram, visto que foi através delas que melhorei a minha forma de estar perante o estágio. Este relatório é um reflexo do trabalho que realizei ao longo do estágio pedagógico, onde podemos constatar, que este é um momento muito importante na nossa formação como docentes, pois permite colocar em prática todo o conhecimento adquirido e ainda obter novas estratégias que só o contacto com os alunos permite adquirir. A Prática de Ensino Supervisionada tem um papel fundamental para o desenvolvimento do estagiário, no início surgiram bastantes dificuldades o que levou a alguma ansiedade, no entanto com o passar do tempo e com a ajuda de todos os intervenientes todas as dificuldades foram sendo superadas permitindo uma enorme evolução como professor, assim sendo todas as expetativas foram superadas tirando um balanço muito positivo em relação ao estágio uma vez que todas as propostas foram cumpridas. |
id |
RCAP_9b36d18f019d69d35319b73869929174 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9768 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEducação FísicaEnsinoO presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde expus detalhadamente o decorrer do ano letivo de 2018/2019 no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. Neste estágio, que foi monitorizado pelo professor José Pires, sobre a supervisão do professor Luís Vaz, foi me atribuída a turma B do 11º ano composta inicialmente por 29 alunos. Ao longo do presente relatório serão abordados todos os passos realizados para preparar o ano letivo de forma apropriada. Este trabalho será dividido em três partes, na primeira faço uma referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com o enquadramento institucional, a terceira consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas nele desenvolvido e em quarto as atividades que participei, organizadas pela escola. Ao longo deste ano, foi-me permitido lidar com o quotidiano desta profissão que optei, permitindo assim aplicar todos os conhecimentos teóricopráticos que fui adquirindo ao longo dos anos, sendo que desenvolvi novos conhecimentos e estratégias com o enfrentar de dificuldades que só a prática nos fornece. O objetivo deste trabalho é transmitir todos os passos que fui dando ao longo do ano letivo, falando sobre as dificuldades que surgiram, visto que foi através delas que melhorei a minha forma de estar perante o estágio. Este relatório é um reflexo do trabalho que realizei ao longo do estágio pedagógico, onde podemos constatar, que este é um momento muito importante na nossa formação como docentes, pois permite colocar em prática todo o conhecimento adquirido e ainda obter novas estratégias que só o contacto com os alunos permite adquirir. A Prática de Ensino Supervisionada tem um papel fundamental para o desenvolvimento do estagiário, no início surgiram bastantes dificuldades o que levou a alguma ansiedade, no entanto com o passar do tempo e com a ajuda de todos os intervenientes todas as dificuldades foram sendo superadas permitindo uma enorme evolução como professor, assim sendo todas as expetativas foram superadas tirando um balanço muito positivo em relação ao estágio uma vez que todas as propostas foram cumpridas.The present document refers to the internship report, where I detailed exposed the 2018/2019 school year in the Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. At the internship, that was monotired by the teacher José Pires, under the supervision of the teacher Luís Vaz, it was attributed to me the 11th year class composed by 29 students. During the present report it will be approached all the steps realized to prepare the school year properly. This work will be separated in three parts, in the first I do a reference to my personal framework, the second part it’s related to my institutional framework, the third it’s based in the pedagogical report where I describe the developed shores, and four activities that I participated, organized by the school. During this last year, it was allowed to me dealing with the day-by-day of this profession that I opted to follow, allowing applying my teorical-pratical knowledge that I obtained during the years, being that I developed new knowledge and strategies facing the difficulties that only pratical gives us. The goal of this work it’s to share my steps that I gave during the school year, talking about the difficulties that appeared, since through them I upgraded my form of being during the internship. This report it’s a reflex of the work that I realized during the pedagogical internship, where we can note, that’s a very important moment I our formation as a teacher, because it allow us to practice our acquired knowledge, and obtain new strategies that only the contact with students allows us to gain. The practice of Supervised Teaching, has a fundamental paper to the intern development, at the beginning there were a lot of difficulties which led to some anxiety, however, with the passage of time and with the help of all stakeholders, all difficulties were overcome allowing a huge evolution as a teacher, so all expectations were overcome taking a very positive balance in relation to the internship since all proposals have been fulfilled.2020-04-07T15:34:32Z2020-01-10T00:00:00Z2020-01-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9768porTeixeira, Tiago do Paçoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:35:31Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:10.945143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Teixeira, Tiago do Paço Educação Física Ensino |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Teixeira, Tiago do Paço |
author_facet |
Teixeira, Tiago do Paço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Tiago do Paço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Ensino |
topic |
Educação Física Ensino |
description |
O presente documento refere-se ao relatório de estágio, onde expus detalhadamente o decorrer do ano letivo de 2018/2019 no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus. Neste estágio, que foi monitorizado pelo professor José Pires, sobre a supervisão do professor Luís Vaz, foi me atribuída a turma B do 11º ano composta inicialmente por 29 alunos. Ao longo do presente relatório serão abordados todos os passos realizados para preparar o ano letivo de forma apropriada. Este trabalho será dividido em três partes, na primeira faço uma referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com o enquadramento institucional, a terceira consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas nele desenvolvido e em quarto as atividades que participei, organizadas pela escola. Ao longo deste ano, foi-me permitido lidar com o quotidiano desta profissão que optei, permitindo assim aplicar todos os conhecimentos teóricopráticos que fui adquirindo ao longo dos anos, sendo que desenvolvi novos conhecimentos e estratégias com o enfrentar de dificuldades que só a prática nos fornece. O objetivo deste trabalho é transmitir todos os passos que fui dando ao longo do ano letivo, falando sobre as dificuldades que surgiram, visto que foi através delas que melhorei a minha forma de estar perante o estágio. Este relatório é um reflexo do trabalho que realizei ao longo do estágio pedagógico, onde podemos constatar, que este é um momento muito importante na nossa formação como docentes, pois permite colocar em prática todo o conhecimento adquirido e ainda obter novas estratégias que só o contacto com os alunos permite adquirir. A Prática de Ensino Supervisionada tem um papel fundamental para o desenvolvimento do estagiário, no início surgiram bastantes dificuldades o que levou a alguma ansiedade, no entanto com o passar do tempo e com a ajuda de todos os intervenientes todas as dificuldades foram sendo superadas permitindo uma enorme evolução como professor, assim sendo todas as expetativas foram superadas tirando um balanço muito positivo em relação ao estágio uma vez que todas as propostas foram cumpridas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07T15:34:32Z 2020-01-10T00:00:00Z 2020-01-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9768 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9768 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137096040972288 |