Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Major, Sofia de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Seabra-Santos, Maria João, Gaspar, Maria Filomena, Pimentel, Mariana, Azevedo, Andreia F., Homem, Tatiana C., Baptista, Elsa Marisa Vaz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/105807
https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16283.04
Resumo: Este estudo teve como objetivo apresentar a versão portuguesa do Teacher-Pupil Observation Tool (T-POT), no que diz respeito ao acordo e fidedignidade entre observadores e às categorias de comportamentos observadas nos professores na sua utilização em contexto pré-escolar. Três observadores receberam treinamento na cotação de 11 categorias de comportamentos do professor do T-POT. Posteriormente, 65 professoras de jardim de infância foram observadas durante 25 minutos, numa situação de interação nas suas salas com um pequeno grupo de crianças. Obteve-se uma média de acordo entre observadores de 74% nas sessões de treinamento e coeficientes de correlação intraclasse de 0,90-0,99. Os resultados indicam que as categorias do T-POT mais utilizadas pelas professoras nas suas interações com as crianças são questões, confirmações e ordens. A discussão salienta as implicações para a prática e a pesquisa da utilização de medidas de observação na avaliação da interação professor-aluno nas salas de jardim de infância.
id RCAP_9b3e08aef2b9c5fbce3db1e2d4fd85f5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/105807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Toolobservaçãointeração professor-alunopré-escolaresfidedignidadeobservationteacher-student interactionpreschool childrenreliabilityobservacióninteracción profesor-alumnpreescolaresconfiabilidadEste estudo teve como objetivo apresentar a versão portuguesa do Teacher-Pupil Observation Tool (T-POT), no que diz respeito ao acordo e fidedignidade entre observadores e às categorias de comportamentos observadas nos professores na sua utilização em contexto pré-escolar. Três observadores receberam treinamento na cotação de 11 categorias de comportamentos do professor do T-POT. Posteriormente, 65 professoras de jardim de infância foram observadas durante 25 minutos, numa situação de interação nas suas salas com um pequeno grupo de crianças. Obteve-se uma média de acordo entre observadores de 74% nas sessões de treinamento e coeficientes de correlação intraclasse de 0,90-0,99. Os resultados indicam que as categorias do T-POT mais utilizadas pelas professoras nas suas interações com as crianças são questões, confirmações e ordens. A discussão salienta as implicações para a prática e a pesquisa da utilização de medidas de observação na avaliação da interação professor-aluno nas salas de jardim de infância.The purpose of this study was to present the Portuguese version of the Teacher-Pupil Observation Tool (T-POT), in terms of agreement and reliability among observers and the categories of behaviors observed in teachers when used in preschool setting. Three observers were trained in scoring 11 T-POT teacher’s behavior categories. Subsequently, 65 preschool teachers were observed with T-POT during 25 minutes, while interacting in their classrooms with a small group of children. A mean of 74% of agreement was reached between observers for the training sessions and intraclass correlation coefficients of 0,90-0,99. The results indicate that the T-POT categories most used by teachers in their interactions with children are questions, acknowledgments and commands. The discussion highlights the implications for practice and research on the use of observation measures in the assessment of teacherstudent interaction in preschool classrooms.Este estudio tuvo como objetivo presentar la versión portuguesa del Teacher-Pupil Observation Tool (T-POT), en lo que se refiere al acuerdo y la confiabilidad entre observadores y, por otro lado, las categorías de comportamiento observadas en los profesores en la utilización del test en el contexto preescolar. Tres observadores recibieron entrenamiento en la cotización de 11 categorías de comportamiento del profesor del T-POT. Posteriormente, 65 profesoras de la educación infantil fueron observadas utilizando el T-POT durante 25 minutos, en una situación de interacción en sus aulas con un pequeño grupo de niños. Se obtuvo un acuerdo medio del 74% entre observadores en las sesiones de entrenamiento y coeficientes de correlación intraclase de 0,90-0,99. Los resultados indican que las categorías del T-POT más utilizadas por las profesoras en sus interacciones con los niños son cuestiones, confirmaciones y órdenes. La discusión destaca las implicaciones para la práctica y la investigación de la utilización de medidas de observación en la evaluación de la interacción profesoralumno en la educación infantil.Instituto Brasileiro de Avaliacao Psicologica2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/105807http://hdl.handle.net/10316/105807https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16283.04por21753431Major, Sofia de OliveiraSeabra-Santos, Maria JoãoGaspar, Maria FilomenaPimentel, MarianaAzevedo, Andreia F.Homem, Tatiana C.Baptista, Elsa Marisa Vazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-08T21:31:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/105807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:22:18.491943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool
title Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool
spellingShingle Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool
Major, Sofia de Oliveira
observação
interação professor-aluno
pré-escolares
fidedignidade
observation
teacher-student interaction
preschool children
reliability
observación
interacción profesor-alumn
preescolares
confiabilidad
title_short Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool
title_full Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool
title_fullStr Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool
title_full_unstemmed Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool
title_sort Observação da interação professor-aluno no jardim de infância: O Teacher-Pupil Observation Tool
author Major, Sofia de Oliveira
author_facet Major, Sofia de Oliveira
Seabra-Santos, Maria João
Gaspar, Maria Filomena
Pimentel, Mariana
Azevedo, Andreia F.
Homem, Tatiana C.
Baptista, Elsa Marisa Vaz
author_role author
author2 Seabra-Santos, Maria João
Gaspar, Maria Filomena
Pimentel, Mariana
Azevedo, Andreia F.
Homem, Tatiana C.
Baptista, Elsa Marisa Vaz
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Major, Sofia de Oliveira
Seabra-Santos, Maria João
Gaspar, Maria Filomena
Pimentel, Mariana
Azevedo, Andreia F.
Homem, Tatiana C.
Baptista, Elsa Marisa Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv observação
interação professor-aluno
pré-escolares
fidedignidade
observation
teacher-student interaction
preschool children
reliability
observación
interacción profesor-alumn
preescolares
confiabilidad
topic observação
interação professor-aluno
pré-escolares
fidedignidade
observation
teacher-student interaction
preschool children
reliability
observación
interacción profesor-alumn
preescolares
confiabilidad
description Este estudo teve como objetivo apresentar a versão portuguesa do Teacher-Pupil Observation Tool (T-POT), no que diz respeito ao acordo e fidedignidade entre observadores e às categorias de comportamentos observadas nos professores na sua utilização em contexto pré-escolar. Três observadores receberam treinamento na cotação de 11 categorias de comportamentos do professor do T-POT. Posteriormente, 65 professoras de jardim de infância foram observadas durante 25 minutos, numa situação de interação nas suas salas com um pequeno grupo de crianças. Obteve-se uma média de acordo entre observadores de 74% nas sessões de treinamento e coeficientes de correlação intraclasse de 0,90-0,99. Os resultados indicam que as categorias do T-POT mais utilizadas pelas professoras nas suas interações com as crianças são questões, confirmações e ordens. A discussão salienta as implicações para a prática e a pesquisa da utilização de medidas de observação na avaliação da interação professor-aluno nas salas de jardim de infância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/105807
http://hdl.handle.net/10316/105807
https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16283.04
url http://hdl.handle.net/10316/105807
https://doi.org/10.15689/ap.2019.1802.16283.04
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 21753431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliacao Psicologica
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Avaliacao Psicologica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134112756269056