Perceções de carreira e de sucesso em função do género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tocalino, Renata Leone Pio Galveia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10546
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
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spelling Perceções de carreira e de sucesso em função do géneroSucesso profissionalGénero - carreiras profissionaisCrenças de carreiraTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013A presente investigação visa explorar o efeito do fator género no desenvolvimento da carreira das mulheres e dos homens, analisando a distribuição das formações e das profissões, as perceções de género e de sucesso profissional, os modelos, as crenças de autoeficácia, as motivações no trabalho e as experiências profissionais significativas. A fundamentação teórica recorreu à teoria da circunscrição e do compromisso de L. Gottfredson, à teoria sociocognitiva da carreira de Lent, Brown e Hackett e à perspetiva motivacional das âncoras de carreira de Shein. Como estratégia metodológica usou-se a entrevista semi-estruturada numa amostra de 25 participantes, (52% eram mulheres e 48% homens) e os dados foram analisados através de análise de conteúdo. No conjunto dos dados, conclui-se que a maioria dos entrevistados distribui-se por formações e atividades profissionais associadas aos estereótipos de género, mais nos homens do que nas mulheres, e que os estereótipos de género interferem nas perceções das dinâmicas laborais. A maioria dos participantes que considera a sua autoeficácia enquanto aluno alta ou muito alta optou por cursos do tipo empreendedor, os quais tendem a favorecer posições de liderança. Relativamente aos modelos de carreira, os homens mencionam mais figuras-modelo como mentores, professores ou chefias do que as mulheres, que reconhecem mais as influências de persuasão do que os homens. Quanto aos ambientes profissionais, a maioria dos participantes classifica os contextos predominantemente femininos como competitivos, contrariamente aos contextos predominantemente masculinos, que apreciados maioritariamente como cooperativos. Relativamente às perceções de sucesso, as mulheres referem mais critérios objetivos do que os homens. No que se refere às experiências significativas na carreira, a ocorrência de incidentes críticos é relatada nos indivíduos em cargos com autonomia para deliberar, planear e avaliar, mas não nos casos de participantes em cargos sob o controlo de outrém. A conjuntura atual de crise e as reações de alguns participantes sugerem que seja interessante analisar futuramente as diferenças de géneros e crenças face a situações de crise laboral (e.g., desemprego). Também poderá ser interessante recorrer a outro tipo de instrumentos que permitam conjugar outras variáveis pertinentes, nomeadamente traços de personalidade, valores, satisfação profissional e bem-estar.This research aims to explore the effect of gender on career development of women and men, analyzing the distribution of backgrounds and professions, the perceptions of gender and professional success, the models, the self-efficacy beliefs, the motivations at work and significant professional experience. The theoretical fundamentation resorted from the theory of circumscription and compromise of L. Gottfredson, the socio-cognitive career theory of Lent, Brown and Hackett and motivational perspective of Schein about career anchors. The methodological strategy applied was a semi-structured interview to a sample of 25 participants, in which 52% are women and 48% men and the data were analyzed using thematic content analysis. In the data set, it appears that the majority of respondents split into training and professional activities related to gender stereotypes, more in men than in women, and that gender stereotypes are a factor that interferes with perceptions of dynamics labor. Most participants who considered their self-efficacy as high or very high student chose the entrepreneurial type courses, which tend to favor leadership positions. With regard to career models, men mention more figures model as mentors, teachers or bosses than women, who recognize the influences of persuasion more than men. As for professional environments, the majority of participants ranked professional contexts predominantly female as competitive, unlike the predominantly male environments, which tend to be appreciated as a cooperative. About the perceptions of success, women report more objective criteria than men. With regard to significant experiences in his career, the occurrence of critical incidents is reported in individuals in positions with autonomy to decide, plan and evaluate, but not in the case of participants with positions under the control of others. The current crisis and the reactions of some participants suggest it is interesting to analyze in the future gender differences and beliefs to situations of labor crisis (e.g., unemployment). It may also be interesting to combine the contents of this research to other types of tools to combine other relevant variables, including personality traits, values, job satisfaction and well-being.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaTocalino, Renata Leone Pio Galveia2014-02-14T11:49:03Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10546TID:201028654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:32.552507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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