O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Geraldo Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14307
Resumo: A presente investigação-ação procura compreender, através de um estudo de caso único, e na senda do sociointeracionismo de Vigotsky e da prática da escrita socialmente finalizada, os processos mobilizados por alunos do 9º ano de escolaridade para produzir em colaboração uma narrativa em língua espanhola (ELE) com o recurso a uma wiki. A esse fim, foi concebido e implementado um projeto de investigação-ação em que se pretendeu analisar, por meio de metodologias e de instrumentos diversificados de recolha e de análise de dados, o desenvolvimento de competências de escrita em alunos de uma turma do 9º ano de escolaridade, organizados em pares ou grupos de três, através do tipo de operações e de modificações linguístico-textuais efetuadas pelo par objeto de análise, assim como através do tipo de interações estabelecido no interior do par para regular o processo de escrita nas suas vertentes de planificação, textualização e revisão de texto. A finalidade investigativa do presente estudo inclui assim o objetivo didático-pedagógico de fomentar o trabalho e o espírito colaborativos na escrita em ELE em contextos educacionais, procurando perceber, ao mesmo tempo, se a prática da escrita colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem, utilizando o potencial da wiki, contribui não só para melhorar as competências de escrita em língua estrangeira, mas se também promove o desenvolvimento de competências sociais, através do uso autónomo e interativo de uma wiki para realizar os processos complexos que envolvem a escrita. Foi ainda um dos objetivos deste estudo procurar compreender a relevância da função epistémica da escrita através do tipo de reflexão realizado em interação pelo par na construção da textualidade.
id RCAP_9b4528242f519bcf2424ffe855fdab12
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/14307
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEBEnsino de uma segunda línguaLíngua espanholaEnsino básico 3º cicloEscrita colaborativaTecnologias da informaçãoRecursos na InternetEstratégias da aprendizagemAprendizagem cooperativaWikiA presente investigação-ação procura compreender, através de um estudo de caso único, e na senda do sociointeracionismo de Vigotsky e da prática da escrita socialmente finalizada, os processos mobilizados por alunos do 9º ano de escolaridade para produzir em colaboração uma narrativa em língua espanhola (ELE) com o recurso a uma wiki. A esse fim, foi concebido e implementado um projeto de investigação-ação em que se pretendeu analisar, por meio de metodologias e de instrumentos diversificados de recolha e de análise de dados, o desenvolvimento de competências de escrita em alunos de uma turma do 9º ano de escolaridade, organizados em pares ou grupos de três, através do tipo de operações e de modificações linguístico-textuais efetuadas pelo par objeto de análise, assim como através do tipo de interações estabelecido no interior do par para regular o processo de escrita nas suas vertentes de planificação, textualização e revisão de texto. A finalidade investigativa do presente estudo inclui assim o objetivo didático-pedagógico de fomentar o trabalho e o espírito colaborativos na escrita em ELE em contextos educacionais, procurando perceber, ao mesmo tempo, se a prática da escrita colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem, utilizando o potencial da wiki, contribui não só para melhorar as competências de escrita em língua estrangeira, mas se também promove o desenvolvimento de competências sociais, através do uso autónomo e interativo de uma wiki para realizar os processos complexos que envolvem a escrita. Foi ainda um dos objetivos deste estudo procurar compreender a relevância da função epistémica da escrita através do tipo de reflexão realizado em interação pelo par na construção da textualidade.The aim of this action-research is to understand, through a single case study, and in the path of Vigotsky’s sociointeraccionism theory and of the practice of socially finalized writing, the processes mobilized by students of the 9th year (between fourteen and fifteen years of age) to produce collaboratively a narrative in spanish using a wiki. To this end, a project of action research was designed and implemented, in which we intended to analyze, through diverse methodologies and tools of collecting and analyzing data, the development of writing skills in students from a class of 9th grade, organized in pairs or groups of three, through the type of operations and linguistic-textual changes carried by the pair examined of pupil as well as by the type of interactions established within the pair to regulate the writing process in the aspects of planning, textualization and text revision. The investigative purpose of the present study thus includes the didactic-pedagogic aim to foster collaborative work on writing in spanish in educational contexts, seeking to notice, at the same time, if the practice of collaborative writing in virtual learning environments, using the potential of the wiki, contributes not only to improve writing skills in a foreign language, but also to develop social skills through interactive and autonomous use of a wiki to execute the complex processes that involve writing. It was also one of the objectives of this study to understand the relevance of epistemic function of writing through the kind of reflection performed by the pair in an interactive way in the construction of textuality.Universidade de Aveiro2015-06-25T15:29:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14307TID:201575620porPaiva, Geraldo Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:08Zoai:ria.ua.pt:10773/14307Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:54.667735Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB
title O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB
spellingShingle O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB
Paiva, Geraldo Almeida
Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Ensino básico 3º ciclo
Escrita colaborativa
Tecnologias da informação
Recursos na Internet
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem cooperativa
Wiki
title_short O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB
title_full O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB
title_fullStr O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB
title_full_unstemmed O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB
title_sort O uso de uma wiki na escrita colaborativa em Espanhol Lingua Estrangeira: um estudo no 3º CEB
author Paiva, Geraldo Almeida
author_facet Paiva, Geraldo Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Geraldo Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Ensino básico 3º ciclo
Escrita colaborativa
Tecnologias da informação
Recursos na Internet
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem cooperativa
Wiki
topic Ensino de uma segunda língua
Língua espanhola
Ensino básico 3º ciclo
Escrita colaborativa
Tecnologias da informação
Recursos na Internet
Estratégias da aprendizagem
Aprendizagem cooperativa
Wiki
description A presente investigação-ação procura compreender, através de um estudo de caso único, e na senda do sociointeracionismo de Vigotsky e da prática da escrita socialmente finalizada, os processos mobilizados por alunos do 9º ano de escolaridade para produzir em colaboração uma narrativa em língua espanhola (ELE) com o recurso a uma wiki. A esse fim, foi concebido e implementado um projeto de investigação-ação em que se pretendeu analisar, por meio de metodologias e de instrumentos diversificados de recolha e de análise de dados, o desenvolvimento de competências de escrita em alunos de uma turma do 9º ano de escolaridade, organizados em pares ou grupos de três, através do tipo de operações e de modificações linguístico-textuais efetuadas pelo par objeto de análise, assim como através do tipo de interações estabelecido no interior do par para regular o processo de escrita nas suas vertentes de planificação, textualização e revisão de texto. A finalidade investigativa do presente estudo inclui assim o objetivo didático-pedagógico de fomentar o trabalho e o espírito colaborativos na escrita em ELE em contextos educacionais, procurando perceber, ao mesmo tempo, se a prática da escrita colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem, utilizando o potencial da wiki, contribui não só para melhorar as competências de escrita em língua estrangeira, mas se também promove o desenvolvimento de competências sociais, através do uso autónomo e interativo de uma wiki para realizar os processos complexos que envolvem a escrita. Foi ainda um dos objetivos deste estudo procurar compreender a relevância da função epistémica da escrita através do tipo de reflexão realizado em interação pelo par na construção da textualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014
2015-06-25T15:29:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/14307
TID:201575620
url http://hdl.handle.net/10773/14307
identifier_str_mv TID:201575620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137550061797376