A recolha seletiva com fins de reciclagem como princípio de educação ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7927 |
Resumo: | Abordar a necessidade de sensibilização do público sobre os problemas ambientais, fomentando a participação nos processos de decisão e o senso de responsabilidade pessoal, com consequente motivação no âmbito do Desenvolvimento Sustentável tem sido tema recorrente nos encontros ao redor do mundo. Devido a fatores diversos, como escassez de recursos financeiros, a falta de apoio técnico e principalmente a falta de consciencialização da população local em relação às consequências da não reciclagem para a saúde da comunidade e para o meio ambiente, tem-se hoje a recolha e o destino final dos resíduos como fonte de grandes problemas de muitas cidades do Brasil, nomeadamente problemas de ordem ambiental, sanitária, económica e social. A escola como espaço social é o local onde o aluno deve ser sensibilizado para as ações ambientais para que fora do âmbito escolar seja capaz de dar sequência ao seu processo de socialização, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. A Educação Ambiental pretende promover uma contínua reflexão que culmine numa mudança de mentalidade. Assim, a recolha seletiva com fins de reciclagem como principio de educação ambiental mostra uma luz ao fundo do túnel quando coloca o ser humano consciente de seu papel com a natureza e com mudanças firmes em seus paradigmas com relação ao planeta onde vive. Enquadrada neste contexto surge a atual dissertação, cujo objetivo foi o de perceber a eficiência da recolha seletiva para fins de reciclagem, como um pilar básico para o inicio de educação ambiental, através da capacidade dos alunos de uma escola de educação básica brasileira em absorver e repassar aos seus familiares os princípios e benefícios desta recolha para o Meio Ambiente, potenciando a construção de valores e práticas de conservação para um ambiente mais sustentável. |
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