Impacte das emissões rodoviárias nos níveis de NO2 em ruas de dispersão reduzida da cidade do Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6384 |
Resumo: | A qualidade do ar em meio urbano representa hoje em dia uma grande preocupação para a comunidade em geral e, em particular, para quem reside ou trabalha em ruas com tráfego elevado e reduzidas condições de dispersão. A limitação às condições de dispersão pode estar associada, não só à configuração da rua, como também à sua orientação relativamente à direção do vento dominante. De forma a testar esta situação e perceber o eventual impacte na saúde humana, foi realizada uma campanha de campo exploratória em ruas com uma configuração do tipo cannon street e com orientações preferencialmente Norte – Sul ou Este – Oeste. Pelos níveis que o NO2 atinge em meio urbano e pelo seu potencial impacte na saúde humana, este poluente foi escolhido como traçador dos níveis de poluição atmosférica neste tipo de ruas. Nesse sentido, foram monitorizados por difusão passiva os níveis de NO2 em diferentes ruas da cidade do Porto, quer na fachada dos edifícios orientada para a rua quer na fachada orientada para a respetiva traseira. Neste estudo, foi notória a diferença de concentrações da frente dos edifícios para as suas traseiras, bem como nas ruas orientadas no sentido dos ventos dominante, face às restantes ruas com orientação diferente. Por outro lado, em consonância com os valores observados nas estações de qualidade do ar da cidade do Porto, foram observados valores superiores ao Valor Limite legalmente estabelecido para as médias anuais, o que sugere a necessidade de desenvolvimento de estratégias para melhoria desta situação. |
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Impacte das emissões rodoviárias nos níveis de NO2 em ruas de dispersão reduzida da cidade do PortoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteA qualidade do ar em meio urbano representa hoje em dia uma grande preocupação para a comunidade em geral e, em particular, para quem reside ou trabalha em ruas com tráfego elevado e reduzidas condições de dispersão. A limitação às condições de dispersão pode estar associada, não só à configuração da rua, como também à sua orientação relativamente à direção do vento dominante. De forma a testar esta situação e perceber o eventual impacte na saúde humana, foi realizada uma campanha de campo exploratória em ruas com uma configuração do tipo cannon street e com orientações preferencialmente Norte – Sul ou Este – Oeste. Pelos níveis que o NO2 atinge em meio urbano e pelo seu potencial impacte na saúde humana, este poluente foi escolhido como traçador dos níveis de poluição atmosférica neste tipo de ruas. Nesse sentido, foram monitorizados por difusão passiva os níveis de NO2 em diferentes ruas da cidade do Porto, quer na fachada dos edifícios orientada para a rua quer na fachada orientada para a respetiva traseira. Neste estudo, foi notória a diferença de concentrações da frente dos edifícios para as suas traseiras, bem como nas ruas orientadas no sentido dos ventos dominante, face às restantes ruas com orientação diferente. Por outro lado, em consonância com os valores observados nas estações de qualidade do ar da cidade do Porto, foram observados valores superiores ao Valor Limite legalmente estabelecido para as médias anuais, o que sugere a necessidade de desenvolvimento de estratégias para melhoria desta situação.Air quality in urban areas is now a major concern for the community, mainly for those who live or work on streets with high traffic and low air dispersion conditions. The limitation to the dispersion conditions may be associated, not only with the configuration of the street, but also with its orientation relative to the direction of the dominant wind. In order to test this situation and to understand the possible impact on human health, an exploratory field campaign was carried out on streets with a cannon street configuration and orientations, preferably North - South or East - West. Due to the levels of NO2 in urban areas and their potential impact on human health, this pollutant was chosen as a tracer for the levels of air pollution in this type of streets. So, the levels of NO2 were monitored by passive diffusion in different streets of the city of Oporto, both on the areas of buildings facing the street and on areas facing the rear. In this study, the difference in concentrations from the front of buildings to their backs was evident, as well as in the streets oriented towards the dominant winds, compared to the other streets with different orientation. On the other hand, in line with the values observed in the air quality stations of the city of Oporto, values higher than the legally established limit for the annual averages were observed, which suggest the necessity to develop new strategies in order to improve this condition.Barros, NelsonRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaReis, Filipa Isabel de Sousa2018-01-04T11:57:39Z2017-12-29T00:00:00Z2017-12-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6384202416984pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:47Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6384Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:16.257577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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