Avaliação da 3ª Fase da Zona de Emissões Reduzidas de Lisboa e Perspetivas Futuras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feijão, João Carlos Nunes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/133352
Resumo: A qualidade do ar é notoriamente mais reduzida em zonas urbanas, como é o caso de Lisboa, onde prevalece uma maior concentração de óxidos de azoto (NOx) e matéria particulada (PM), comparativamente com meios rurais. As elevadas concentrações que se verificam para esses poluentes são promovidas principalmente por um intenso tráfego rodoviário. Ciente dos elevados valores das concentrações desses poluentes, que implicavam diretamente um decréscimo na qualidade do ar, com consequências significativas para a saúde, a Câmara Municipal de Lisboa implementou na área mais central da cidade uma Zona de Emissões Reduzidas (ZER), isto é, uma zona onde se proíbe a circulação de veículos mais antigos cujas emissões de poluentes atmosféricos são mais significativas. A 3ª Fase de implementação da ZER, ainda atualmente em vigor, iniciou-se em janeiro de 2015. Neste trabalho procedeu-se à avaliação da evolução da qualidade do ar, no período compreendido entre 2016 e 2019, tendo como base as concentrações dos poluentes dióxido de azoto (NO2) e partículas inaláveis (PM10), bem como as excedências destes aos valores limite legais estipulados. Registou-se uma melhoria na qualidade do ar ao longo desse período, verificando-se maiores valores de concentração nos meses de inverno, durante os dias úteis e atingindo um pico ao final da tarde, por volta das 19h, coincidente com uma maior intensidade do tráfego rodoviário. Analisaram-se os resultados obtidos com a ZER, com uma maior incidência na Zona 1 que apresenta os valores mais preocupantes e verificou-se que houve um rejuvenescimento da frota circulante de veículos ligeiros de passageiros, aumentando a taxa de cumprimento verificada. O uso de veículos mais recentes resultante da renovação expectável da frota mas também da implementação da medida e de um maior cumprimento das regras da ZER por parte dos condutores (como se verifica no ano de 2019), permitiu uma gradual redução nas emissões de ambos os poluentes. A melhoria verificada nas emissões tem vindo a convergir ano após ano para valores mais próximos daqueles que se obteriam numa situação de total cumprimento das medidas de circulação. Com a evolução verificada entre 2016 e 2019 em termos de emissões de NOx e PM10, efetuou-se uma projeção que até 2025, admitindo o prolongamento da taxa de evolução obtida no período entre 2016 e 2019, prevendo-se uma redução das emissões em cerca de 25% no caso do NOx e de 70% nas emissões de PM10 comparando com o obtido em 2019.
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Ciente dos elevados valores das concentrações desses poluentes, que implicavam diretamente um decréscimo na qualidade do ar, com consequências significativas para a saúde, a Câmara Municipal de Lisboa implementou na área mais central da cidade uma Zona de Emissões Reduzidas (ZER), isto é, uma zona onde se proíbe a circulação de veículos mais antigos cujas emissões de poluentes atmosféricos são mais significativas. A 3ª Fase de implementação da ZER, ainda atualmente em vigor, iniciou-se em janeiro de 2015. Neste trabalho procedeu-se à avaliação da evolução da qualidade do ar, no período compreendido entre 2016 e 2019, tendo como base as concentrações dos poluentes dióxido de azoto (NO2) e partículas inaláveis (PM10), bem como as excedências destes aos valores limite legais estipulados. Registou-se uma melhoria na qualidade do ar ao longo desse período, verificando-se maiores valores de concentração nos meses de inverno, durante os dias úteis e atingindo um pico ao final da tarde, por volta das 19h, coincidente com uma maior intensidade do tráfego rodoviário. Analisaram-se os resultados obtidos com a ZER, com uma maior incidência na Zona 1 que apresenta os valores mais preocupantes e verificou-se que houve um rejuvenescimento da frota circulante de veículos ligeiros de passageiros, aumentando a taxa de cumprimento verificada. O uso de veículos mais recentes resultante da renovação expectável da frota mas também da implementação da medida e de um maior cumprimento das regras da ZER por parte dos condutores (como se verifica no ano de 2019), permitiu uma gradual redução nas emissões de ambos os poluentes. A melhoria verificada nas emissões tem vindo a convergir ano após ano para valores mais próximos daqueles que se obteriam numa situação de total cumprimento das medidas de circulação. Com a evolução verificada entre 2016 e 2019 em termos de emissões de NOx e PM10, efetuou-se uma projeção que até 2025, admitindo o prolongamento da taxa de evolução obtida no período entre 2016 e 2019, prevendo-se uma redução das emissões em cerca de 25% no caso do NOx e de 70% nas emissões de PM10 comparando com o obtido em 2019.Air quality is noticeably lower in urban areas, as is the case of Lisbon, where a higher concentration of nitrogen dioxide (NO2) and particulate matter (PM) prevails, compared to more rural areas. The high concentrations that occur for these pollutants are largely promoted by intense road traffic. Aware of the high values of the concentrations of these pollutants, which directly implied a decrease in air quality, proportionally associated with the quality of life of its population, as well as health problems that would result from it, the Lisbon City Council implemented a Low Emissions Zone (LEZ), whose 3rd Phase started in January 2015, the phase currently in effect. The present work assesses the air quality trends in the period between 2016 and 2019, based on the concentrations of pollutants NO2 and PM10, as well as their exceedances to the legal limit values. There was an improvement in air quality over that period, with higher concentration values in the winter months, during working days and reaching a peak in the late afternoon, around 7pm, coinciding with a greater intensity of road traffic. The evolution of LEZ's influence was analyzed, with a greater details for the so called Zone 1, which presents the most concerning pollutant concentrations. It was found that a lower age car vehicle fleet supported increased compliance rate. This fact, combined with compliance by drivers (as seen in 2019), allowed for a gradual reduction in the emissions of both pollutants. The improvement in emissions has been converging year after year to values closer to those that would be obtained in a situation of full compliance with the circulation measures. With the trend that took place in the period between 2016 and 2019, in terms of polluting emissions of NOx and PM10, a reduction of emissions of around 25% is expected by 2025 in the case of NOx, and a value of 70% in the PM10 emissions, compared to those obtained in 2019.Ferreira, FranciscoRUNFeijão, João Carlos Nunes2022-02-22T10:46:46Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/133352porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:58Zoai:run.unl.pt:10362/133352Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:46.132232Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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