Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10441 |
Resumo: | O presente relatório de qualificação profissional, surge como conclusão de um ciclo de estudos e, consequentemente, condição indispensável para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste documento encontram-se explanados os saberes e competências construídas ao longo da prática educativa supervisionada em dois níveis educativos: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A constante interação entres os saberes teóricos mobilizados e a prática possibilitaram a construção de uma conceção própria sobre a educação, constituída por visões, opiniões e crenças pessoais. A reflexão, presente em todos os momentos desta prática, permitiu que a futura profissional de educação se tenha apercebido dos pontos fortes e fracos da sua ação, e, assim, melhorar a prática educativa, tendo como objetivo uma educação que se adeque a todas as crianças e lhes possibilite um crescimento integral e holístico. O processo de formação sustentou-se nas etapas da metodologia de investigação - ação – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação – que se concretizaram de forma cíclica e articulada, sempre com um olhar crítico e reflexivo. Essa atitude investigativa não teria sido tão rica sem a presença do trabalho colaborativo, que teve um papel preponderante no desenvolvimento de competências essenciais à futura prática profissional. Tendo em conta uma perspetiva socio-construtivista, termina-se este ciclo com a crença na importância do papel principal da criança na construção do seu conhecimento, sendo a protagonista e tendo voz no processo de aprendizagem, que se concretiza na interação com os outros. |
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Relatório de EstágioEducaçãoInvestigação-AçãoSocio-ConstrutivistaCriançasEducationAction-researchSocio-constructivistChildrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de qualificação profissional, surge como conclusão de um ciclo de estudos e, consequentemente, condição indispensável para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste documento encontram-se explanados os saberes e competências construídas ao longo da prática educativa supervisionada em dois níveis educativos: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A constante interação entres os saberes teóricos mobilizados e a prática possibilitaram a construção de uma conceção própria sobre a educação, constituída por visões, opiniões e crenças pessoais. A reflexão, presente em todos os momentos desta prática, permitiu que a futura profissional de educação se tenha apercebido dos pontos fortes e fracos da sua ação, e, assim, melhorar a prática educativa, tendo como objetivo uma educação que se adeque a todas as crianças e lhes possibilite um crescimento integral e holístico. O processo de formação sustentou-se nas etapas da metodologia de investigação - ação – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação – que se concretizaram de forma cíclica e articulada, sempre com um olhar crítico e reflexivo. Essa atitude investigativa não teria sido tão rica sem a presença do trabalho colaborativo, que teve um papel preponderante no desenvolvimento de competências essenciais à futura prática profissional. Tendo em conta uma perspetiva socio-construtivista, termina-se este ciclo com a crença na importância do papel principal da criança na construção do seu conhecimento, sendo a protagonista e tendo voz no processo de aprendizagem, que se concretiza na interação com os outros.The present work comes as a conclusion of a path of studies and as a means to achieve a master's requirement in Preschool Education and 1st Basic Education Cycle. It also reflects the knowledge acquired during the practice in both education levels. A continuous interaction between theoretical and practical knowledge made possible the creation of a more reflected thought on education, enriched by opinions and self-beliefs. A reflection, present at all times of the practice, allows the future professional of education was aware the strengths and weaknesses of her action, and so, improve education practice, whit the objective of an Education fitting all children enabling them an integral and holistic growth. The practice was based on the stages of the research-action methodology - observation, planning, action, reflection and evaluation - which were performed in an articulated way, always with a critical and reflective look. This investigative attitude was enriched by the presence of collaborative work, which played a preponderant role in the development of skills that are essential for future professional practice. As far as a socio-constructivist perspective is concerned, this cycle ends with the belief in the importance of the child's main role in the construction of self-knowledge, being the protagonist and having a voice in the learning process, which is fulfilled in the interaction with others.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVale, Maria Inês Cunha2017-11-15T14:41:51Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10441TID:201823217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:57ZPortal AgregadorONG |
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