Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Maria Inês Cunha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10441
Resumo: O presente relatório de qualificação profissional, surge como conclusão de um ciclo de estudos e, consequentemente, condição indispensável para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Neste documento encontram-se explanados os saberes e competências construídas ao longo da prática educativa supervisionada em dois níveis educativos: Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. A constante interação entres os saberes teóricos mobilizados e a prática possibilitaram a construção de uma conceção própria sobre a educação, constituída por visões, opiniões e crenças pessoais. A reflexão, presente em todos os momentos desta prática, permitiu que a futura profissional de educação se tenha apercebido dos pontos fortes e fracos da sua ação, e, assim, melhorar a prática educativa, tendo como objetivo uma educação que se adeque a todas as crianças e lhes possibilite um crescimento integral e holístico. O processo de formação sustentou-se nas etapas da metodologia de investigação - ação – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação – que se concretizaram de forma cíclica e articulada, sempre com um olhar crítico e reflexivo. Essa atitude investigativa não teria sido tão rica sem a presença do trabalho colaborativo, que teve um papel preponderante no desenvolvimento de competências essenciais à futura prática profissional. Tendo em conta uma perspetiva socio-construtivista, termina-se este ciclo com a crença na importância do papel principal da criança na construção do seu conhecimento, sendo a protagonista e tendo voz no processo de aprendizagem, que se concretiza na interação com os outros.
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