Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Catarina Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16183
Resumo: O presente relatório resulta da formação teórica e prática desenvolvida ao longo da Prática Educativa Supervisionada, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. De facto, esse período foi essencial para a construção do perfil profissional docente, com base na Metodologia de Investigação-Ação, seguindo o processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, numa perspetiva constante de melhoria da prática, de modo a responder eficazmente às dificuldades e desafios encontrados. Uma posição reflexiva e colaborativa com todos os intervenientes educativos, incluindo a família, esteve presente ao longo deste tempo, seguindo o paradigma socioconstrutivista, tendo em conta que a criança é ativa na construção dos seus conhecimentos, em contacto com o mundo, sendo essencial a exploração de diversos recursos, tanto em sala como no exterior. Neste sentido, o presente documento pretende evidenciar o desenvolvimento, tanto a nível pessoal como profissional, no decorrer da prática pedagógica, consagrando as experiências vivenciadas, essenciais à construção da identidade profissional.
id RCAP_b4cb26c06ba3e762e7f3dd9e4f3a8336
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16183
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioEducaçãoSocioconstrutivismoInvestigação-AçãoColaboraçãoEducationSocio-constructivistResearch-actionCollaborationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório resulta da formação teórica e prática desenvolvida ao longo da Prática Educativa Supervisionada, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. De facto, esse período foi essencial para a construção do perfil profissional docente, com base na Metodologia de Investigação-Ação, seguindo o processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, numa perspetiva constante de melhoria da prática, de modo a responder eficazmente às dificuldades e desafios encontrados. Uma posição reflexiva e colaborativa com todos os intervenientes educativos, incluindo a família, esteve presente ao longo deste tempo, seguindo o paradigma socioconstrutivista, tendo em conta que a criança é ativa na construção dos seus conhecimentos, em contacto com o mundo, sendo essencial a exploração de diversos recursos, tanto em sala como no exterior. Neste sentido, o presente documento pretende evidenciar o desenvolvimento, tanto a nível pessoal como profissional, no decorrer da prática pedagógica, consagrando as experiências vivenciadas, essenciais à construção da identidade profissional.This report is the result of theoretical and practical training developed throughout Supervised Educational Practice, to obtain a master's degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. In fact, this period was essential for the construction of the professional teaching profile, based on the Research-Action Methodology, following the cyclical process of observation, planning, action and evaluation, in a constant perspective of improving practice, in order to respond effectively to the difficulties and challenges encountered. A reflective and collaborative position with all educational actors, including the family, was present throughout this time, following the socio-constructivist paradigm, taking into account that the child is active in the construction of his knowledge, in contact with the world, being essential the exploration of various resources, both inside and outside the room. In this sense, this document intends to highlight the development, both at a personal and professional level, during the pedagogical practice, consecrating the lived experiences, essential to the construction of professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLopes, Ana Catarina Gonçalves2020-08-07T09:53:20Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16183TID:202637026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Lopes, Ana Catarina Gonçalves
Educação
Socioconstrutivismo
Investigação-Ação
Colaboração
Education
Socio-constructivist
Research-action
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Lopes, Ana Catarina Gonçalves
author_facet Lopes, Ana Catarina Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Catarina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Socioconstrutivismo
Investigação-Ação
Colaboração
Education
Socio-constructivist
Research-action
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Socioconstrutivismo
Investigação-Ação
Colaboração
Education
Socio-constructivist
Research-action
Collaboration
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório resulta da formação teórica e prática desenvolvida ao longo da Prática Educativa Supervisionada, para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. De facto, esse período foi essencial para a construção do perfil profissional docente, com base na Metodologia de Investigação-Ação, seguindo o processo cíclico de observação, planificação, ação e avaliação, numa perspetiva constante de melhoria da prática, de modo a responder eficazmente às dificuldades e desafios encontrados. Uma posição reflexiva e colaborativa com todos os intervenientes educativos, incluindo a família, esteve presente ao longo deste tempo, seguindo o paradigma socioconstrutivista, tendo em conta que a criança é ativa na construção dos seus conhecimentos, em contacto com o mundo, sendo essencial a exploração de diversos recursos, tanto em sala como no exterior. Neste sentido, o presente documento pretende evidenciar o desenvolvimento, tanto a nível pessoal como profissional, no decorrer da prática pedagógica, consagrando as experiências vivenciadas, essenciais à construção da identidade profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07T09:53:20Z
2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16183
TID:202637026
url http://hdl.handle.net/10400.22/16183
identifier_str_mv TID:202637026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302350534279168