Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franzolin, Fernanda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Prochazka, Luana de Souza, Pietri, Ana Paula Zampieri Silva de, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/65193
Resumo: A ciência Genética está em constante expansão; todavia, a genética ensinada na escola não pode ser considerada somente como uma simplificação do conhecimento produzido pela Ciência. Ela é também resultado de valores e práticas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a transposição didática no que se que refere à expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana nos livros didáticos brasileiros e portugueses, bem como no Caderno do Aluno do Estado de São Paulo. Dos livros didáticos de Biologia para os diversos períodos do Ensino Médio brasileiro e Ensino Secundário português, foram analisadas doze coleções recentes: nove coleções brasileiras e três coleções portuguesas. O conteúdo dos livros foi comparado com o conhecimento da literatura de referência para a área da Genética. Neste estudo, foram considerados como literatura de referência alguns artigos científicos atuais e livros acadêmicos utilizados nos cursos de formação de professores. A influência de conhecimentos, valores e práticas sociais nesse processo de transposição didática foi também analisada. Os resultados apontam que a maioria dos livros analisados está próxima da referência ao falar sobre a determinação poligênica das características analisadas. Mais da metade dos materiais analisados menciona a influência do ambiente na determinação da cor da pele e da estatura. Foram também identificados valores e práticas que possivelmente influenciaram no processo de transposição didática desta temática, tais como: 1) a preocupação em evitar uma visão determinista da Genética; 2) a prática de matematizar a Biologia; 3) a prática dos autores em seguir orientações curriculares; 4) a prática e a preocupação com as avaliações de livros didáticos; e 5) a preocupação de evitar preconceitos em uma população composta por diferentes grupos étnicos.
id RCAP_9b5985dcc50fd4eced772e3a73558c03
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65193
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didáticaGenetic complexity and the expression of human skin color, eye color, and height: didactic transpositionEnsino de Genética HumanaDidatizaçãoLivros didáticosManuais escolaresHuman Genetics Teaching KeywordDidatizationTextbooksCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA ciência Genética está em constante expansão; todavia, a genética ensinada na escola não pode ser considerada somente como uma simplificação do conhecimento produzido pela Ciência. Ela é também resultado de valores e práticas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a transposição didática no que se que refere à expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana nos livros didáticos brasileiros e portugueses, bem como no Caderno do Aluno do Estado de São Paulo. Dos livros didáticos de Biologia para os diversos períodos do Ensino Médio brasileiro e Ensino Secundário português, foram analisadas doze coleções recentes: nove coleções brasileiras e três coleções portuguesas. O conteúdo dos livros foi comparado com o conhecimento da literatura de referência para a área da Genética. Neste estudo, foram considerados como literatura de referência alguns artigos científicos atuais e livros acadêmicos utilizados nos cursos de formação de professores. A influência de conhecimentos, valores e práticas sociais nesse processo de transposição didática foi também analisada. Os resultados apontam que a maioria dos livros analisados está próxima da referência ao falar sobre a determinação poligênica das características analisadas. Mais da metade dos materiais analisados menciona a influência do ambiente na determinação da cor da pele e da estatura. Foram também identificados valores e práticas que possivelmente influenciaram no processo de transposição didática desta temática, tais como: 1) a preocupação em evitar uma visão determinista da Genética; 2) a prática de matematizar a Biologia; 3) a prática dos autores em seguir orientações curriculares; 4) a prática e a preocupação com as avaliações de livros didáticos; e 5) a preocupação de evitar preconceitos em uma população composta por diferentes grupos étnicos.Genetic science is continuously expanding, but the genetics taught in school cannot be considered only as a simplification of science produced knowledge: it is also a result of values and practices. This research aimed to analyze the didactic transposition on the expression of skin color, eye color, and human height on Brazilian and Portuguese textbooks and the “São Paulo Student Notebook”. Of the biology textbooks for several periods of secondary education (Brazilian “Ensino Médio” and Portuguese “Ensino Secundário”), twelve recent ones were analyzed in detail: nine Brazilian collections and three Portuguese collections. The content of these textbooks was compared with the contents of the reference literature in the genetics area. In this study, reference literature includes some recent scientific papers and academic books for teacher training. The influence of knowledge, values, and social practices on this process of didactic transposition was also a matter of analysis. Results showed that most textbooks are close to the scientific literature in discussing the polygenic determination of the characteristics analyzed. About half of the analyzed books mentioned the influence of the environment. Values and practices influencing didactic transposition of these topics were also identified, such as 1) concerns about avoiding a deterministic view of genetics; 2) the practice of mathematizing biology; 3) the authors’ practices in following curriculum guidelines; 4) practices and concerns related to textbook evaluation; and 5) concerns with avoiding bias within populations composed of different ethnic groups.Agradecemos o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ao Processo: 2015/09970-8 e ao Projeto Estratégico Português UID/CED/00317/2019 do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho (FCT R&D unit 317).Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade do MinhoFranzolin, FernandaProchazka, Luana de SouzaPietri, Ana Paula Zampieri Silva deCarvalho, Graça Simões de20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/65193porFranzolin, F., Prochazka, L.D.S., Pietri, A.P.Z. S., & Carvalho, G.S. (2020). Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 239-261.1518-93841518-879510.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p239https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1576info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/65193Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:10.426162Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
Genetic complexity and the expression of human skin color, eye color, and height: didactic transposition
title Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
spellingShingle Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
Franzolin, Fernanda
Ensino de Genética Humana
Didatização
Livros didáticos
Manuais escolares
Human Genetics Teaching Keyword
Didatization
Textbooks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
title_full Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
title_fullStr Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
title_full_unstemmed Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
title_sort Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática
author Franzolin, Fernanda
author_facet Franzolin, Fernanda
Prochazka, Luana de Souza
Pietri, Ana Paula Zampieri Silva de
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Prochazka, Luana de Souza
Pietri, Ana Paula Zampieri Silva de
Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Franzolin, Fernanda
Prochazka, Luana de Souza
Pietri, Ana Paula Zampieri Silva de
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Genética Humana
Didatização
Livros didáticos
Manuais escolares
Human Genetics Teaching Keyword
Didatization
Textbooks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de Genética Humana
Didatização
Livros didáticos
Manuais escolares
Human Genetics Teaching Keyword
Didatization
Textbooks
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A ciência Genética está em constante expansão; todavia, a genética ensinada na escola não pode ser considerada somente como uma simplificação do conhecimento produzido pela Ciência. Ela é também resultado de valores e práticas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a transposição didática no que se que refere à expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana nos livros didáticos brasileiros e portugueses, bem como no Caderno do Aluno do Estado de São Paulo. Dos livros didáticos de Biologia para os diversos períodos do Ensino Médio brasileiro e Ensino Secundário português, foram analisadas doze coleções recentes: nove coleções brasileiras e três coleções portuguesas. O conteúdo dos livros foi comparado com o conhecimento da literatura de referência para a área da Genética. Neste estudo, foram considerados como literatura de referência alguns artigos científicos atuais e livros acadêmicos utilizados nos cursos de formação de professores. A influência de conhecimentos, valores e práticas sociais nesse processo de transposição didática foi também analisada. Os resultados apontam que a maioria dos livros analisados está próxima da referência ao falar sobre a determinação poligênica das características analisadas. Mais da metade dos materiais analisados menciona a influência do ambiente na determinação da cor da pele e da estatura. Foram também identificados valores e práticas que possivelmente influenciaram no processo de transposição didática desta temática, tais como: 1) a preocupação em evitar uma visão determinista da Genética; 2) a prática de matematizar a Biologia; 3) a prática dos autores em seguir orientações curriculares; 4) a prática e a preocupação com as avaliações de livros didáticos; e 5) a preocupação de evitar preconceitos em uma população composta por diferentes grupos étnicos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/65193
url http://hdl.handle.net/1822/65193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Franzolin, F., Prochazka, L.D.S., Pietri, A.P.Z. S., & Carvalho, G.S. (2020). Complexidade genética e a expressão da cor da pele, cor dos olhos e estatura humana: transposição didática. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), 239-261.
1518-9384
1518-8795
10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p239
https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1576
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133001477521408