Proposta de rebranding à marca portuguesa Clarim: um contributo histórico e cultural ao seu país

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Rita Cardoso dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43109
Resumo: Numa sociedade cada vez mais emergente onde a instantaneidade, atualidade e mudança fazem parte, foi escolhida uma marca com potencial histórico e cultural para apresentar uma proposta de rebranding, a qual foi objeto para o desenvolvimento do vigente projeto de investigação. Face à identificação de oportunidade na recuperação da identidade visual na marca escolhida, a Clarim – uma marca tipicamente portuguesa -, que contém um vínculo fortemente presente na memória histórica e cultural do seu país, esta proposta pretende desenvolver uma nova linguagem visual, disruptiva, dinâmica e autêntica sem se desassociar da sua tradição histórica, honrando o seu percurso de há mais de 50 anos na casa de todos os portugueses. Este projeto visa apresentar o processo pelo qual uma marca desta natureza poderia submeter-se e assim reavivar-se. Numa perspetiva de valorização e relançamento, desenvolveu-se um conjunto de critérios, etapas e desafios que melhor pudessem responder às exigências atuais, não só do ponto de vista do mercado contemporâneo como do seu público-alvo. A metodologia adotada utilizou uma pesquisa e recolha de dados profunda e diversa, com recurso a estudo de casos e suportada pelo Modelo Representativo do Processo de Análise e Conceção de Marcas, com o objetivo de sintetizar e analisar os elementos visuais das marcas abordadas ao longo do projeto. Todo este processo foi extremamente enriquecedor, não só a nível literário e prático, como nos mais diversos desafios comunicacionais e na apreensão de toda a sua potencialidade. Contribuiu para um conhecimento mais amplo e pragmático no que diz respeito ao processo que uma marca deve seguir para se adaptar e preparar-se para as exigências e desafios da atualidade.
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