Proposta de rebranding à marca portuguesa Clarim: um contributo histórico e cultural ao seu país
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43109 |
Resumo: | Numa sociedade cada vez mais emergente onde a instantaneidade, atualidade e mudança fazem parte, foi escolhida uma marca com potencial histórico e cultural para apresentar uma proposta de rebranding, a qual foi objeto para o desenvolvimento do vigente projeto de investigação. Face à identificação de oportunidade na recuperação da identidade visual na marca escolhida, a Clarim – uma marca tipicamente portuguesa -, que contém um vínculo fortemente presente na memória histórica e cultural do seu país, esta proposta pretende desenvolver uma nova linguagem visual, disruptiva, dinâmica e autêntica sem se desassociar da sua tradição histórica, honrando o seu percurso de há mais de 50 anos na casa de todos os portugueses. Este projeto visa apresentar o processo pelo qual uma marca desta natureza poderia submeter-se e assim reavivar-se. Numa perspetiva de valorização e relançamento, desenvolveu-se um conjunto de critérios, etapas e desafios que melhor pudessem responder às exigências atuais, não só do ponto de vista do mercado contemporâneo como do seu público-alvo. A metodologia adotada utilizou uma pesquisa e recolha de dados profunda e diversa, com recurso a estudo de casos e suportada pelo Modelo Representativo do Processo de Análise e Conceção de Marcas, com o objetivo de sintetizar e analisar os elementos visuais das marcas abordadas ao longo do projeto. Todo este processo foi extremamente enriquecedor, não só a nível literário e prático, como nos mais diversos desafios comunicacionais e na apreensão de toda a sua potencialidade. Contribuiu para um conhecimento mais amplo e pragmático no que diz respeito ao processo que uma marca deve seguir para se adaptar e preparar-se para as exigências e desafios da atualidade. |
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Proposta de rebranding à marca portuguesa Clarim: um contributo histórico e cultural ao seu paísDesign de identidade visualRebrandingPatrimónio histórico e culturalMarcas portuguesasClarimNuma sociedade cada vez mais emergente onde a instantaneidade, atualidade e mudança fazem parte, foi escolhida uma marca com potencial histórico e cultural para apresentar uma proposta de rebranding, a qual foi objeto para o desenvolvimento do vigente projeto de investigação. Face à identificação de oportunidade na recuperação da identidade visual na marca escolhida, a Clarim – uma marca tipicamente portuguesa -, que contém um vínculo fortemente presente na memória histórica e cultural do seu país, esta proposta pretende desenvolver uma nova linguagem visual, disruptiva, dinâmica e autêntica sem se desassociar da sua tradição histórica, honrando o seu percurso de há mais de 50 anos na casa de todos os portugueses. Este projeto visa apresentar o processo pelo qual uma marca desta natureza poderia submeter-se e assim reavivar-se. Numa perspetiva de valorização e relançamento, desenvolveu-se um conjunto de critérios, etapas e desafios que melhor pudessem responder às exigências atuais, não só do ponto de vista do mercado contemporâneo como do seu público-alvo. A metodologia adotada utilizou uma pesquisa e recolha de dados profunda e diversa, com recurso a estudo de casos e suportada pelo Modelo Representativo do Processo de Análise e Conceção de Marcas, com o objetivo de sintetizar e analisar os elementos visuais das marcas abordadas ao longo do projeto. Todo este processo foi extremamente enriquecedor, não só a nível literário e prático, como nos mais diversos desafios comunicacionais e na apreensão de toda a sua potencialidade. Contribuiu para um conhecimento mais amplo e pragmático no que diz respeito ao processo que uma marca deve seguir para se adaptar e preparar-se para as exigências e desafios da atualidade.In an increasingly emerging society where instantaneity, modernness and change are part of it, a brand with historical and cultural potential was chosen to present a rebranding proposal, which was the main topic of this research project. In view of the identification of an opportunity to recover the visual identity of the chosen brand, Clarim - a typically Portuguese brand -, which contains a strong link in the historical and cultural memory of its country, this proposal seeks to develop a new, disruptive, dynamic visual language and authentic without disassociating itself from its historical tradition, honoring its path of more than 50 years in the home of all Portuguese people. This project aims to present the process by which a brand of this nature could be submitted and thus revived. From a perspective of valorization and relaunch, a set of criteria, stages and challenges were developed that could best respond to current demands, not only from the point of view of the contemporary market but also of its target audience. The adopted methodology used a deep and diverse research and data gathering, utilizing case studies and was supported by the Representative Model of Brand Design and Analysis Process, with the goal of synthesizing and analyzing the visual elements of the brands addressed throughout the project. This whole process was extremely enriching. Not only at the literary and practical level, but also in the most diverse communication challenges and in the apprehension of all its potential. It contributed to a broader and more pragmatic knowledge regarding the process that a brand must follow to adapt and be prepared for the demands and challenges of today.Oliveira, FernandoRepositório ComumSantos, Ana Rita Cardoso dos2023-01-10T16:30:45Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43109TID:203156927porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T16:00:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43109Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:30:53.678743Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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