Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lisbôa, Eliana Santana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10917
Resumo: Nesta comunicação vamos equacionar o potencial educativo das redes sociais a partir de uma revisão de literatura que envolveu a análise de estudos em que a rede social Orkut foi integrada com sucesso no elenco curricular do ensino superior e não superior. Começamos por conceptualizar o conceito de rede social virtual, para, na fase seguinte, apresentarmos a rede social Orkut destacando-se os princípios básicos que presidiram à sua criação bem como as funcionalidades técnicas que a individualizam e lhe conferem potencial para utilização no apoio ao ensino presencial e/ou a distância. Numa segunda fase apresentamos uma resenha de estudos já realizados com a rede social Orkut, no sentido de inventariar eventuais cenários de integração curricular destas novas ferramentas da Web social num processo de ensino e aprendizagem capaz de propiciar uma aprendizagem construtivista, em que o aluno passa a ser agente activo e responsável pela sua própria aprendizagem utilizando para isso um arsenal de ferramentas que contribuem não só para a pesquisa, mas também oferecem condições para que o conhecimento seja construído, partilhado e socializado no mundo global.
id RCAP_9b5f7902eebd9507e7b4e0450dd7331c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10917
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arteTecnologias digitaisAprendizagemRedes sociasOrkutNesta comunicação vamos equacionar o potencial educativo das redes sociais a partir de uma revisão de literatura que envolveu a análise de estudos em que a rede social Orkut foi integrada com sucesso no elenco curricular do ensino superior e não superior. Começamos por conceptualizar o conceito de rede social virtual, para, na fase seguinte, apresentarmos a rede social Orkut destacando-se os princípios básicos que presidiram à sua criação bem como as funcionalidades técnicas que a individualizam e lhe conferem potencial para utilização no apoio ao ensino presencial e/ou a distância. Numa segunda fase apresentamos uma resenha de estudos já realizados com a rede social Orkut, no sentido de inventariar eventuais cenários de integração curricular destas novas ferramentas da Web social num processo de ensino e aprendizagem capaz de propiciar uma aprendizagem construtivista, em que o aluno passa a ser agente activo e responsável pela sua própria aprendizagem utilizando para isso um arsenal de ferramentas que contribuem não só para a pesquisa, mas também oferecem condições para que o conhecimento seja construído, partilhado e socializado no mundo global.CIED, FCTUniversidade do MinhoLisbôa, Eliana SantanaCoutinho, Clara Pereira2010-09-222010-09-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10917por“Revista Prisma”. ISSN 1646-3153. 1-25. 11 (Set. 2010) 1-25.1646-3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:46:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10917Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:44:42.597301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte
title Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte
spellingShingle Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte
Lisbôa, Eliana Santana
Tecnologias digitais
Aprendizagem
Redes socias
Orkut
title_short Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte
title_full Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte
title_fullStr Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte
title_full_unstemmed Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte
title_sort Utilização educativa da rede social orkut : um contributo para o estado da arte
author Lisbôa, Eliana Santana
author_facet Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lisbôa, Eliana Santana
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Aprendizagem
Redes socias
Orkut
topic Tecnologias digitais
Aprendizagem
Redes socias
Orkut
description Nesta comunicação vamos equacionar o potencial educativo das redes sociais a partir de uma revisão de literatura que envolveu a análise de estudos em que a rede social Orkut foi integrada com sucesso no elenco curricular do ensino superior e não superior. Começamos por conceptualizar o conceito de rede social virtual, para, na fase seguinte, apresentarmos a rede social Orkut destacando-se os princípios básicos que presidiram à sua criação bem como as funcionalidades técnicas que a individualizam e lhe conferem potencial para utilização no apoio ao ensino presencial e/ou a distância. Numa segunda fase apresentamos uma resenha de estudos já realizados com a rede social Orkut, no sentido de inventariar eventuais cenários de integração curricular destas novas ferramentas da Web social num processo de ensino e aprendizagem capaz de propiciar uma aprendizagem construtivista, em que o aluno passa a ser agente activo e responsável pela sua própria aprendizagem utilizando para isso um arsenal de ferramentas que contribuem não só para a pesquisa, mas também oferecem condições para que o conhecimento seja construído, partilhado e socializado no mundo global.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-22
2010-09-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/10917
url http://hdl.handle.net/1822/10917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv “Revista Prisma”. ISSN 1646-3153. 1-25. 11 (Set. 2010) 1-25.
1646-3153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133009626005504