Tecendo redes de conhecimento em História: o Orkut como ferramenta de aprendizagem colaborativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FONTES, Welton Souto.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34588
Resumo: O ensino de História vem sendo constantemente ressignificado nas últimas décadas, suscitando uma didática que contemple práticas sociais, de cidadania e de inclusão dos educandos no mundo das tecnologias, buscando dessa forma agir em acordo com os novos paradigmas no contexto da sociedade da informação. Para Lévy (1993; 1999; 2000) a emergente cibercultura está proporcionando o surgimento de novas relações com o saber, uma inteligência coletiva disponível na rede com grandes possibilidades de trocas e de diálogos convergentes com interesses e saberes que se estabelecem a partir de uma constante interatividade mútua, pois o usuário não apenas consome passivamente ao que os recursos informatizados oferecem, e sim, ele produz e interage. Por isso, serão evidenciadas em nosso artigo as potencialidades da Rede Social Orkut e de suas Comunidades Virtuais para o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa online, objetivando um aprendizado para além d o factual, e da assimilação dos conteúdos, exeqüível também a aquisição e o aperfeiçoamento de habilidades de comunicação diante das necessidades de diversas formas de linguagens, sejam escritas, metalingüísticas, hipertextuais e audiovisuais presentes no universo prático e concreto dos alunos. Em grande medida, nossa proposta surge de uma problemática envolvendo o interesse e a acessibilidade dos educandos em relação ao uso de outras ferramentas da internet para a construção do conhecimento e para a pesquisa por meios das TICs, mas que é possível a partir do Orkut, de sua acessibilidade e de sua fácil interação favorecer a construção do conhecimento e promover gradativa inclusão dos educandos. Partindo do pressuposto que a construção individual é o resultado das interações entre sujeitos mediados pela cultura e pela linguagem (VYGOTSKY, 1991), propomos então a possibilidade de manter Comunidades Virtuais no Orkut como ferramentas pedagógicas, pois estas são ambientes virtuais que reúnem pessoas com afinidades e vivências parecidas e que por isso se comunicam e interagem, viabilizando a construção colaborativa do aprendizado sobre História e/ou para debates envolvendo Temas Transversais. Não problematizamos esta ferramenta como instrumento didático em sala de aula ou como plataformas de EaD, mas sim, como extensões da sala de aula, favorecendo a criação de situações de aprendizagem e utilizando dos recursos audiovisuais, textuais e interativos acessíveis em tal ferramenta de comunicação. Nessas práticas discursivas é possível uma interação verbal e visual viva, significativa que desenvolve a argumentação e leva conseqüentemente a uma maior apropriação dos temas a serem debatidos, organizados, apreendidos.
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