A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Curricular Integrado: esboço de uma parceria Brasil-Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45710 |
Resumo: | Este trabalho analisa as contribuições do Projeto Curricular Integrado (PCI) na formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir de experiências desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Fundamentados nos pressupostos do currículo como projeto integrado, e no PCI como metodologia, construímos este estudo a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da análise documental e de grupos focais para recolha de informações. Ponderando as especificidades dos contextos, em termos de formação, em Portugal o trabalho com o PCI está incorporado em uma unidade curricular e, no Brasil, está alocado em iniciativas do programa de iniciação à docência. Enquanto contribuição para a formação, os académicos dos dois países indicam que o trabalho com o PCI permite: avançar na compreensão do currículo; ratificar a categoria ‘professor pesquisador’ como imprescindível na docência; suscitar a experiência do trabalho colaborativo; reconfigurar as ações pedagógicas na perspectiva de ‘atividades integradoras’. Assim, afirmamos que possibilitar ao futuro professor a experiência com o PCI é investir na melhoria do processo formativo, uma vez que o mesmo favorece a construção de competências profissionais necessárias às exigências do contexto escolar; o entendimento da relevância e significatividade dos processos de aprendizagem; a articulação da formação com os contextos de trabalho, conferindo sentido e relevância ao processo de formação profissional. |
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A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Curricular Integrado: esboço de uma parceria Brasil-PortugalThe 1st cycle elementary teacher training and the contributions of the integrated curriculum project: the outline of a Brazil-Portugal partnershipProjeto curricular integradoDesenvolvimento curricularFormação de professoresIntegrated curriculum projectCurriculum developmentTeacher trainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho analisa as contribuições do Projeto Curricular Integrado (PCI) na formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir de experiências desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Fundamentados nos pressupostos do currículo como projeto integrado, e no PCI como metodologia, construímos este estudo a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da análise documental e de grupos focais para recolha de informações. Ponderando as especificidades dos contextos, em termos de formação, em Portugal o trabalho com o PCI está incorporado em uma unidade curricular e, no Brasil, está alocado em iniciativas do programa de iniciação à docência. Enquanto contribuição para a formação, os académicos dos dois países indicam que o trabalho com o PCI permite: avançar na compreensão do currículo; ratificar a categoria ‘professor pesquisador’ como imprescindível na docência; suscitar a experiência do trabalho colaborativo; reconfigurar as ações pedagógicas na perspectiva de ‘atividades integradoras’. Assim, afirmamos que possibilitar ao futuro professor a experiência com o PCI é investir na melhoria do processo formativo, uma vez que o mesmo favorece a construção de competências profissionais necessárias às exigências do contexto escolar; o entendimento da relevância e significatividade dos processos de aprendizagem; a articulação da formação com os contextos de trabalho, conferindo sentido e relevância ao processo de formação profissional.This paper evaluates the contributions of the integrated curriculum project (ICP) to 1st-cycle elementary teacher training by analyzing experiments developed in Brazil and Portugal. Based on the assumptions of curriculum as an integrated project and the ICP as a methodology, we have undertaken this study from a qualitative research approach, exploring document analysis and focused groups to gather information. Pondering the context specificities in training, in Portugal the work with the ICP is incorporated in a curriculum unit, whereas in Brazil it is found in initiatives of the initiation-toteaching program. As for the contributions to teacher training, the faculty from both countries state that the work with the ICP allows us to better understand curriculum, ratify the teacher-researcher category as indispensable in teaching, stimulate collaborative experiences, and redefine teaching actions as “integrating activities”. Thus, we affirm that enabling future teachers to experiment with the ICP is to invest in improving the teacher training process as it helps develop professional skills necessary to school demands, understand the relevance and meaningfulness of learning processes, and link teacher training to work contexts, thus granting meaning to professional training.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalProjeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionEditora Universitária LeopoldianumUniversidade do MinhoFelício, Helena Maria dos SantosSilva, Carlos M.2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45710porFelício, H. & Silva, C. (2015). A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Currricular Integrado - esboço de uma parceria Brasil-Portugal. Revista Electrônica PESQUISEDUCA, Vol. n.º 7, n.º 14, 309-331.2177-1626http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/550info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:47.171637Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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