Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matta, Isabel
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Rebelo, Sally Franco, Martins, Cátia Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/205
Resumo: Com o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram- -se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação. *****ABSTRACT**** In order to analyse the mediating role of the discursive format in the retention and recall of information among pre-school and primary school children, two studies focusing on a Picasso painting and a trip to the Oceanário were carried out. The results demonstrate the importance of verbalisation of information for posterior recall and show that a narrative framing structure was adequate in both situations because it facilitated the retention of previously verbalised information and the organisation of recall, and did not inhibit the capacity to invent or distract from observation.
id RCAP_9b66d4d1fcd10621224f829ca97ac717
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervençãoVerbalização e recordaçãoNarrativa como organizador cognitivoLinguagem e memóriaVerbalisation and recallNarrative as a cognitive organiserLanguage and memoryCom o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram- -se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação. *****ABSTRACT**** In order to analyse the mediating role of the discursive format in the retention and recall of information among pre-school and primary school children, two studies focusing on a Picasso painting and a trip to the Oceanário were carried out. The results demonstrate the importance of verbalisation of information for posterior recall and show that a narrative framing structure was adequate in both situations because it facilitated the retention of previously verbalised information and the organisation of recall, and did not inhibit the capacity to invent or distract from observation.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMatta, IsabelRebelo, Sally FrancoMartins, Cátia Sofia2010-04-21T12:01:17Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/205porAnálise Psicológica, 22(1), 155-168.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:21Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:18.799421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção
title Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção
spellingShingle Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção
Matta, Isabel
Verbalização e recordação
Narrativa como organizador cognitivo
Linguagem e memória
Verbalisation and recall
Narrative as a cognitive organiser
Language and memory
title_short Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção
title_full Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção
title_fullStr Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção
title_full_unstemmed Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção
title_sort Falar para lembrar: Tipo de discurso e recordação de intervenção
author Matta, Isabel
author_facet Matta, Isabel
Rebelo, Sally Franco
Martins, Cátia Sofia
author_role author
author2 Rebelo, Sally Franco
Martins, Cátia Sofia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Matta, Isabel
Rebelo, Sally Franco
Martins, Cátia Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Verbalização e recordação
Narrativa como organizador cognitivo
Linguagem e memória
Verbalisation and recall
Narrative as a cognitive organiser
Language and memory
topic Verbalização e recordação
Narrativa como organizador cognitivo
Linguagem e memória
Verbalisation and recall
Narrative as a cognitive organiser
Language and memory
description Com o fim de aprofundar o papel mediador do formato discursivo na retenção e recordação de informação de crianças de pré-escolar e 1.º ciclo, realizaram- -se dois estudos a propósito de uma pintura de Picasso e de uma visita ao Oceanário de Lisboa. Os resultados evidenciam a importância da verbalização da informação para posterior recordação e que a estrutura enquadradora do tipo narrativo é adequada nestas duas situações, pois, para além de não inibir a efabulação e capacidade de inventar, não funcionou como distractor na observação e retenção da informação exterior, mas sobretudo, facilitou a retenção da informação previamente verbalizada e organização da recordação. *****ABSTRACT**** In order to analyse the mediating role of the discursive format in the retention and recall of information among pre-school and primary school children, two studies focusing on a Picasso painting and a trip to the Oceanário were carried out. The results demonstrate the importance of verbalisation of information for posterior recall and show that a narrative framing structure was adequate in both situations because it facilitated the retention of previously verbalised information and the organisation of recall, and did not inhibit the capacity to invent or distract from observation.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2004-01-01T00:00:00Z
2010-04-21T12:01:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/205
url http://hdl.handle.net/10400.12/205
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 22(1), 155-168.
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130044131442688