A aprendizagem cooperativa num grupo heterogéneo de jardim de infância: conceções de educadores e futuros educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Patrícia Alexandra Goncalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16533
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling A aprendizagem cooperativa num grupo heterogéneo de jardim de infância: conceções de educadores e futuros educadoresJardim de InfânciaRelatório da Prática Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório espelha um trabalho de reflexão contínuo acerca de todo o percurso realizado numa perspetiva de educadora-estagiária durante a Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), que decorreu num Jardim de Infância (JI), com crianças de idades compreendidas entre os três e os seis anos, desde o dia 17 de outubro de 2022 até 6 de fevereiro de 2023. Dividido em cinco capítulos, e após uma breve introdução enquadradora, o relatório enceta com uma caracterização da ação educativa, que foi fundamental para definir as minhas intenções pedagógicas em relação à equipa pedagógica, às crianças e às famílias, procedendo, de seguida, a uma análise reflexiva e, devidamente fundamentada, da minha intervenção em JI. A investigação, apresentada posteriormente, e definida a partir da problemática identificada em contexto, centra-se na temática da aprendizagem cooperativa num grupo etariamente heterogéneo de JI, tendo sido operacionalizada através de uma abordagem mista, com recurso ao método de estudo de caso e utilizando como técnicas de recolha de informação a observação a consulta documental, entrevistas semiestruturadas, um inquérito por questionário, e, ainda, a recolha de registos fotográficos e notas de campo (registos diários). Com o objetivo de compilar e analisar as conceções dos/as educadores/as de infância, bem como dos/as futuros/as educadores/as de infância, procuro responder às seguintes perguntas: (i) “Como é que os/as educadores/as e os/as futuros/as educadores/as percecionam a cooperação em JI?”; (ii) “Quais os contributos da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento das crianças inseridas num grupo etariamente heterogéneo?” e (iii) “Que estratégias podem ser adotadas na ação pedagógica para fomentar a cooperação entre as crianças?”. Assim, partindo da definição do conceito de cooperação em JI, dos contributos da aprendizagem cooperativa num grupo heterogéneo e do papel do/a educador/a na fomentação da cooperação entre as crianças, foi possível responder às referidas questões de investigação. Genericamente, os resultados obtidos permitiram depreender que a cooperação leva ao desenvolvimento cognitivo das crianças pelas interações próximas que estabelecem no seu quotidiano com os pares, sendo que, quando o grupo é etariamente heterogéneo, ocorrem partilhas e interações mais ricas no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. A encerrar o relatório, apresenta-se, ainda, uma análise reflexiva de todo o percurso desenvolvido, quer em contexto de Creche, quer de JI, e com impacto significativo na minha construção enquanto futura Educadora de Infância.This report reflects on the continuous reflection work on the entire journey undertaken from the perspective of a trainee-educator during the Supervised Professional Practice II (PPS II), which took place in a kindergarten (KI), with children aged between three and six years old, from october 17th, 2022 to february 6th, 2023. Divided into five chapters, and after a brief introductory frame, the report begins with a characterization of the educational action, which was crucial in defining my pedagogical intentions regarding the pedagogical team, the children, and their families, proceeding, then, with a reflective and well-founded analysis of my intervention in the KI. The research, presented subsequently and defined from the identified problem in context, focuses on the theme of cooperative learning in an age-heterogeneous group of KI, being operationalized through a mixed approach, using the case study method and information collection techniques such as observation, documentary consultation, semi-structured interviews, a questionnaire survey, and also collecting photographic records and field notes (daily records). The research, which aimed to compile and analyze the conceptions of childhood educators and future childhood educators, sought to answer the following questions: (i) "How do childhood educators and future childhood educators perceive cooperation in KI?"; (ii) "What are the contributions of cooperative learning in the development of children inserted in an age-heterogeneous group?" and (iii) "What strategies can be adopted in educational action to promote cooperation among children?". Thus, starting from the definition of the concept of cooperation in KI, the contributions of cooperative learning in an age-heterogeneous group, and the role of the educator in promoting cooperation among children, it was possible to answer the research questions. Generally, the results obtained allowed us to infer that cooperation leads to the cognitive development of children through the close interactions they establish in their daily lives with their peers, and when the group is age-heterogeneous, richer interactions and sharing occur in the children's development and learning. Finally, the report concludes with a reflective analysis of the entire development process, both in the context of the Nursery and the KI, and with significant impact on my construction as a future childhood educator.Rodrigues, CarinaRCIPLSoares, Patrícia Alexandra Goncalves2023-10-09T09:45:11Z2023-07-062023-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16533TID:203353153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-11T02:15:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:34:12.526114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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