Recursos didáticos para alunos com NEE ao nível da dislexia: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Jéssica Duarte
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23019
Resumo: A dislexia é um transtorno no desenvolvimento da linguagem, associado a pessoas que apresentam dificuldades no processamento da leitura e da escrita. Estas dificuldades afetam significativamente o rendimento escolar e as atividades do quotidiano. Esta perturbação afeta 600 milhões de pessoas no mundo inteiro. Em Portugal, atinge mais de 5% da população. Com este estudo pretende-se dar uma visão global da problemática da dislexia e criar recursos didáticos adequados, relativos às aulas da disciplina de Biologia e Geologia do 10.º ano. Com o intuito de contextualizar a questão de investigação deste trabalho, “Até que ponto a utilização de Documentos Áudio podem influenciar o processo de aprendizagem de alunos com dislexia? “começa-se por traçar uma panorâmica sobre a dislexia. Perante a questão de investigação, pretende-se alcançar os seguintes objetivos: compreender as dificuldades sentidas pelos alunos com dislexia; conhecer a perceção destes em relação aos procedimentos abordados na escola; compreender de que forma o documento áudio elaborado facilitou o seu processo de aprendizagem e por fim identificar sugestões de recursos didáticos que possam contribuir auxiliar os alunos no seu processo de aprendizagem. O Inquérito por entrevista foi a técnica adotada para a recolha da informação. A entrevista foi respondida por dois indivíduos, alunos da referida disciplina, embora houvesse a ambição de uma amostra mais considerável. Desta forma, necessitam de métodos e estratégias de aprendizagem diferentes, uma vez que as habituais não produzem efeito no seu desenvolvimento. Pelos resultados obtidos, conclui-se que a utilização de documentos áudio pode influenciar, de forma positiva, no processo de ensino e de aprendizagem de alunos disléxicos uma vez que a abordagem multissensorial é a melhor abordagem perante um aluno disléxico.
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