Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/31594 |
Resumo: | Relatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_c9780dc821b826182888cc7f1e23b7e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/31594 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexiaEducação especialNecessidades educativas especiaisDislexiaDificuldades de aprendizagemRelatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente relatório científico-profissional intitulado “Percurso(s) pela inclusão: A reabilitação na dislexia.” apresenta e explicita de forma sumária o percurso profissional desenvolvido na área da educação, principalmente com crianças e jovens em contexto escolar, nomeadamente através de protocolos de cooperação entre uma instituição e um agrupamento de escolas. Numa perspetiva de inclusão educativa e social, o presente documento aborda a evolução da história, dos conceitos e das práticas no âmbito da educação especial e das necessidades educativas especiais em Portugal. O presente documento pretende, ainda, incidir em dificuldades de aprendizagem específicas, tais como a dislexia, no sentido de refletir acerca das metodologias que se têm mostrado mais eficazes na reabilitação deste tipo de dificuldades: o ensino multissensorial, estruturado e cumulativo, direto e explícito, diagnóstico, sintético e analítico, que visam a automatização das competências aprendidasThis scientific-professional report entitled "Path(s) towards inclusion: Rehabilitation in dyslexia." presents and explains in short the professional path developed in the education area, especially with children and youth in school context, through protocols of cooperation between an institution and a school group. Under an educational and social inclusion perspective, this paper deals with the evolution of History, concepts and practices in the field of special education and special educational needs in Portugal. This document also intends to focus on specific learning difficulties such as dyslexia, in order to reflect on the methodologies that have proven to be most effective in the rehabilitation of this kind of difficulties: the multisensory, structured and cumulative teaching, direct and explicit, diagnosis, synthetic and analytical, that aim the automatization of learned skills2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/31594http://hdl.handle.net/10316/31594TID:201442329porAlmeida, Maria Margarida Simões deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/31594Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:43.317903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia |
title |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia |
spellingShingle |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia Almeida, Maria Margarida Simões de Educação especial Necessidades educativas especiais Dislexia Dificuldades de aprendizagem |
title_short |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia |
title_full |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia |
title_fullStr |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia |
title_full_unstemmed |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia |
title_sort |
Percurso(s) pela inclusão: a reabilitação na dislexia |
author |
Almeida, Maria Margarida Simões de |
author_facet |
Almeida, Maria Margarida Simões de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Maria Margarida Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Necessidades educativas especiais Dislexia Dificuldades de aprendizagem |
topic |
Educação especial Necessidades educativas especiais Dislexia Dificuldades de aprendizagem |
description |
Relatório Científico-Profissional do mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/31594 http://hdl.handle.net/10316/31594 TID:201442329 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/31594 |
identifier_str_mv |
TID:201442329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817549918436327424 |