Atualização assimétrica de crenças acerca do comportamento moral dos outros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Maria de Oliveira Aparício
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46955
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
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spelling Atualização assimétrica de crenças acerca do comportamento moral dos outrosCrençasComportamento moralCinismoAssimetriaTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020Apesar de vivermos, em grande parte, rodeados de pessoas que presumivelmente consideramos boas do ponto de vista moral, tendemos a pensar negativamente sobre o comportamento moral da humanidade. De acordo com a literatura em Psicologia Social a respeito dos vieses comparativos, do self-interest e cinismo atribucional e do viés de negatividade, tal parece dever-se ao facto de possuirmos uma propensão: para nos avaliarmos mais positivamente em comparação com os outros (e, em consequência, para avaliarmos os outros mais negativamente em comparação connosco); para atribuir motivações egoístas ao comportamento dos outros (e mesmo quando nos deparamos com comportamentos aparentemente bons, tendemos a reconstruí-los de forma negativa); e para conferir mais peso a informação com valência negativa do que a informação com valência positiva. Recorrendo a um paradigma de atualização de crenças, o presente trabalho vem complementar o conhecimento em torno do fenómeno, ao demonstrar que a manutenção deste cinismo em relação ao comportamento dos outros no domínio moral deve ser, pelo menos em parte, possibilitada por um processo de atualização de crenças assimétrica pessimista. Este processo é caracterizado por uma maior facilidade de assimilação de nova informação negativa ou pessimista acerca do comportamento dos outros do que de nova informação positiva ou otimista e opera particularmente quando as pessoas se deparam com comportamentos imorais, por oposição a morais. Este trabalho replica ainda evidências da existência de um efeito better-than-average (BTA) no domínio moral, mais evidente no caso dos comportamentos imorais do que no caso dos comportamentos morais. A ausência de correlações significativas entre este efeito BTA e o efeito de atualização cínica de crenças não apoia uma abordagem motivacional ao fenómeno. São discutidas potenciais implicações destes resultados para a Psicologia Social e para a sociedade em geral, apontadas limitações do estudo e sugeridas possíveis direções futuras.Even though we largely live surrounded by people we presumably consider good from a moral standpoint, we tend to think negatively about humanity’s moral behavior. According to the literature in Social Psychology regarding comparative biases, self-interest and attributional cynicism and the negativity bias, this appears to be due to the fact that we possess a general propensity: to evaluate ourselves more positively in comparison to others (and, as a result, to evaluate others more negatively in comparison to ourselves); to attribute selfish motives to other people’s behavior (and even when we come across apparently good behavior, we tend to reconstrue it in a negative light); and to give more weight to negatively valanced information than positively valanced information. Using a belief updating paradigm, the present work complements knowledge around this phenomenon, demonstrating that the persistence of this cynicism concerning other people’s behavior in the moral domain should be, at least in part, made possible by a process of pessimistic asymmetric belief updating. This process is defined by an easier assimilation of new negative or pessimistic information regarding other people’s behavior than of new positive or optimistic information and operates particularly when people face immoral, as opposed to moral behavior. This work also replicates evidence of the existence of a better-than-average (BTA) effect in the moral domain, more pronounced in the case of immoral than moral behavior. The absence of significant correlations between this BTA effect and the cynical belief updating effect does not give support to a motivational approach to the phenomenon. Potential implications of these results to Social Psychology and society in general are further discussed, limitations of the study pointed out and possible future directions proposed.Mata, AndréRepositório da Universidade de LisboaMartins, Ana Maria de Oliveira Aparício2021-03-22T11:42:25Z20202020-09-242020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46955TID:202693880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:04.314797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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