Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Mónica da Cunha
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/46945
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
id RCAP_7b637b5ed15b99040b1068f64cff232d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/46945
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticosAuto-eficáciaCrençasEstudantes do ensino secundárioTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020A presente investigação analisa fontes e crenças de autoeficácia, e ainda a influência destas variáveis no contexto académico e social, numa amostra (N= 165) de alunos do 10º ano, com idades entre 14 e 17 anos, que frequentavam uma escola da cidade de Lisboa. Na recolha dos dados foram usados o Inventário de Autoexploração dos Interesses (SDS) (parte das competências), a Escala de Autoeficácia Geral (EAG), o Questionário de dados pessoais, projetos e desempenho escolar e o Questionário de Fontes de Autoeficácia para os Estudantes do Ensino Secundário (QFAEES), sendo estes dois últimos elaborados nesta investigação. Nos resultados, destaca-se a estrutura de três componentes para as fontes de autoeficácia, e a fraca relação entre autoeficácia geral e perceção de competência em domínios vocacionais específicos. É ainda de realçar as relações entre as fontes de estados emocionais e físicos e autoeficácia geral, e entre experiências e sentimentos positivos e persuasão e expetativas com autoeficácia específica. É de salientar as diferenças de género nas crenças gerais e específicas e nas fontes de autoeficácia. Nos dados, é reconhecida a pertinência da família, professores e pares como fontes de autoeficácia geral e específica. Nas conclusões, são abordadas as implicações dos resultados para a intervenção, em contexto educacional.The present investigation analyzes self-efficacy sources and beliefs, as well as the influence of these variables in an academic and social context, in a sample of 10th grade students (N = 165) with ages between 14 and 17 years old, enrolled in a school in Lisbon. To collect data we used the Self-Exploration of Interests Inventory (SDS) (competences), the General Self-Efficacy Scale (EAG), a Personal Data Questionnaire aiming projects and school performance and the Self-Efficiency Sources Questionnaire for High School Students (QFAEES) - Experimental Version, the last two were elaborated during this investigation. In the results, stands out a three-component structure for the self-efficacy sources and a weak relationship between general self-efficacy and perception of competence in specific vocational domain. Another highlight is the relationship between the source of emotional and physical states and general self-efficacy beliefs, and also the positive experiences and feelings with persuasion and expectations in the perception of specific self-efficacy. It is also important to underline the effect of gender on general and specific self-efficacy beliefs and sources. During the discussing the data, the relevance of family, teachers and peers as self-efficacy general and specific sources. The conclusion addresses the implications of the results in an educational intervention.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaDelfino, Mónica da Cunha2021-03-22T10:04:56Z20202020-07-042020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46945TID:202695042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:03.825943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
title Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
spellingShingle Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
Delfino, Mónica da Cunha
Auto-eficácia
Crenças
Estudantes do ensino secundário
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
title_full Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
title_fullStr Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
title_full_unstemmed Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
title_sort Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
author Delfino, Mónica da Cunha
author_facet Delfino, Mónica da Cunha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Mónica da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-eficácia
Crenças
Estudantes do ensino secundário
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Auto-eficácia
Crenças
Estudantes do ensino secundário
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-07-04
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-22T10:04:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/46945
TID:202695042
url http://hdl.handle.net/10451/46945
identifier_str_mv TID:202695042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134536425013248