Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/46945 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020 |
id |
RCAP_7b637b5ed15b99040b1068f64cff232d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/46945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticosAuto-eficáciaCrençasEstudantes do ensino secundárioTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020A presente investigação analisa fontes e crenças de autoeficácia, e ainda a influência destas variáveis no contexto académico e social, numa amostra (N= 165) de alunos do 10º ano, com idades entre 14 e 17 anos, que frequentavam uma escola da cidade de Lisboa. Na recolha dos dados foram usados o Inventário de Autoexploração dos Interesses (SDS) (parte das competências), a Escala de Autoeficácia Geral (EAG), o Questionário de dados pessoais, projetos e desempenho escolar e o Questionário de Fontes de Autoeficácia para os Estudantes do Ensino Secundário (QFAEES), sendo estes dois últimos elaborados nesta investigação. Nos resultados, destaca-se a estrutura de três componentes para as fontes de autoeficácia, e a fraca relação entre autoeficácia geral e perceção de competência em domínios vocacionais específicos. É ainda de realçar as relações entre as fontes de estados emocionais e físicos e autoeficácia geral, e entre experiências e sentimentos positivos e persuasão e expetativas com autoeficácia específica. É de salientar as diferenças de género nas crenças gerais e específicas e nas fontes de autoeficácia. Nos dados, é reconhecida a pertinência da família, professores e pares como fontes de autoeficácia geral e específica. Nas conclusões, são abordadas as implicações dos resultados para a intervenção, em contexto educacional.The present investigation analyzes self-efficacy sources and beliefs, as well as the influence of these variables in an academic and social context, in a sample of 10th grade students (N = 165) with ages between 14 and 17 years old, enrolled in a school in Lisbon. To collect data we used the Self-Exploration of Interests Inventory (SDS) (competences), the General Self-Efficacy Scale (EAG), a Personal Data Questionnaire aiming projects and school performance and the Self-Efficiency Sources Questionnaire for High School Students (QFAEES) - Experimental Version, the last two were elaborated during this investigation. In the results, stands out a three-component structure for the self-efficacy sources and a weak relationship between general self-efficacy and perception of competence in specific vocational domain. Another highlight is the relationship between the source of emotional and physical states and general self-efficacy beliefs, and also the positive experiences and feelings with persuasion and expectations in the perception of specific self-efficacy. It is also important to underline the effect of gender on general and specific self-efficacy beliefs and sources. During the discussing the data, the relevance of family, teachers and peers as self-efficacy general and specific sources. The conclusion addresses the implications of the results in an educational intervention.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaDelfino, Mónica da Cunha2021-03-22T10:04:56Z20202020-07-042020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/46945TID:202695042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/46945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:03.825943Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos |
title |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos |
spellingShingle |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos Delfino, Mónica da Cunha Auto-eficácia Crenças Estudantes do ensino secundário Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos |
title_full |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos |
title_fullStr |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos |
title_full_unstemmed |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos |
title_sort |
Crenças e fontes de autoeficácia em estudantes do 10º ano de cursos científico-humanísticos |
author |
Delfino, Mónica da Cunha |
author_facet |
Delfino, Mónica da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Odília, 1957- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delfino, Mónica da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-eficácia Crenças Estudantes do ensino secundário Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Auto-eficácia Crenças Estudantes do ensino secundário Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-07-04 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-22T10:04:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/46945 TID:202695042 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/46945 |
identifier_str_mv |
TID:202695042 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134536425013248 |