Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Teresa Maia de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Roberto, Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38444
Resumo: No contexto da globalização dos negócios e da ênfase dada às relações Portugal‑China, afigura-se como pertinente o estudo do processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais entre Portugal e a China, é importante perceber quais as necessidades de comunicação específicas e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. É feita uma apresentação das relações entre os dois países, o processo de comunicação no contexto empresarial internacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de quatro casos de estudo de empresas da região de Aveiro é feita uma análise à realidade da comunicação entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando processos, dificuldades e desafios sentidos, bem como as estratégias adotadas para a superação dos obstáculos comunicativos.
id RCAP_9b7d2a127a43660fd9b8b35e06ea57e0
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/38444
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de AveiroComunicaçãoCulturaChinaAnálise de necessidadesNo contexto da globalização dos negócios e da ênfase dada às relações Portugal‑China, afigura-se como pertinente o estudo do processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais entre Portugal e a China, é importante perceber quais as necessidades de comunicação específicas e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. É feita uma apresentação das relações entre os dois países, o processo de comunicação no contexto empresarial internacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de quatro casos de estudo de empresas da região de Aveiro é feita uma análise à realidade da comunicação entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando processos, dificuldades e desafios sentidos, bem como as estratégias adotadas para a superação dos obstáculos comunicativos.In the context of business globalization and the focus on Portugal-China relations, the study of the communication process between Portuguese and Chinese companies is increasingly relevant. Due to the cultural differences between Portugal and China, it is important to understand specific communication needs and the measures companies are willing to implement in order to establish business relations supported by a conscientious and effective intercultural communication.We briefly introduce the relationship between both countries, the communication process in an international business context and the needs analysis that refers to this kind of communication. It is also necessary to understand the concept of culture and its interdependence with the communication phenomenon, highlighting the importance of intercultural communication for the success of businesses.Through four case studies of companies in the Aveiro region we analyse the reality of communication between Portuguese companies and its Chinese counterparts, putting in evidence the processes, difficulties and challenges encountered, as well as the strategies adopted to overcome communication obstacles.UA Editora2023-07-10T09:06:10Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38444por0870-154710.34624/rual.v0i4.7907Almeida, Ana Teresa Maia deRoberto, Maria Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:04Zoai:ria.ua.pt:10773/38444Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:54.172253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro
title Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro
spellingShingle Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro
Almeida, Ana Teresa Maia de
Comunicação
Cultura
China
Análise de necessidades
title_short Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro
title_full Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro
title_fullStr Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro
title_full_unstemmed Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro
title_sort Comunicar com a China: estratégias adotadas por empresas da região de Aveiro
author Almeida, Ana Teresa Maia de
author_facet Almeida, Ana Teresa Maia de
Roberto, Maria Teresa
author_role author
author2 Roberto, Maria Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Teresa Maia de
Roberto, Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Cultura
China
Análise de necessidades
topic Comunicação
Cultura
China
Análise de necessidades
description No contexto da globalização dos negócios e da ênfase dada às relações Portugal‑China, afigura-se como pertinente o estudo do processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais entre Portugal e a China, é importante perceber quais as necessidades de comunicação específicas e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. É feita uma apresentação das relações entre os dois países, o processo de comunicação no contexto empresarial internacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de quatro casos de estudo de empresas da região de Aveiro é feita uma análise à realidade da comunicação entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando processos, dificuldades e desafios sentidos, bem como as estratégias adotadas para a superação dos obstáculos comunicativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01
2023-07-10T09:06:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/38444
url http://hdl.handle.net/10773/38444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-1547
10.34624/rual.v0i4.7907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137741019021312