Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Teresa Maia de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2786
Resumo: No actual contexto de globalização das transacções comerciais esta dissertação tem como objectivo estudar o processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais patentes entre Portugal e a China é importante perceber quais as necessidades específicas de comunicação existentes e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. Procura elucidar-se como se desenrola o processo de comunicação, as suas barreiras, a comunicação específica do contexto organizacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Como componente essencial da comunicação entre dois países diferentes, pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de questionários e entrevistas a várias empresas da região de Aveiro, é feita uma análise à realidade da comunicação intercultural entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando que, apesar de haver consciência da importância fulcral das competências interculturais, na generalidade, não há um pensamento estratégico a priori, que deriva da falta de informação, de oferta formativa e de apoios institucionais sentida pelas empresas portuguesas. ABSTRACT: In today’s globalized commercial exchange context, this dissertation aims at studying the communication process between Portuguese and Chinese companies. Due to the cultural differences between Portugal and China it is important to understand specific communication needs and the measures companies are willing to implement in order to establish business relations supported by a conscientious and effective intercultural communication. It is important to understand the functioning of the communication process, its barriers, the specific organizational communication and the needs analysis that refers to this kind of communication. As an essential component of the communication between two countries, it is also relevant to understand the concept of culture and its interdependence with the communication phenomenon, highlighting the importance of intercultural communication to the success of businesses. Through questionnaires and interviews conducted in several companies of the Aveiro region, we analyse the reality of intercultural communication between Portuguese companies and its Chinese counterparts. Despite being aware of the key importance of intercultural competences, generally there is not a prior strategic planning, which derives from the lack of information, of training opportunities and institutional support felt by the Portuguese companies.
id RCAP_9f1193599caa00c7c7ea3b65ac8f4210
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2786
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de AveiroComunicação internacionalMercado internacionalRelações comerciaisRelações Portugal-ChinaComunicação interculturalNo actual contexto de globalização das transacções comerciais esta dissertação tem como objectivo estudar o processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais patentes entre Portugal e a China é importante perceber quais as necessidades específicas de comunicação existentes e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. Procura elucidar-se como se desenrola o processo de comunicação, as suas barreiras, a comunicação específica do contexto organizacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Como componente essencial da comunicação entre dois países diferentes, pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de questionários e entrevistas a várias empresas da região de Aveiro, é feita uma análise à realidade da comunicação intercultural entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando que, apesar de haver consciência da importância fulcral das competências interculturais, na generalidade, não há um pensamento estratégico a priori, que deriva da falta de informação, de oferta formativa e de apoios institucionais sentida pelas empresas portuguesas. ABSTRACT: In today’s globalized commercial exchange context, this dissertation aims at studying the communication process between Portuguese and Chinese companies. Due to the cultural differences between Portugal and China it is important to understand specific communication needs and the measures companies are willing to implement in order to establish business relations supported by a conscientious and effective intercultural communication. It is important to understand the functioning of the communication process, its barriers, the specific organizational communication and the needs analysis that refers to this kind of communication. As an essential component of the communication between two countries, it is also relevant to understand the concept of culture and its interdependence with the communication phenomenon, highlighting the importance of intercultural communication to the success of businesses. Through questionnaires and interviews conducted in several companies of the Aveiro region, we analyse the reality of intercultural communication between Portuguese companies and its Chinese counterparts. Despite being aware of the key importance of intercultural competences, generally there is not a prior strategic planning, which derives from the lack of information, of training opportunities and institutional support felt by the Portuguese companies.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:28:10Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2786porAlmeida, Ana Teresa Maia deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:08Zoai:ria.ua.pt:10773/2786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:08.387345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
title Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
spellingShingle Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
Almeida, Ana Teresa Maia de
Comunicação internacional
Mercado internacional
Relações comerciais
Relações Portugal-China
Comunicação intercultural
title_short Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
title_full Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
title_fullStr Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
title_full_unstemmed Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
title_sort Comunicar com a China : estratégias adoptadas por empresas da região de Aveiro
author Almeida, Ana Teresa Maia de
author_facet Almeida, Ana Teresa Maia de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Teresa Maia de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação internacional
Mercado internacional
Relações comerciais
Relações Portugal-China
Comunicação intercultural
topic Comunicação internacional
Mercado internacional
Relações comerciais
Relações Portugal-China
Comunicação intercultural
description No actual contexto de globalização das transacções comerciais esta dissertação tem como objectivo estudar o processo de comunicação entre empresas portuguesas e empresas chinesas. Devido às diferenças culturais patentes entre Portugal e a China é importante perceber quais as necessidades específicas de comunicação existentes e quais as medidas que as empresas estão dispostas a implementar para dar resposta a essas necessidades, de forma a estabelecerem relações de negócios apoiadas na comunicação intercultural consciente e eficaz. Procura elucidar-se como se desenrola o processo de comunicação, as suas barreiras, a comunicação específica do contexto organizacional e a análise de necessidades referentes a este tipo de comunicação. Como componente essencial da comunicação entre dois países diferentes, pretende-se também entender o conceito de cultura e a sua interdependência com o fenómeno da comunicação, pondo em relevo a importância da comunicação intercultural para o sucesso das empresas. Através de questionários e entrevistas a várias empresas da região de Aveiro, é feita uma análise à realidade da comunicação intercultural entre empresas portuguesas e os seus parceiros chineses, denotando que, apesar de haver consciência da importância fulcral das competências interculturais, na generalidade, não há um pensamento estratégico a priori, que deriva da falta de informação, de oferta formativa e de apoios institucionais sentida pelas empresas portuguesas. ABSTRACT: In today’s globalized commercial exchange context, this dissertation aims at studying the communication process between Portuguese and Chinese companies. Due to the cultural differences between Portugal and China it is important to understand specific communication needs and the measures companies are willing to implement in order to establish business relations supported by a conscientious and effective intercultural communication. It is important to understand the functioning of the communication process, its barriers, the specific organizational communication and the needs analysis that refers to this kind of communication. As an essential component of the communication between two countries, it is also relevant to understand the concept of culture and its interdependence with the communication phenomenon, highlighting the importance of intercultural communication to the success of businesses. Through questionnaires and interviews conducted in several companies of the Aveiro region, we analyse the reality of intercultural communication between Portuguese companies and its Chinese counterparts. Despite being aware of the key importance of intercultural competences, generally there is not a prior strategic planning, which derives from the lack of information, of training opportunities and institutional support felt by the Portuguese companies.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T14:28:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2786
url http://hdl.handle.net/10773/2786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137459834978304