Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/8574 |
Resumo: | Os podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pretendeu-se aquilatar da aceitação dos alunos pelos podcasts, nomeadamente no que concerne ao seu tipo e duração, bem como o uso de tecnologias móveis para ouvirem os podcasts, e quais os locais e os momentos do dia preferenciais para a sua audição. Os dados obtidos indicam a aceitação dos podcasts pelos alunos, preferindo estes audições de curta duração, que ouvem sobretudo em casa durante a tarde ou à noite. Os alunos mostraram-se receptivos a que outras unidades curriculares integrassem podcasts, indicando os tipos a usar. |
id |
RCAP_9b7d32ab59602352f4d860dd954a6c04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8574 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunosIntegration of podcasts with undergraduate and graduate students and their reactionsPodcastEnsino universitárioReacções dos alunosReacções dos professoresDispositivos móveisWeb 2.0Blended-learningMobile devicesOs podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pretendeu-se aquilatar da aceitação dos alunos pelos podcasts, nomeadamente no que concerne ao seu tipo e duração, bem como o uso de tecnologias móveis para ouvirem os podcasts, e quais os locais e os momentos do dia preferenciais para a sua audição. Os dados obtidos indicam a aceitação dos podcasts pelos alunos, preferindo estes audições de curta duração, que ouvem sobretudo em casa durante a tarde ou à noite. Os alunos mostraram-se receptivos a que outras unidades curriculares integrassem podcasts, indicando os tipos a usar.Podcasts, a web 2.0 tool, have been used at different levels, including higher education. Our study was conducted at the University of Minho, in Portugal, with undergraduate and graduate students. Three teachers from three different faculties participated in this study. They used different types of podcasts and with a different length. We analyzed students’ acceptance and use of podcasts, namely its type and length, as well as the mobile technology used to listen to them, and the preferred places and moments of the day. Results show that students accept the podcasts, and they prefer short podcasts that they listen to at home and in the afternoon or at night. Students consider the possibility of listening to podcast in other courses, suggesting types of podcasts they were interested in.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - PTDC/CED/70751/2006.Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)Universidade do MinhoCarvalho, Ana Amélia AmorimAguiar, CristinaCabecinhas, RosaCarvalho, Carla Joana20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/8574porCARVALHO, Ana Amélia Amorim [et al.] - Integração de podcasts no ensino universitário : reacções dos alunos. “Prisma.com” [Em linha]. 6 (2008) 50-74. [Consult. 14 Jan. 2009]. Disponível em http://prisma.cetac.up.pt/. ISSN 1646-3153.1646-3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:12.611703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos Integration of podcasts with undergraduate and graduate students and their reactions |
title |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos |
spellingShingle |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos Carvalho, Ana Amélia Amorim Podcast Ensino universitário Reacções dos alunos Reacções dos professores Dispositivos móveis Web 2.0 Blended-learning Mobile devices |
title_short |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos |
title_full |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos |
title_fullStr |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos |
title_full_unstemmed |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos |
title_sort |
Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos |
author |
Carvalho, Ana Amélia Amorim |
author_facet |
Carvalho, Ana Amélia Amorim Aguiar, Cristina Cabecinhas, Rosa Carvalho, Carla Joana |
author_role |
author |
author2 |
Aguiar, Cristina Cabecinhas, Rosa Carvalho, Carla Joana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Ana Amélia Amorim Aguiar, Cristina Cabecinhas, Rosa Carvalho, Carla Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Podcast Ensino universitário Reacções dos alunos Reacções dos professores Dispositivos móveis Web 2.0 Blended-learning Mobile devices |
topic |
Podcast Ensino universitário Reacções dos alunos Reacções dos professores Dispositivos móveis Web 2.0 Blended-learning Mobile devices |
description |
Os podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pretendeu-se aquilatar da aceitação dos alunos pelos podcasts, nomeadamente no que concerne ao seu tipo e duração, bem como o uso de tecnologias móveis para ouvirem os podcasts, e quais os locais e os momentos do dia preferenciais para a sua audição. Os dados obtidos indicam a aceitação dos podcasts pelos alunos, preferindo estes audições de curta duração, que ouvem sobretudo em casa durante a tarde ou à noite. Os alunos mostraram-se receptivos a que outras unidades curriculares integrassem podcasts, indicando os tipos a usar. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/8574 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/8574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
CARVALHO, Ana Amélia Amorim [et al.] - Integração de podcasts no ensino universitário : reacções dos alunos. “Prisma.com” [Em linha]. 6 (2008) 50-74. [Consult. 14 Jan. 2009]. Disponível em http://prisma.cetac.up.pt/. ISSN 1646-3153. 1646-3153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132543809748992 |