Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Amélia Amorim
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Aguiar, Cristina, Cabecinhas, Rosa, Carvalho, Carla Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/8574
Resumo: Os podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pretendeu-se aquilatar da aceitação dos alunos pelos podcasts, nomeadamente no que concerne ao seu tipo e duração, bem como o uso de tecnologias móveis para ouvirem os podcasts, e quais os locais e os momentos do dia preferenciais para a sua audição. Os dados obtidos indicam a aceitação dos podcasts pelos alunos, preferindo estes audições de curta duração, que ouvem sobretudo em casa durante a tarde ou à noite. Os alunos mostraram-se receptivos a que outras unidades curriculares integrassem podcasts, indicando os tipos a usar.
id RCAP_9b7d32ab59602352f4d860dd954a6c04
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunosIntegration of podcasts with undergraduate and graduate students and their reactionsPodcastEnsino universitárioReacções dos alunosReacções dos professoresDispositivos móveisWeb 2.0Blended-learningMobile devicesOs podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pretendeu-se aquilatar da aceitação dos alunos pelos podcasts, nomeadamente no que concerne ao seu tipo e duração, bem como o uso de tecnologias móveis para ouvirem os podcasts, e quais os locais e os momentos do dia preferenciais para a sua audição. Os dados obtidos indicam a aceitação dos podcasts pelos alunos, preferindo estes audições de curta duração, que ouvem sobretudo em casa durante a tarde ou à noite. Os alunos mostraram-se receptivos a que outras unidades curriculares integrassem podcasts, indicando os tipos a usar.Podcasts, a web 2.0 tool, have been used at different levels, including higher education. Our study was conducted at the University of Minho, in Portugal, with undergraduate and graduate students. Three teachers from three different faculties participated in this study. They used different types of podcasts and with a different length. We analyzed students’ acceptance and use of podcasts, namely its type and length, as well as the mobile technology used to listen to them, and the preferred places and moments of the day. Results show that students accept the podcasts, and they prefer short podcasts that they listen to at home and in the afternoon or at night. Students consider the possibility of listening to podcast in other courses, suggesting types of podcasts they were interested in.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - PTDC/CED/70751/2006.Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)Universidade do MinhoCarvalho, Ana Amélia AmorimAguiar, CristinaCabecinhas, RosaCarvalho, Carla Joana20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/8574porCARVALHO, Ana Amélia Amorim [et al.] - Integração de podcasts no ensino universitário : reacções dos alunos. “Prisma.com” [Em linha]. 6 (2008) 50-74. [Consult. 14 Jan. 2009]. Disponível em http://prisma.cetac.up.pt/. ISSN 1646-3153.1646-3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:12.611703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
Integration of podcasts with undergraduate and graduate students and their reactions
title Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
spellingShingle Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
Carvalho, Ana Amélia Amorim
Podcast
Ensino universitário
Reacções dos alunos
Reacções dos professores
Dispositivos móveis
Web 2.0
Blended-learning
Mobile devices
title_short Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
title_full Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
title_fullStr Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
title_full_unstemmed Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
title_sort Integração de podcasts no ensino universitário: reacções dos alunos
author Carvalho, Ana Amélia Amorim
author_facet Carvalho, Ana Amélia Amorim
Aguiar, Cristina
Cabecinhas, Rosa
Carvalho, Carla Joana
author_role author
author2 Aguiar, Cristina
Cabecinhas, Rosa
Carvalho, Carla Joana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Amélia Amorim
Aguiar, Cristina
Cabecinhas, Rosa
Carvalho, Carla Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Podcast
Ensino universitário
Reacções dos alunos
Reacções dos professores
Dispositivos móveis
Web 2.0
Blended-learning
Mobile devices
topic Podcast
Ensino universitário
Reacções dos alunos
Reacções dos professores
Dispositivos móveis
Web 2.0
Blended-learning
Mobile devices
description Os podcasts, uma ferramenta da Web 2.0, têm vindo a ser integrados no ensino como forma de apoio à aprendizagem. Alguns estudos têm sido realizados em universidades abordando as utilizações dos podcasts. O estudo apresentado foi realizado na Universidade do Minho, com alunos de licenciatura e de mestrado, e envolveu docentes de três escolas que utilizaram podcasts de diferentes tipos e de duração variável. Pretendeu-se aquilatar da aceitação dos alunos pelos podcasts, nomeadamente no que concerne ao seu tipo e duração, bem como o uso de tecnologias móveis para ouvirem os podcasts, e quais os locais e os momentos do dia preferenciais para a sua audição. Os dados obtidos indicam a aceitação dos podcasts pelos alunos, preferindo estes audições de curta duração, que ouvem sobretudo em casa durante a tarde ou à noite. Os alunos mostraram-se receptivos a que outras unidades curriculares integrassem podcasts, indicando os tipos a usar.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/8574
url https://hdl.handle.net/1822/8574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CARVALHO, Ana Amélia Amorim [et al.] - Integração de podcasts no ensino universitário : reacções dos alunos. “Prisma.com” [Em linha]. 6 (2008) 50-74. [Consult. 14 Jan. 2009]. Disponível em http://prisma.cetac.up.pt/. ISSN 1646-3153.
1646-3153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto. Centro de Investigação em Comunicação, Informação e Cultura Digital (CIC.Digital Porto)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132543809748992