Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontes, Duarte Sarmento de Sousa Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/25465
Resumo: Este estudo enquadra-se no terreno das antropologias que situam a determinação essencial do humano na relação com qualquer coisa absoluta (superlativa, insuperável) e vêem cada ser humano como essencialmente o projecto de qualquer coisa dessa natureza. Considera-se em particular a doutrina augustiana da imago Dei e procura-se identificar a) as suas múltiplas ‘fontes’, b) a sua estrutura formal, c) as suas componentes e a forma como se articulam entre si – muito em especial, a ligação entre imago Dei, capacitas Dei e notitia Dei, e ainda d) o complexo de fenómenos invocados por Santo Agostinho para sustentar a sua tese sobre a imago Dei como determinação essencial do humano. Também se procura mostrar como a doutrina da imago Dei é tanto uma tese ‘teológica’ quanto uma tese puramente ‘imanente’ sobre a forma como cada ser humano está marcado por uma relação constitutiva e permanente com a projecção formal de um superlativo absoluto. Na sequência desta análise preliminar, presta-se especial atenção a dois pontos. Por um lado, estuda-se a relação entre a doutrina da imago Dei e a análise augustiniana do fenómeno do saber não declarado – que permite que a notitia Dei possa parecer tudo menos uma notícia que sempre temos e que sempre está decisivamente a moldar a forma como somos. Por outro lado, foca-se a reversibilidade da imago Dei, em virtude da qual esta assume duas formas: a) a de uma tensão autocentrada para a superlativação de cada ser humano – em que o superlativo está ao serviço de quem o procura – e b) a de uma secundarização de cada ser humano relativamente ao superlativo que procura – quando o descobrimento deste último assume um carácter tal que inviabiliza a sua redução a um meio ou instrumento de quem o procura e transforma radicalmente a sua própria autocompreensão.
id RCAP_9b7f035896019c6f640e55fea56302cd
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/25465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinhoimago DeiNotitia DeiConfusãoReversibilidadeReversibilityConfusionDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoEste estudo enquadra-se no terreno das antropologias que situam a determinação essencial do humano na relação com qualquer coisa absoluta (superlativa, insuperável) e vêem cada ser humano como essencialmente o projecto de qualquer coisa dessa natureza. Considera-se em particular a doutrina augustiana da imago Dei e procura-se identificar a) as suas múltiplas ‘fontes’, b) a sua estrutura formal, c) as suas componentes e a forma como se articulam entre si – muito em especial, a ligação entre imago Dei, capacitas Dei e notitia Dei, e ainda d) o complexo de fenómenos invocados por Santo Agostinho para sustentar a sua tese sobre a imago Dei como determinação essencial do humano. Também se procura mostrar como a doutrina da imago Dei é tanto uma tese ‘teológica’ quanto uma tese puramente ‘imanente’ sobre a forma como cada ser humano está marcado por uma relação constitutiva e permanente com a projecção formal de um superlativo absoluto. Na sequência desta análise preliminar, presta-se especial atenção a dois pontos. Por um lado, estuda-se a relação entre a doutrina da imago Dei e a análise augustiniana do fenómeno do saber não declarado – que permite que a notitia Dei possa parecer tudo menos uma notícia que sempre temos e que sempre está decisivamente a moldar a forma como somos. Por outro lado, foca-se a reversibilidade da imago Dei, em virtude da qual esta assume duas formas: a) a de uma tensão autocentrada para a superlativação de cada ser humano – em que o superlativo está ao serviço de quem o procura – e b) a de uma secundarização de cada ser humano relativamente ao superlativo que procura – quando o descobrimento deste último assume um carácter tal que inviabiliza a sua redução a um meio ou instrumento de quem o procura e transforma radicalmente a sua própria autocompreensão.This study lies within the field of the anthropologies which situate the human being’s es- sential determination in the relation with something absolute (superlative, insurmountable) and understand each human being essentially as the project of something of that nature. We consider in particular the augustinian doctrine of the imago Dei and try to identify a) its multiple ‘sources’, b) its formal structure, c) its components and the way they articulate – especially, the connection between imago Dei, capacitas Dei and notitia Dei, and d) the complex of phenomena invoked by Augustine to hold his thesis about the imago Dei as the essential determination of the human. We also try to show how the doctrine of the imago Dei is a ‘theological’ thesis as much as a purely ‘immanent’ thesis about the way each human being is coined by a constitutive and permanent relation with the formal projection of an absolute superlative. In the sequence of such a preliminary analysis, we pay special attention to two points. On the one hand, we study the relation between the doctrine of the imago Dei and the augustinian analysis of the phenomenon of the undeclared knowledge – which allows the notitia Dei to look like everything except an idea we always have and which is crucially coining the way we are. On the other hand, we focus the reversibility of the imago Dei, as a result of which it assumes two forms: a) one of a self-centered tension to the maximization of each human being – in which case the superlative is a tool in the service of the one who seeks it – and b) one of a subordination of each human being to the superlative he seeks – when the discovery of the latter assumes such a character that prevents its reduction to a means or instrument of the one who seeks it and radically transforms his own self-understanding.RUNFontes, Duarte Sarmento de Sousa Machado2017-11-17T12:01:42Z2017-10-182017-07-032017-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/25465TID:201745518porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:13:24Zoai:run.unl.pt:10362/25465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:28:17.495876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho
title Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho
spellingShingle Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho
Fontes, Duarte Sarmento de Sousa Machado
imago Dei
Notitia Dei
Confusão
Reversibilidade
Reversibility
Confusion
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho
title_full Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho
title_fullStr Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho
title_full_unstemmed Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho
title_sort Reversibilidade da imago Dei em Santo Agostinho
author Fontes, Duarte Sarmento de Sousa Machado
author_facet Fontes, Duarte Sarmento de Sousa Machado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontes, Duarte Sarmento de Sousa Machado
dc.subject.por.fl_str_mv imago Dei
Notitia Dei
Confusão
Reversibilidade
Reversibility
Confusion
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic imago Dei
Notitia Dei
Confusão
Reversibilidade
Reversibility
Confusion
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Este estudo enquadra-se no terreno das antropologias que situam a determinação essencial do humano na relação com qualquer coisa absoluta (superlativa, insuperável) e vêem cada ser humano como essencialmente o projecto de qualquer coisa dessa natureza. Considera-se em particular a doutrina augustiana da imago Dei e procura-se identificar a) as suas múltiplas ‘fontes’, b) a sua estrutura formal, c) as suas componentes e a forma como se articulam entre si – muito em especial, a ligação entre imago Dei, capacitas Dei e notitia Dei, e ainda d) o complexo de fenómenos invocados por Santo Agostinho para sustentar a sua tese sobre a imago Dei como determinação essencial do humano. Também se procura mostrar como a doutrina da imago Dei é tanto uma tese ‘teológica’ quanto uma tese puramente ‘imanente’ sobre a forma como cada ser humano está marcado por uma relação constitutiva e permanente com a projecção formal de um superlativo absoluto. Na sequência desta análise preliminar, presta-se especial atenção a dois pontos. Por um lado, estuda-se a relação entre a doutrina da imago Dei e a análise augustiniana do fenómeno do saber não declarado – que permite que a notitia Dei possa parecer tudo menos uma notícia que sempre temos e que sempre está decisivamente a moldar a forma como somos. Por outro lado, foca-se a reversibilidade da imago Dei, em virtude da qual esta assume duas formas: a) a de uma tensão autocentrada para a superlativação de cada ser humano – em que o superlativo está ao serviço de quem o procura – e b) a de uma secundarização de cada ser humano relativamente ao superlativo que procura – quando o descobrimento deste último assume um carácter tal que inviabiliza a sua redução a um meio ou instrumento de quem o procura e transforma radicalmente a sua própria autocompreensão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T12:01:42Z
2017-10-18
2017-07-03
2017-10-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/25465
TID:201745518
url http://hdl.handle.net/10362/25465
identifier_str_mv TID:201745518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137909136162816