A cor na formação do designer
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/5985 |
Resumo: | Tese de Mestrado em Cor. |
id |
RCAP_9b8c4e6398e0c4261544eaad1026c7b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/5985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A cor na formação do designerCorEducaçãoDesignConhecimento da corPercepçãoInteracções cromáticasColourEducationColour knowledgePerceptionChromatic interactionsTese de Mestrado em Cor.O objectivo desta investigação é o de estabelecer o conhecimento de cor necessário ao exercício do design, devendo ser incluído nos seus programas do ensino. Para atingir esse fim foi realizada uma extensa pesquisa bibliográfica sobre todos os aspectos da cor, assim como um conjunto de técnicas de recolha e análise de dados. Um grupo seleccionado de especialistas da cor deu a sua opinião sobre programas de ensino relacionados com a cor. Fez-se um inquérito, aos estudantes de duas instituições que ministram cursos de design: Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) e Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), para avaliar o seu conhecimento sobre cor. As conclusões da investigação definiram como relevante o conhecimento da temática seguinte para o ensino e prática do design: ▪ Teorias da cor, abordadas como suporte histórico para uma melhor compreensão do fenómeno da cor. ▪ Mecanismo da visão da cor, com o desenvolvimento suficiente para transmitir a noção do modo como o ser humano percebe a cor. ▪ Percepção e Interacção da cor, incluindo luz e pigmento, as suas características e complementaridade, os modos de percepção da cor e a influência do meio ambiente. ▪ Os efeitos psicofisiológicos da cor, e o simbolismo da cor, que conduzem a uma maior consciência da interpretação da cor. ▪ Os diferentes sistemas de colorimetria, usados habitualmente no design, e as diferentes aplicações da cor no design que produzem equilíbrio, ênfase, e ritmo.Faculdade de Arquitetura de LisboaSantos, Maria João de Carvalho Durão dosRepositório da Universidade de LisboaGamito, Margarida Maria Allen2013-09-23T13:40:14Z2005-112005-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/5985porGAMITO, Margarida Maria Allen - A cor na formação do designer. Lisboa : FA, 2005. Tese de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:36:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/5985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:23.658880Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cor na formação do designer |
title |
A cor na formação do designer |
spellingShingle |
A cor na formação do designer Gamito, Margarida Maria Allen Cor Educação Design Conhecimento da cor Percepção Interacções cromáticas Colour Education Colour knowledge Perception Chromatic interactions |
title_short |
A cor na formação do designer |
title_full |
A cor na formação do designer |
title_fullStr |
A cor na formação do designer |
title_full_unstemmed |
A cor na formação do designer |
title_sort |
A cor na formação do designer |
author |
Gamito, Margarida Maria Allen |
author_facet |
Gamito, Margarida Maria Allen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Maria João de Carvalho Durão dos Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gamito, Margarida Maria Allen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cor Educação Design Conhecimento da cor Percepção Interacções cromáticas Colour Education Colour knowledge Perception Chromatic interactions |
topic |
Cor Educação Design Conhecimento da cor Percepção Interacções cromáticas Colour Education Colour knowledge Perception Chromatic interactions |
description |
Tese de Mestrado em Cor. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-11 2005-11-01T00:00:00Z 2013-09-23T13:40:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/5985 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/5985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GAMITO, Margarida Maria Allen - A cor na formação do designer. Lisboa : FA, 2005. Tese de Mestrado. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Arquitetura de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131009478819840 |