O sistema das nove cores na reintegração cromática de bens culturais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34102 |
Resumo: | A seleção das cores mais adequadas para realizar uma reintegração cromática não é normalmente uma questão fácil de resolver. Para utilizar uma paleta restrita, muitos conservadores-restauradores optam por usar as três cores primárias, percebendo a curto prazo que cada fabricante tem as suas cores primárias e que com cada conjunto de três cores-pigmento se obtêm uma gama limitada de tons. Normalmente, segundo a obra, são necessários matizes adicionais para obter tons fora desta gama. O objectivo deste estudo é fazer um levantamento dos conceitos da teoria da cor e propor um sistema alternativo, constituído por nove cores, dois amarelos, dois azuis, dois vermelhos, pelo branco, preto e ainda pela terra de sombra queimada. Nos diversos exercícios demonstrativos recorreu-se às aguarelas Artist´s Watercolours da marca inglesa Winsor&Newton. |
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O sistema das nove cores na reintegração cromática de bens culturaisThe system of nine colours for the retouching of cultural heritageReintegração cromáticaCorNove coresTendências tonaisAguarelasWinsor&NewtonColourColour biasNine coloursRetouchingWatercoloursA seleção das cores mais adequadas para realizar uma reintegração cromática não é normalmente uma questão fácil de resolver. Para utilizar uma paleta restrita, muitos conservadores-restauradores optam por usar as três cores primárias, percebendo a curto prazo que cada fabricante tem as suas cores primárias e que com cada conjunto de três cores-pigmento se obtêm uma gama limitada de tons. Normalmente, segundo a obra, são necessários matizes adicionais para obter tons fora desta gama. O objectivo deste estudo é fazer um levantamento dos conceitos da teoria da cor e propor um sistema alternativo, constituído por nove cores, dois amarelos, dois azuis, dois vermelhos, pelo branco, preto e ainda pela terra de sombra queimada. Nos diversos exercícios demonstrativos recorreu-se às aguarelas Artist´s Watercolours da marca inglesa Winsor&Newton.The selection of the most suitable colours for retouching practice is usually not an easy matter to settle. In order to use a restricted palette, many conservators choose to use the three primary colours, realizing in short term that each paint brand has its own primary colours and that, with each set of three colour-pigments, only a limited range of tones is obtained; additional tints are normally required for tones outside this range. The aims of this study is to undertake a survey of colour theory concepts and to propose an alternative system, based on nine colours: two yellows, two blues, two reds, one white, one black and burnt umber, using the Artist's Watercolours from Winsor&Newton.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBailão, Ana2021-07-06T19:56:55Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34102por1989-856810.37558/gec.v5i0.17184894362224info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:35.538706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A seleção das cores mais adequadas para realizar uma reintegração cromática não é normalmente uma questão fácil de resolver. Para utilizar uma paleta restrita, muitos conservadores-restauradores optam por usar as três cores primárias, percebendo a curto prazo que cada fabricante tem as suas cores primárias e que com cada conjunto de três cores-pigmento se obtêm uma gama limitada de tons. Normalmente, segundo a obra, são necessários matizes adicionais para obter tons fora desta gama. O objectivo deste estudo é fazer um levantamento dos conceitos da teoria da cor e propor um sistema alternativo, constituído por nove cores, dois amarelos, dois azuis, dois vermelhos, pelo branco, preto e ainda pela terra de sombra queimada. Nos diversos exercícios demonstrativos recorreu-se às aguarelas Artist´s Watercolours da marca inglesa Winsor&Newton. |
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