O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12980 |
Resumo: | O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação para a Saúde, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde e Escola Superior de Educação de Coimbra, com o objectivo de contribuir para a definição do papel do educador para a saúde na redução de riscos e minimização de danos e, ao mesmo tempo, apoiar os toxicodependentes na construção de um estilo de vida saudável e contribuir para a melhoria da sua autoestima. A acção foi implementada junto de dezasseis utentes da “Equipa de Rua Reduz”, da Caritas Diocesana de Coimbra, sobretudo toxicodependentes, trabalhadores do sexo, sem-abrigo, mas também outras vítimas de exclusão social, que voluntariamente participaram nas actividades propostas. Foram realizadas acções de promoção da saúde física, sobre os seguintes temas: cuidados de higiene e alimentação, prestação de assistência em caso de overdose e prevenção de doenças oncológicas. Procurou-se ainda melhorar a autoconfiança dos participantes através da terapia pela arte e aproximar os toxicodependentes da comunidade envolvente através da limpeza dos locais de consumo. As actividades foram avaliadas através de inquéritos por questionário e conversas informais com os adictos. No processo de avaliação foi possível verificar a alteração de alguns comportamentos, cumprindo objectivos, bem como observar a satisfação dos utentes com a sua participação activa nas actividades. Foram ainda aplicadas entrevistas a membros da “Equipa Reduz”, que contribuíram, embora não na medida desejada, para identificar as funções do educador para a saúde numa equipa de redução de danos. Para além do trabalho já realizado por estas instituições, de sensibilização para prevenção de doenças infecciosas, o educador pode diversificar as respostas educativas das equipas, trabalhando outras questões relativas à saúde física, mental e social dos adictos, como foi o caso das actividades realizadas ao longo do projecto. Cabe ainda ao educador aproximar-se dos toxicodependentes, de modo a melhor conhecer as suas necessidades e adaptar a elas os objectivos do seu trabalho. Por último, o educador pode apoiar os toxicodependentes na aquisição de autonomia e no respeito pelas regras institucionais, contribuindo para a resolução de um dos maiores desafios das instituições de redução de danos. |
id |
RCAP_9b8e6c96d9561877a4d545e5b03f73e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12980 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz"Promoção da SaúdeEducação Para a SaúdeToxicodependênciaO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação para a Saúde, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde e Escola Superior de Educação de Coimbra, com o objectivo de contribuir para a definição do papel do educador para a saúde na redução de riscos e minimização de danos e, ao mesmo tempo, apoiar os toxicodependentes na construção de um estilo de vida saudável e contribuir para a melhoria da sua autoestima. A acção foi implementada junto de dezasseis utentes da “Equipa de Rua Reduz”, da Caritas Diocesana de Coimbra, sobretudo toxicodependentes, trabalhadores do sexo, sem-abrigo, mas também outras vítimas de exclusão social, que voluntariamente participaram nas actividades propostas. Foram realizadas acções de promoção da saúde física, sobre os seguintes temas: cuidados de higiene e alimentação, prestação de assistência em caso de overdose e prevenção de doenças oncológicas. Procurou-se ainda melhorar a autoconfiança dos participantes através da terapia pela arte e aproximar os toxicodependentes da comunidade envolvente através da limpeza dos locais de consumo. As actividades foram avaliadas através de inquéritos por questionário e conversas informais com os adictos. No processo de avaliação foi possível verificar a alteração de alguns comportamentos, cumprindo objectivos, bem como observar a satisfação dos utentes com a sua participação activa nas actividades. Foram ainda aplicadas entrevistas a membros da “Equipa Reduz”, que contribuíram, embora não na medida desejada, para identificar as funções do educador para a saúde numa equipa de redução de danos. Para além do trabalho já realizado por estas instituições, de sensibilização para prevenção de doenças infecciosas, o educador pode diversificar as respostas educativas das equipas, trabalhando outras questões relativas à saúde física, mental e social dos adictos, como foi o caso das actividades realizadas ao longo do projecto. Cabe ainda ao educador aproximar-se dos toxicodependentes, de modo a melhor conhecer as suas necessidades e adaptar a elas os objectivos do seu trabalho. Por último, o educador pode apoiar os toxicodependentes na aquisição de autonomia e no respeito pelas regras institucionais, contribuindo para a resolução de um dos maiores desafios das instituições de redução de danos.Amaral, Ana PaulaRelvas, JoãoRepositório ComumAnjos, Maria de Fátima Silva dos2016-04-08T09:29:45Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12980201334917porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:56.574250Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz" |
title |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz" |
spellingShingle |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz" Anjos, Maria de Fátima Silva dos Promoção da Saúde Educação Para a Saúde Toxicodependência |
title_short |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz" |
title_full |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz" |
title_fullStr |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz" |
title_full_unstemmed |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz" |
title_sort |
O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz" |
author |
Anjos, Maria de Fátima Silva dos |
author_facet |
Anjos, Maria de Fátima Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Ana Paula Relvas, João Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Maria de Fátima Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da Saúde Educação Para a Saúde Toxicodependência |
topic |
Promoção da Saúde Educação Para a Saúde Toxicodependência |
description |
O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação para a Saúde, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde e Escola Superior de Educação de Coimbra, com o objectivo de contribuir para a definição do papel do educador para a saúde na redução de riscos e minimização de danos e, ao mesmo tempo, apoiar os toxicodependentes na construção de um estilo de vida saudável e contribuir para a melhoria da sua autoestima. A acção foi implementada junto de dezasseis utentes da “Equipa de Rua Reduz”, da Caritas Diocesana de Coimbra, sobretudo toxicodependentes, trabalhadores do sexo, sem-abrigo, mas também outras vítimas de exclusão social, que voluntariamente participaram nas actividades propostas. Foram realizadas acções de promoção da saúde física, sobre os seguintes temas: cuidados de higiene e alimentação, prestação de assistência em caso de overdose e prevenção de doenças oncológicas. Procurou-se ainda melhorar a autoconfiança dos participantes através da terapia pela arte e aproximar os toxicodependentes da comunidade envolvente através da limpeza dos locais de consumo. As actividades foram avaliadas através de inquéritos por questionário e conversas informais com os adictos. No processo de avaliação foi possível verificar a alteração de alguns comportamentos, cumprindo objectivos, bem como observar a satisfação dos utentes com a sua participação activa nas actividades. Foram ainda aplicadas entrevistas a membros da “Equipa Reduz”, que contribuíram, embora não na medida desejada, para identificar as funções do educador para a saúde numa equipa de redução de danos. Para além do trabalho já realizado por estas instituições, de sensibilização para prevenção de doenças infecciosas, o educador pode diversificar as respostas educativas das equipas, trabalhando outras questões relativas à saúde física, mental e social dos adictos, como foi o caso das actividades realizadas ao longo do projecto. Cabe ainda ao educador aproximar-se dos toxicodependentes, de modo a melhor conhecer as suas necessidades e adaptar a elas os objectivos do seu trabalho. Por último, o educador pode apoiar os toxicodependentes na aquisição de autonomia e no respeito pelas regras institucionais, contribuindo para a resolução de um dos maiores desafios das instituições de redução de danos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-08T09:29:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12980 201334917 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12980 |
identifier_str_mv |
201334917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130015006195712 |