O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Maria de Fátima Silva dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12980
Resumo: O presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação para a Saúde, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde e Escola Superior de Educação de Coimbra, com o objectivo de contribuir para a definição do papel do educador para a saúde na redução de riscos e minimização de danos e, ao mesmo tempo, apoiar os toxicodependentes na construção de um estilo de vida saudável e contribuir para a melhoria da sua autoestima. A acção foi implementada junto de dezasseis utentes da “Equipa de Rua Reduz”, da Caritas Diocesana de Coimbra, sobretudo toxicodependentes, trabalhadores do sexo, sem-abrigo, mas também outras vítimas de exclusão social, que voluntariamente participaram nas actividades propostas. Foram realizadas acções de promoção da saúde física, sobre os seguintes temas: cuidados de higiene e alimentação, prestação de assistência em caso de overdose e prevenção de doenças oncológicas. Procurou-se ainda melhorar a autoconfiança dos participantes através da terapia pela arte e aproximar os toxicodependentes da comunidade envolvente através da limpeza dos locais de consumo. As actividades foram avaliadas através de inquéritos por questionário e conversas informais com os adictos. No processo de avaliação foi possível verificar a alteração de alguns comportamentos, cumprindo objectivos, bem como observar a satisfação dos utentes com a sua participação activa nas actividades. Foram ainda aplicadas entrevistas a membros da “Equipa Reduz”, que contribuíram, embora não na medida desejada, para identificar as funções do educador para a saúde numa equipa de redução de danos. Para além do trabalho já realizado por estas instituições, de sensibilização para prevenção de doenças infecciosas, o educador pode diversificar as respostas educativas das equipas, trabalhando outras questões relativas à saúde física, mental e social dos adictos, como foi o caso das actividades realizadas ao longo do projecto. Cabe ainda ao educador aproximar-se dos toxicodependentes, de modo a melhor conhecer as suas necessidades e adaptar a elas os objectivos do seu trabalho. Por último, o educador pode apoiar os toxicodependentes na aquisição de autonomia e no respeito pelas regras institucionais, contribuindo para a resolução de um dos maiores desafios das instituições de redução de danos.
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