Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/3786 |
Resumo: | Atualmente, apostar em sistemas de garantia da qualidade é algo que pode diferenciar as organizações na hora de atrair stakeholders. A aposta das organizações nestes sistemas é importante uma vez que permite identificar lacunas de desempenho, efetuar a respetiva análise e implementar planos de melhoria. Definir o que é qualidade nem sempre é fácil visto que o que pode ser considerado qualidade para umas pessoas pode ter um valor diferente para as outras. Devido a este dilema aparecem várias definições de qualidade. O facto de se apostar na qualidade significa que se pretende obter melhorias sucessivas de desempenho e, para isso acontecer, podem utilizar-se metodologias como por exemplo o pensamento lean que assenta numa filosofia de melhoria contínua. Com a realização deste relatório pretende-se analisar o sistema interno de garantia da qualidade do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), relacionando-o com a literatura na área da qualidade, e apresentar algumas propostas de revisão ao mesmo de modo a melhorar as condições disponibilizadas pela instituição aos vários intervenientes. |
id |
RCAP_9b9482d745a9f439300fedd813113297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3786 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade no Externato Cooperativo da BeneditaQualidadeLean managementEducaçãoAvaliação dedesempenhoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAtualmente, apostar em sistemas de garantia da qualidade é algo que pode diferenciar as organizações na hora de atrair stakeholders. A aposta das organizações nestes sistemas é importante uma vez que permite identificar lacunas de desempenho, efetuar a respetiva análise e implementar planos de melhoria. Definir o que é qualidade nem sempre é fácil visto que o que pode ser considerado qualidade para umas pessoas pode ter um valor diferente para as outras. Devido a este dilema aparecem várias definições de qualidade. O facto de se apostar na qualidade significa que se pretende obter melhorias sucessivas de desempenho e, para isso acontecer, podem utilizar-se metodologias como por exemplo o pensamento lean que assenta numa filosofia de melhoria contínua. Com a realização deste relatório pretende-se analisar o sistema interno de garantia da qualidade do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), relacionando-o com a literatura na área da qualidade, e apresentar algumas propostas de revisão ao mesmo de modo a melhorar as condições disponibilizadas pela instituição aos vários intervenientes.Carreira, Pedro Manuel RodriguesIC-OnlineSerrazina, Márcio Veríssimo2019-01-29T15:06:25Z2018-11-122018-11-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/3786TID:202161781porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:47:54Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/3786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:47:49.413367Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita |
title |
Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita |
spellingShingle |
Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita Serrazina, Márcio Veríssimo Qualidade Lean management Educação Avaliação dedesempenho Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita |
title_full |
Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita |
title_fullStr |
Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita |
title_full_unstemmed |
Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita |
title_sort |
Qualidade no Externato Cooperativo da Benedita |
author |
Serrazina, Márcio Veríssimo |
author_facet |
Serrazina, Márcio Veríssimo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carreira, Pedro Manuel Rodrigues IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serrazina, Márcio Veríssimo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Lean management Educação Avaliação dedesempenho Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Qualidade Lean management Educação Avaliação dedesempenho Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Atualmente, apostar em sistemas de garantia da qualidade é algo que pode diferenciar as organizações na hora de atrair stakeholders. A aposta das organizações nestes sistemas é importante uma vez que permite identificar lacunas de desempenho, efetuar a respetiva análise e implementar planos de melhoria. Definir o que é qualidade nem sempre é fácil visto que o que pode ser considerado qualidade para umas pessoas pode ter um valor diferente para as outras. Devido a este dilema aparecem várias definições de qualidade. O facto de se apostar na qualidade significa que se pretende obter melhorias sucessivas de desempenho e, para isso acontecer, podem utilizar-se metodologias como por exemplo o pensamento lean que assenta numa filosofia de melhoria contínua. Com a realização deste relatório pretende-se analisar o sistema interno de garantia da qualidade do Externato Cooperativo da Benedita (ECB), relacionando-o com a literatura na área da qualidade, e apresentar algumas propostas de revisão ao mesmo de modo a melhorar as condições disponibilizadas pela instituição aos vários intervenientes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-12 2018-11-12T00:00:00Z 2019-01-29T15:06:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/3786 TID:202161781 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/3786 |
identifier_str_mv |
TID:202161781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136971635818496 |