Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/31560 |
Resumo: | Desde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes, à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais. Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem, torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling que, quando associado ao design, permite a criação de ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados em diferentes plataformas. Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas, os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades propostas pelos professores. No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de sala de aula. |
id |
RCAP_9bac66c212f4bbba0e7402a14ec728b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31560 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"Transmedia StorytellingDesign EditorialEducaçãoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDesde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes, à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais. Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem, torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling que, quando associado ao design, permite a criação de ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados em diferentes plataformas. Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas, os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades propostas pelos professores. No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de sala de aula.Santos, Hália Filipa da CostaCarmo, Ana Isabel e Sousa doRepositório ComumFerreira, Patrícia Alexandra Faria2020-03-02T16:32:40Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31560TID:202413314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:37:10.060424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas" |
title |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas" |
spellingShingle |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas" Ferreira, Patrícia Alexandra Faria Transmedia Storytelling Design Editorial Educação Motivação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas" |
title_full |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas" |
title_fullStr |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas" |
title_full_unstemmed |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas" |
title_sort |
Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas" |
author |
Ferreira, Patrícia Alexandra Faria |
author_facet |
Ferreira, Patrícia Alexandra Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Hália Filipa da Costa Carmo, Ana Isabel e Sousa do Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Patrícia Alexandra Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transmedia Storytelling Design Editorial Educação Motivação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Transmedia Storytelling Design Editorial Educação Motivação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Desde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes, à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais. Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem, torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling que, quando associado ao design, permite a criação de ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados em diferentes plataformas. Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas, os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades propostas pelos professores. No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de sala de aula. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10 2019-10-01T00:00:00Z 2020-03-02T16:32:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/31560 TID:202413314 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/31560 |
identifier_str_mv |
TID:202413314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133633798209536 |