Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patrícia Alexandra Faria
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31560
Resumo: Desde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes, à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais. Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem, torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling que, quando associado ao design, permite a criação de ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados em diferentes plataformas. Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas, os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades propostas pelos professores. No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de sala de aula.
id RCAP_9bac66c212f4bbba0e7402a14ec728b4
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"Transmedia StorytellingDesign EditorialEducaçãoMotivaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesDesde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes, à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais. Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem, torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling que, quando associado ao design, permite a criação de ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados em diferentes plataformas. Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas, os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades propostas pelos professores. No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de sala de aula.Santos, Hália Filipa da CostaCarmo, Ana Isabel e Sousa doRepositório ComumFerreira, Patrícia Alexandra Faria2020-03-02T16:32:40Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31560TID:202413314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:36Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:37:10.060424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
title Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
spellingShingle Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
Ferreira, Patrícia Alexandra Faria
Transmedia Storytelling
Design Editorial
Educação
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
title_full Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
title_fullStr Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
title_full_unstemmed Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
title_sort Design de um cenário Transmedia Storytelling em contexto educativo : estudo de caso com "Alice no país das maravilhas"
author Ferreira, Patrícia Alexandra Faria
author_facet Ferreira, Patrícia Alexandra Faria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Hália Filipa da Costa
Carmo, Ana Isabel e Sousa do
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Patrícia Alexandra Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Transmedia Storytelling
Design Editorial
Educação
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Transmedia Storytelling
Design Editorial
Educação
Motivação
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Desde que a utilização dos computadores pessoais começou a ser feita de forma muito regular, associada à larga expansão das redes, à emergência dos telemóveis e ao surgimento das redes sociais que a tecnologia digital tem sido o foco das interações sociais. Esta realidade não pode ser alheada por parte das escolas, devendo a utilização da tecnologia ser utilizada para motivar os alunos, levando-os a tornar-se produtores da sua própria aprendizagem, torna-os mais confiantes e mais críticos. Uma das ferramentas que pode contribuir para isto é o Transmedia Storytelling que, quando associado ao design, permite a criação de ferramentas fantásticas, como a criação de mundos partilhados em diferentes plataformas. Face à mobilidade que está associada à tecnologia digital, a aprendizagem não acaba com o final da aula. Ao existir uma maior liberdade, através da utilização de diversas plataformas, os estudantes podem aceder, quando e onde quiserem, às atividades propostas pelos professores. No sentido de verificar o impacto que um percurso Transmedia pode ter na motivação dos alunos, foi realizado um estudo de caso numa escola, onde foram exploradas as potencialidades de Transmedia Storytelling quando aplicadas em contexto de sala de aula.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2019-10-01T00:00:00Z
2020-03-02T16:32:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31560
TID:202413314
url http://hdl.handle.net/10400.26/31560
identifier_str_mv TID:202413314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133633798209536