A virtualização da arte pelas redes sociais: transfiguração imagética ou duplicidade ideológica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Fernando Miguel Alves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/36502
Resumo: Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
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Visa, essencialmente, esclarecer a relação entre a arte e os meios de comunicação, especialmente nestes novos expedientes tecnológicos, pelas novas linguagens que despoleta, pela reformulação de conceitos que se verifica, pelo fomento identitário que encerra. Averigua se existe uma transfiguração imagética da obra de arte, na sua revelação virtual, ou uma radical transformação, ao ponto de alternar-se ideologicamente do seu propósito inicial, duplicando o indivíduo, dotando-o de novas orlas conceptuais e posturas idiossincráticas. Realizou-se, neste sentido, uma incursão teórica pelo mundo virtual das redes sociais no intuito de compreendermos como se efetuam a democratização cultural, o acesso, a fruição e a comercialização da obra de arte. Produziu-se, para isso, um estudo comparativo, baseado na observação direta não participante, quer dos espaços virtuais, quer dos espaços físicos. Foi, também, entrevistada uma amostra populacional, credível e referencial, e que constitui as três dimensões em estudo: aquela que produz arte, aquela que a divulga e aquela que a aprecia (tendo em conta, para estas três categorias, duas subdimensões: os meios tradicionais e os recursos digitais). O cruzamento das informações obtidas permitiu compreender, não só as diferenças encontradas, mas, também, os prenúncios, ou já evidentes sintomas, de uma transformação radical com que a criação, a divulgação e a apreciação artísticas se confrontam. Dada a natureza abstrata, e em constante evolução, dos fenómenos, pretende esta investigação ser um contributo para entender o que mudou na forma como se cria e divulga a arte, bem como conhecer o modo de pensar do público-alvo – que também mudou – e como este se relaciona com a arte e, essencialmente, consigo mesmo. Este estudo elucida, por fim, dentro dos limites que torna esse desígnio possível, quem figura, na verdade, como o principal agente de transformação: a arte, o seu crítico ou o apetrecho eletrónico que surgiu entre os dois.This thesis deals with the relationship between art and social networks. It aims to identify the reason, the shape and the benefits that lead the artist, the promoting entity of art and its admirers / critics to this cultural exchange. It analyzes, symbolically and qualitatively, the socio-cultural purposes of the use of the work of art in this age of cyber culture. Essentially, its goal is to clarify the relationship between art and the media, especially in this new technological period, by the new languages that triggers, for the conceptual recast that occurs, and by the identity nourishing that encloses. It also focuses on the possibility of the existence of an imagery transfiguration of the work of art, in its virtual revelation, or of a radical transformation, to the point of alternating, ideologically, from its initial purpose, duplicating the individual, providing him new conceptual borders and idiosyncratic approaches. So, we carried out a theoretical incursion into the virtual world of social networks in order to understand how cultural democratization, access, fruition and the marketing of the work of art are performed. For that scope, we made a comparative study, based on non-participant direct observation, whether of virtual spaces or physical ones. It was also interviewed a population, credible and referential, that represents the three dimensions that are studied: the one that produces art, the one that disseminates it, and the one that appreciates it (taking into account, for these three categories, two subdimensions: traditional means and digital resources). The crosschecking of the obtained data allowed us to understand, not only the differences that were found, but also the harbingers, or obvious symptoms, of a radical transformation that the creation, disclosure and artistic appreciation face. Given the abstract nature, and constantly development, of the phenomena, this research aims to contribute to a better understanding of what has changed in the way people create and spread art, to know the way how the target-audience thinks - which has also changed - and how it relates with art and, essentially, with himself. Finally, this study clarifies, within the boundaries that make it possible, who stands, in fact, as the primary agent of transformation: art, its critical or the electronic device which arose between these two.Rabot, Jean-MartinUniversidade do MinhoMendes, Fernando Miguel Alves20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36502por201155516info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:04.517318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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