Digitalização de um sistema de melhoria contínua diária: um caso na Kirchhoff Automotive
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32716 |
Resumo: | A crescente competitividade dos mercados, aliada aos avanços tecnológicos resultantes da quarta revolução industrial, vieram incrementar a necessidade de trabalho associado à digitalização dos processos. Também o contexto pandémico provocado pelo Covid-19, elevou a importância da transformação digital nas empresas e, consequentemente, da digitalização de ferramentas de gestão usadas em contextos do chão de fábrica. Assim, o presente projeto surge com o objetivo de criar um sistema de sugestões de melhoria digital, que promova o acesso aos dados e que simplifique o processo atual existente na empresa em análise. Para o efeito foi utilizado o SharePoint, que potenciou a criação de um sistema digital acessível através de um dispositivo eletrónico, permitindo a introdução de ideias de melhoria, ao mesmo tempo que agiliza o processo de análise e validação das mesmas, usando mecanismos de gestão visual combinados com sistemas de notificação. De salientar que a metodologia adotada se baseou numa abordagem iterativa e incremental, seguindo os princípios do Design Thinking, num ambiente colaborativo e com o envolvimento dos utilizadores. Os resultados deste projeto apontam para a necessidade, cada vez maior, de digitalização dos processos e de ferramentas de apoio à gestão, uma vez que estas promovem a recolha de dados de forma mais ágil, bem como o seu processamento e gestão da informação numa perspetiva orientada ao decisor. |
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Digitalização de um sistema de melhoria contínua diária: um caso na Kirchhoff AutomotiveIndústria 4.0Design thinkingMelhoria contínuaSistemas de sugestõesDigitalizaçãoA crescente competitividade dos mercados, aliada aos avanços tecnológicos resultantes da quarta revolução industrial, vieram incrementar a necessidade de trabalho associado à digitalização dos processos. Também o contexto pandémico provocado pelo Covid-19, elevou a importância da transformação digital nas empresas e, consequentemente, da digitalização de ferramentas de gestão usadas em contextos do chão de fábrica. Assim, o presente projeto surge com o objetivo de criar um sistema de sugestões de melhoria digital, que promova o acesso aos dados e que simplifique o processo atual existente na empresa em análise. Para o efeito foi utilizado o SharePoint, que potenciou a criação de um sistema digital acessível através de um dispositivo eletrónico, permitindo a introdução de ideias de melhoria, ao mesmo tempo que agiliza o processo de análise e validação das mesmas, usando mecanismos de gestão visual combinados com sistemas de notificação. De salientar que a metodologia adotada se baseou numa abordagem iterativa e incremental, seguindo os princípios do Design Thinking, num ambiente colaborativo e com o envolvimento dos utilizadores. Os resultados deste projeto apontam para a necessidade, cada vez maior, de digitalização dos processos e de ferramentas de apoio à gestão, uma vez que estas promovem a recolha de dados de forma mais ágil, bem como o seu processamento e gestão da informação numa perspetiva orientada ao decisor.The growing competitiveness of the markets, combined with technological advances resulting from the fourth industrial revolution, increased the need for work associated with the digitalization of processes. The pandemic context caused by Covid-19 also raised the importance of digital transformation in companies and, consequently, the digitalization of management tools used in shop floor contexts. Thus, this project comes with the objective of creating a digital system for improvement suggestions, which promotes access to data, and which simplifies the current process existing in the company under analysis. For this purpose, SharePoint was used, which enabled the creation of a digital system accessible through an electronic device, allowing the introduction of improvement ideas, while speeding up the process of analysis and validation of them, using visual management mechanisms combined with notification systems. It should be noted that the methodology adopted was based on an iterative and incremental approach, following the principles of Design Thinking, in a collaborative environment and with the involvement of users. The results of this project point to the growing need for digitalization of processes and management support tools, as these promote the collection of data in a more agile way, as well as its processing and information management in a decision-oriented perspective.2023-08-03T00:00:00Z2021-07-23T00:00:00Z2021-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32716porFranco, Luís Carlos de Sousainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:02:56Zoai:ria.ua.pt:10773/32716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:16.691992Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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