Proposta de um plano de comunicação para a fomentação de práticas de envelhecimento ativo: o caso Clube Veritas do CSPVC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29968 |
Resumo: | A demografia mundial tem vindo a alterar-se nos últimos anos verificando-se um crescimento do envelhecimento demográfico, de modo que é cada vez mais relevante o tema sobre o envelhecimento e consequentes cuidados na vida de um sénior. Tendo como objetivo desmistificar estigmas associados ao sénior e fomentar práticas de envelhecimento ativo, foi proposto um plano de comunicação na Instituição contextualizadora do projeto de dissertação, pois através desta proposta pretendeu-se alcançar um maior número de interessados no tema para esta problemática e, consequentemente, uma maior visibilidade, de acordo com as necessidades e objetivos demonstrados pela instituição. Para o desenvolvimento deste plano de comunicação, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, pois possibilita maior proximidade na observação da amostra e estar de acordo com a ideologia humana presente em design centrado no ser humano, juntamente com a utilização de medias tradicionais e novos media e, ainda, a dinamização de entrevistas e conversas para obter a informação necessária. O impacto deste plano foi reduzido, uma vez ainda se verifica uma forte componente em uso de medias tradicionais em detrimento dos novos media. No entanto, constatou-se que os envolvidos no Clube Veritas não demonstram grande expressão na presença em redes sociais como o Facebook, enquanto que os seus pares se manifestam de forma mais ativa na página de Facebook da Instituição Centro Social Paroquial da Vera Cruz. Em suma, esta dissertação contribui para entender de que formas um plano de comunicação pode ajudar a comunicar em instituições profundamente tradicionais e com o sénior. |
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Proposta de um plano de comunicação para a fomentação de práticas de envelhecimento ativo: o caso Clube Veritas do CSPVCSéniorEnvelhecimento ativoMedia tradicionaisNovos mediaDesign Centrado no Ser-humanoTerceira IdadeA demografia mundial tem vindo a alterar-se nos últimos anos verificando-se um crescimento do envelhecimento demográfico, de modo que é cada vez mais relevante o tema sobre o envelhecimento e consequentes cuidados na vida de um sénior. Tendo como objetivo desmistificar estigmas associados ao sénior e fomentar práticas de envelhecimento ativo, foi proposto um plano de comunicação na Instituição contextualizadora do projeto de dissertação, pois através desta proposta pretendeu-se alcançar um maior número de interessados no tema para esta problemática e, consequentemente, uma maior visibilidade, de acordo com as necessidades e objetivos demonstrados pela instituição. Para o desenvolvimento deste plano de comunicação, recorreu-se a uma metodologia de investigação-ação, pois possibilita maior proximidade na observação da amostra e estar de acordo com a ideologia humana presente em design centrado no ser humano, juntamente com a utilização de medias tradicionais e novos media e, ainda, a dinamização de entrevistas e conversas para obter a informação necessária. O impacto deste plano foi reduzido, uma vez ainda se verifica uma forte componente em uso de medias tradicionais em detrimento dos novos media. No entanto, constatou-se que os envolvidos no Clube Veritas não demonstram grande expressão na presença em redes sociais como o Facebook, enquanto que os seus pares se manifestam de forma mais ativa na página de Facebook da Instituição Centro Social Paroquial da Vera Cruz. Em suma, esta dissertação contribui para entender de que formas um plano de comunicação pode ajudar a comunicar em instituições profundamente tradicionais e com o sénior.The world demography has been changing in the past years to an aging demography. Therefore, the theme about aging and hence cares about seniors and elder care. With the goal of breaking the stereotypes about seniors and creation of active aging practices, it was suggested a communication plan. Since this proposal intended to reach more people interested in this problem and subsequentially, a bigger number of visibilities. For the development of this communication plan, it was used actionresearch methodology, because of its proximity of observation with the researched sample and its human ideology, also present in HumanCentric Design. This combined with the use of old media, new media and the development of interviews and informal talks with the researched sample. The impact of this plan was diminished, since it was possible to observe that there is still a huge impact of the old media on these kinds of institutions compared to the new media. Nevertheless, it was observed that the seniors in Clube Veritas didn’t express themselves on their social media presence, like Facebook, but instead their kin express themselves in a more active way, specially through the main Facebook page of Centro Social Paroquial da Vera Cruz. In sum up, this dissertation contributed to understand how a communication plan can help communicate in very traditional mediaoriented institutions and seniors.2020-12-09T15:22:31Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29968porCunha, Maria João Marcelino dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:59Zoai:ria.ua.pt:10773/29968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:12.748756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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