O processo de avaliação de desempenho na Medical Center : contributos para uma melhoria da gestão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/17494 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Gestão em Unidades de Saúde |
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O processo de avaliação de desempenho na Medical Center : contributos para uma melhoria da gestão614:658658:614Dissertação de mestrado em Gestão em Unidades de SaúdeA gestão de pessoas constitui um grande desafio num contexto de elevada competitividade da economia e dos mercados, sendo fulcral a importância que as organizações atribuem ao seu capital, sobretudo ao seu capital inteletual (Lovelock, 2006). Neste sentido, a avaliação de desempenho assume-se como um instrumento de elevada importância, sendo encarado como uma ferramenta de controlo organizacional do trabalho dos colaboradores, utilizada para alinhar o seu desempenho com os objetivos da organização. Neste sentido, a presente dissertação é subordinada ao tema: O processo de avaliação de desempenho na Medical Center – Contributos para uma melhoria da gestão. O objetivo deste estudo, consiste em analisar as perceções dos colaboradores e chefias em relação ao processo de avaliação de desempenho, à importância que os mesmos lhe atribuem e por fim se o consideram passível de alguns “ajustes”, com vista à melhoria de todo o processo. A opção metodológica para este estudo de caso consistiu numa abordagem qualitativa, traduzida na realização de entrevistas semi-estruturadas aos colaboradores e chefias dos vários serviços de radioterapia onde à MC colabora na prestação de serviços. Da análise dos diferentes discursos conclui-se que existe nesta organização descontentamento relativamente à operacionalização do processo de avaliação de desempenho na organização, considerando que atualmente não está a ser eficaz, mas contudo reconhecem-lhe a elevada importância e contributo para os colaboradores e para a organização. Com base na informação obtida, recomenda-se a implementação das principais medidas sugeridas pelos colaboradores, com vista a uma maior rentabilização do processo em si, como por exemplo: a alteração no método para a definição de objectivos, um feedback frequente durante o período de avaliação, a introdução da auto-avaliação e formação para os avaliadores de modo a evitar os enviesamentos nas cotações.People management is a major challenge in an environment of high economic competitiveness and high developing markets, being of central importance that the organizations attach to your capital, especially to its intellectual capital (Lovelock, 2006). In this sense, performance measurement is assumed as an instrument of great importance, being regarded as an organizational tool for monitoring the work of employees, and to align their performances with the objectives of the organization. In this sense, this dissertation is entitled: The process of performance evaluation at Medical Center - Contributions for improved management. The objective of this study consist in analyzing the perceptions of employees and leaders relatively to the process of performance evaluation, what is the importance that they attribute to it and finally, if they consider the subject liable of some "adjustments" as to improve the whole process of performance evaluation. The methodological choice for this case study consist in a qualitative approach, translated into the achievement of semi-structured interviews applied to employees and leaders of various departments of radiotherapy where MC collaborates in providing services. The results obtained indicate some dissatisfaction with the operation of the process of performance evaluation in the organization: currently it is not considered effective, yet it is recognized as mainly important for the contribution on management practices. According to the obtained information, it is recommended the implementation of the principal measures suggested by the employees, with a view to a better use of the process itself, such as: the change in the method itself for setting goals, frequent feedback during the evaluation period, the introduction of self-assessment and training for evaluators in order to avoid biases in gradings.Freire, Carla Maria Freitas da CostaUniversidade do MinhoOliveira, Susana Cristina Bonjardim de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/17494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/17494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:19.873948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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