Prática de ensino supervisionada. Aprendizagem da criança em contacto com a natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Daniel
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/20578
Resumo: O presente relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contextos de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito de um mestrado que habilita para estes níveis educativos. Tem como base de reflexão a aprendizagem da criança em contacto com a natureza, com o objetivo de obter respostas sobre as potencialidades e oportunidades que as instituições indicadas proporcionam à criança. Considerando que os espaços exteriores de recreio e do meio envolvente proporcionam oportunidades diversas de aprendizagem, entendemos conhecer como estes são utilizados e valorizados no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Assim, a abordagem insere-se mais na área do Conhecimento do Mundo prevista nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e na de Estudo do Meio do Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas abrange a exploração de conteúdos nas outras diversas áreas e domínios curriculares. As crianças devem conhecer o mundo que as circunda, pelo que devem usufruir de oportunidades de contactar com o mesmo, desde as idades mais precoces, de modo a que possam explorar, observar e criar tendo à sua disposição materiais, incluindo os do mundo natural. O estudo apresenta uma linha orientadora com caraterísticas de investigação-ação, centrando-se em saber como valorizar a natureza enquanto recurso educativo potenciador de aprendizagens múltiplas. Os resultados evidenciam ser importante proporcionar às crianças oportunidades de observação e manipulação dos recursos que a natureza proporciona e de aprender a valorizá-la e promover a sua preservação.
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