Prática de ensino supervisionada. Aprendizagem da criança em contacto com a natureza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/20578 |
Resumo: | O presente relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contextos de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito de um mestrado que habilita para estes níveis educativos. Tem como base de reflexão a aprendizagem da criança em contacto com a natureza, com o objetivo de obter respostas sobre as potencialidades e oportunidades que as instituições indicadas proporcionam à criança. Considerando que os espaços exteriores de recreio e do meio envolvente proporcionam oportunidades diversas de aprendizagem, entendemos conhecer como estes são utilizados e valorizados no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Assim, a abordagem insere-se mais na área do Conhecimento do Mundo prevista nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e na de Estudo do Meio do Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas abrange a exploração de conteúdos nas outras diversas áreas e domínios curriculares. As crianças devem conhecer o mundo que as circunda, pelo que devem usufruir de oportunidades de contactar com o mesmo, desde as idades mais precoces, de modo a que possam explorar, observar e criar tendo à sua disposição materiais, incluindo os do mundo natural. O estudo apresenta uma linha orientadora com caraterísticas de investigação-ação, centrando-se em saber como valorizar a natureza enquanto recurso educativo potenciador de aprendizagens múltiplas. Os resultados evidenciam ser importante proporcionar às crianças oportunidades de observação e manipulação dos recursos que a natureza proporciona e de aprender a valorizá-la e promover a sua preservação. |
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Prática de ensino supervisionada. Aprendizagem da criança em contacto com a naturezaPrática de ensino supervisionadaConhecimento do mundoEstudo do meioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório incide sobre a prática de ensino supervisionada desenvolvida em contextos de creche, jardim de infância e 1.º ciclo do ensino básico, no âmbito de um mestrado que habilita para estes níveis educativos. Tem como base de reflexão a aprendizagem da criança em contacto com a natureza, com o objetivo de obter respostas sobre as potencialidades e oportunidades que as instituições indicadas proporcionam à criança. Considerando que os espaços exteriores de recreio e do meio envolvente proporcionam oportunidades diversas de aprendizagem, entendemos conhecer como estes são utilizados e valorizados no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Assim, a abordagem insere-se mais na área do Conhecimento do Mundo prevista nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e na de Estudo do Meio do Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mas abrange a exploração de conteúdos nas outras diversas áreas e domínios curriculares. As crianças devem conhecer o mundo que as circunda, pelo que devem usufruir de oportunidades de contactar com o mesmo, desde as idades mais precoces, de modo a que possam explorar, observar e criar tendo à sua disposição materiais, incluindo os do mundo natural. O estudo apresenta uma linha orientadora com caraterísticas de investigação-ação, centrando-se em saber como valorizar a natureza enquanto recurso educativo potenciador de aprendizagens múltiplas. Os resultados evidenciam ser importante proporcionar às crianças oportunidades de observação e manipulação dos recursos que a natureza proporciona e de aprender a valorizá-la e promover a sua preservação.The current report concerns the practice of supervised teaching in the context of a day center, a kindergarten and the first few years of basic education (the first 4 years after kindergarten, in Portugal), within the scope of a master's degree on these age ranges of education. It's based on children's learning in contact with nature with the objective of obtaining answers about the potential and opportunities that the referred institutions can provide to the children. Considering that the exterior recreational spaces and the surrounding environment offer several learning opportunities we intended to find out how these are used and valued in the process of teaching the children. Thus, this approach fits more in the World Knowledge field contemplated by the Curricular Orientations for Preschool Education and for 1st. Cycle of the Basic Education's Environment Study Programme. However, it also covers the exploration of the contents of the other various curricular fields and domains. Children ought to know the world that surrounds them, therefore they should be offered opportunities from a very young age to explore, observe and create, having available different materials, including the natural ones. The study follows an investigation-action guideline, focusing on how nature can be valued as an educational resource that capacitates the learning in a multitude of areas. The results showcase the importance of providing the children opportunities to observe and manipulate nature's resources, and to learn to value nature and promote its preservation.Sanches, AngelinaBiblioteca Digital do IPBCampos, Daniel2020-02-05T16:23:21Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/20578TID:202358879porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:46:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/20578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:24.875930Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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