Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Leónia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lopes, Domingos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8279
Resumo: Estudos da quantificação da produtividade nos povoamentos mistos em Portugal Continental são importantes face à escassez de informação nesta área, particularmente, no que diz respeito aos povoamentos mistos de Quercus pyrenaica e Pinus pinaster. Esta importância acresce num cenário de alterações climáticas, e também pela necessidade de adaptar medidas de gestão e de quantificar a produção, para monitorizar a evolução das áreas florestais e para inferir parâmetros qualitativos e quantitativos. Neste sentido, procedeu-se à quantificação da produtividade primária líquida (PPL) dos povoamentos analisados, uma vez que a PPL é uma variável chave que permite a monitorização da fixação de carbono atmosférico. A PPL foi estimada para 40 parcelas de amostragem do Inventário Florestal Nacional de 2005/2006 (15 parcelas de povoamentos puros de Pinus pinaster L, 15 parcelas de povoamentos puros de Quercus pyrenaica Willd. e 10 parcelas de povoamentos mistos de Quercus pyrenaica Willd. com Pinus pinaster L.), distribuídas por vários concelhos do distrito de Vila Real. Os dados apresentados têm por base valores de variáveis dendrométricas dos povoamentos em estudo, recolhidos em 3 momentos diferentes (2006, 2008 e 2009). Com base nos resultados médios do carbono fixado, verificou-se uma maior produção dos povoamentos mistos de Quercus pyrenaica com Pinus pinaster (6,710 ton C ha-1.ano-1), quando comparada com os povoamentos puros de Quercus pyrenaica (5,766 ton C ha-1.ano-1) ou com os povoamentos puros de Pinus pinaster (5,675 ton C ha-1.ano-1). Posteriormente, procedeu-se à partição do carbono total fixado pelas diferentes componentes do ecossistema (arbórea, matos e folhada) para os povoamentos em estudo, sendo a folhada a componente que mais contribui para o carbono fixado do ecossistema. Por fim, realizou-se uma análise de variância (ANOVA) para determinar diferenças de médias entre os povoamentos em estudo, e, para um nível de significância de 5% concluiu-se que não há diferenças significativas no carbono fixado entre os povoamentos mistos e puros.
id RCAP_9bdea7ff3a3918a59dda57b37a440427
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8279
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de PortugalArticlesEstudos da quantificação da produtividade nos povoamentos mistos em Portugal Continental são importantes face à escassez de informação nesta área, particularmente, no que diz respeito aos povoamentos mistos de Quercus pyrenaica e Pinus pinaster. Esta importância acresce num cenário de alterações climáticas, e também pela necessidade de adaptar medidas de gestão e de quantificar a produção, para monitorizar a evolução das áreas florestais e para inferir parâmetros qualitativos e quantitativos. Neste sentido, procedeu-se à quantificação da produtividade primária líquida (PPL) dos povoamentos analisados, uma vez que a PPL é uma variável chave que permite a monitorização da fixação de carbono atmosférico. A PPL foi estimada para 40 parcelas de amostragem do Inventário Florestal Nacional de 2005/2006 (15 parcelas de povoamentos puros de Pinus pinaster L, 15 parcelas de povoamentos puros de Quercus pyrenaica Willd. e 10 parcelas de povoamentos mistos de Quercus pyrenaica Willd. com Pinus pinaster L.), distribuídas por vários concelhos do distrito de Vila Real. Os dados apresentados têm por base valores de variáveis dendrométricas dos povoamentos em estudo, recolhidos em 3 momentos diferentes (2006, 2008 e 2009). Com base nos resultados médios do carbono fixado, verificou-se uma maior produção dos povoamentos mistos de Quercus pyrenaica com Pinus pinaster (6,710 ton C ha-1.ano-1), quando comparada com os povoamentos puros de Quercus pyrenaica (5,766 ton C ha-1.ano-1) ou com os povoamentos puros de Pinus pinaster (5,675 ton C ha-1.ano-1). Posteriormente, procedeu-se à partição do carbono total fixado pelas diferentes componentes do ecossistema (arbórea, matos e folhada) para os povoamentos em estudo, sendo a folhada a componente que mais contribui para o carbono fixado do ecossistema. Por fim, realizou-se uma análise de variância (ANOVA) para determinar diferenças de médias entre os povoamentos em estudo, e, para um nível de significância de 5% concluiu-se que não há diferenças significativas no carbono fixado entre os povoamentos mistos e puros.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2016-02-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8279por1647-662X0873-3015Nunes, LeóniaLopes, Domingosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:12:25Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8279Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:10.761665Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal
title Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal
spellingShingle Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal
Nunes, Leónia
Articles
title_short Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal
title_full Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal
title_fullStr Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal
title_full_unstemmed Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal
title_sort Quantificação do carbono fixado em povoamentos mistos no norte de Portugal
author Nunes, Leónia
author_facet Nunes, Leónia
Lopes, Domingos
author_role author
author2 Lopes, Domingos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Leónia
Lopes, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description Estudos da quantificação da produtividade nos povoamentos mistos em Portugal Continental são importantes face à escassez de informação nesta área, particularmente, no que diz respeito aos povoamentos mistos de Quercus pyrenaica e Pinus pinaster. Esta importância acresce num cenário de alterações climáticas, e também pela necessidade de adaptar medidas de gestão e de quantificar a produção, para monitorizar a evolução das áreas florestais e para inferir parâmetros qualitativos e quantitativos. Neste sentido, procedeu-se à quantificação da produtividade primária líquida (PPL) dos povoamentos analisados, uma vez que a PPL é uma variável chave que permite a monitorização da fixação de carbono atmosférico. A PPL foi estimada para 40 parcelas de amostragem do Inventário Florestal Nacional de 2005/2006 (15 parcelas de povoamentos puros de Pinus pinaster L, 15 parcelas de povoamentos puros de Quercus pyrenaica Willd. e 10 parcelas de povoamentos mistos de Quercus pyrenaica Willd. com Pinus pinaster L.), distribuídas por vários concelhos do distrito de Vila Real. Os dados apresentados têm por base valores de variáveis dendrométricas dos povoamentos em estudo, recolhidos em 3 momentos diferentes (2006, 2008 e 2009). Com base nos resultados médios do carbono fixado, verificou-se uma maior produção dos povoamentos mistos de Quercus pyrenaica com Pinus pinaster (6,710 ton C ha-1.ano-1), quando comparada com os povoamentos puros de Quercus pyrenaica (5,766 ton C ha-1.ano-1) ou com os povoamentos puros de Pinus pinaster (5,675 ton C ha-1.ano-1). Posteriormente, procedeu-se à partição do carbono total fixado pelas diferentes componentes do ecossistema (arbórea, matos e folhada) para os povoamentos em estudo, sendo a folhada a componente que mais contribui para o carbono fixado do ecossistema. Por fim, realizou-se uma análise de variância (ANOVA) para determinar diferenças de médias entre os povoamentos em estudo, e, para um nível de significância de 5% concluiu-se que não há diferenças significativas no carbono fixado entre os povoamentos mistos e puros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8279
url https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-662X
0873-3015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
publisher.none.fl_str_mv Polytechnic Institute of Viseu (IPV)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130160614604800