Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.244 |
Resumo: | Esta investigação comparativa incide sobre a representação de vinculação e problemas de comportamento em crianças institucionalizadas. Foram avaliadas 35 crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar, em dois grupos: 19 crianças institucionalizadas e 16 crianças vivendo com as suas famílias de origem. Recorreu-se ao Attachment Story Completion Task (ASCT), avaliando-se, pela construção das narrativas, os valores de Segurança e Coerência das representações de vinculação. Para a avaliação dos problemas de comportamento recorreu-se ao instrumento I.C.C.P (Fonseca et al., 1994), que corresponde à versão portuguesa do “Child Behavior Checklist”, CBCL, de Achenbach (1991). Os resultados indicam que existem correlações negativas entre a qualidade das representações da vinculação e problemas de comportamento agressivo e de isolamento. Conclui-se que o meio de vida da criança foi determinante no tipo de vinculação demonstrada e indirectamente no comportamento de agressividade e isolamento manifestado. |
id |
RCAP_9be37ba8b907d3271f25c5d7abb46b16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/244 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associadoComportamento; Institucionalização; Representação de VinculaçãoEsta investigação comparativa incide sobre a representação de vinculação e problemas de comportamento em crianças institucionalizadas. Foram avaliadas 35 crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar, em dois grupos: 19 crianças institucionalizadas e 16 crianças vivendo com as suas famílias de origem. Recorreu-se ao Attachment Story Completion Task (ASCT), avaliando-se, pela construção das narrativas, os valores de Segurança e Coerência das representações de vinculação. Para a avaliação dos problemas de comportamento recorreu-se ao instrumento I.C.C.P (Fonseca et al., 1994), que corresponde à versão portuguesa do “Child Behavior Checklist”, CBCL, de Achenbach (1991). Os resultados indicam que existem correlações negativas entre a qualidade das representações da vinculação e problemas de comportamento agressivo e de isolamento. Conclui-se que o meio de vida da criança foi determinante no tipo de vinculação demonstrada e indirectamente no comportamento de agressividade e isolamento manifestado.ISPA - Instituto Universitário2012-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.244https://doi.org/10.14417/ap.244Análise Psicológica; Vol 27, No 4 (2009); 509-521Análise Psicológica; Vol 27, No 4 (2009); 509-5211646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/244http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/244/pdfPinhel, JoanaTorres, NunoMaia, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:09Zoai:ojs.localhost:article/244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:43.746122Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado |
title |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado |
spellingShingle |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado Pinhel, Joana Comportamento; Institucionalização; Representação de Vinculação |
title_short |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado |
title_full |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado |
title_fullStr |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado |
title_full_unstemmed |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado |
title_sort |
Crianças institucionalizadas e crianças em meio familiar de vida: Representações de vinculação e problemas de comportamento associado |
author |
Pinhel, Joana |
author_facet |
Pinhel, Joana Torres, Nuno Maia, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Torres, Nuno Maia, Joana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinhel, Joana Torres, Nuno Maia, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento; Institucionalização; Representação de Vinculação |
topic |
Comportamento; Institucionalização; Representação de Vinculação |
description |
Esta investigação comparativa incide sobre a representação de vinculação e problemas de comportamento em crianças institucionalizadas. Foram avaliadas 35 crianças portuguesas em idade pré-escolar e escolar, em dois grupos: 19 crianças institucionalizadas e 16 crianças vivendo com as suas famílias de origem. Recorreu-se ao Attachment Story Completion Task (ASCT), avaliando-se, pela construção das narrativas, os valores de Segurança e Coerência das representações de vinculação. Para a avaliação dos problemas de comportamento recorreu-se ao instrumento I.C.C.P (Fonseca et al., 1994), que corresponde à versão portuguesa do “Child Behavior Checklist”, CBCL, de Achenbach (1991). Os resultados indicam que existem correlações negativas entre a qualidade das representações da vinculação e problemas de comportamento agressivo e de isolamento. Conclui-se que o meio de vida da criança foi determinante no tipo de vinculação demonstrada e indirectamente no comportamento de agressividade e isolamento manifestado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.244 https://doi.org/10.14417/ap.244 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/244 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/244/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 27, No 4 (2009); 509-521 Análise Psicológica; Vol 27, No 4 (2009); 509-521 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131594570596352 |