A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Deolinda Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/21428
Resumo: Vivemos, hoje, numa sociedade de inquietação, modificações constantes e diversidade cultural. Em Portugal, recentemente, a Avaliação do Desempenho dos Docentes sofreu alterações que obrigaram a regulamentação própria. Assim, passou-se para um sistema mais complexo, onde o número de fontes e de instrumentos de avaliação aumentou, com a finalidade de se garantir, para além da promoção e progressão na carreira, o desenvolvimento profissional do docente e a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Neste contexto, a sociedade exige aos professores que façam da escola um espaço atrativo onde seja possível motivar os alunos para a aprendizagem. Estimular a melhoria do desempenho profissional impõe uma atitude de corresponsabilização entre os pares, as instituições que estes integram e o público-alvo com quem interagem no quotidiano escolar. Então, neste contexto, supervisão é, fundamentalmente, interagir, informar, questionar, sugerir, encorajar e avaliar. (Alarcão e Tavares, 2003). Assim sendo, a avaliação de desempenho docente é uma área de atual interesse. Deste modo, sentiu-se a necessidade de aprofundar esta temática, beneficiando do contato de quem lida diretamente com ela, procurando saber se concorda ou discorda desta e, perceber os motivos pelos quais os docentes se debatem e o que sugerem para que esta possa ser melhorada. Este trabalho pretende, assim, apresentar a opinião de alguns professores sobre o atual modelo da Avaliação do Desempenho Docente; Identificar pontos fortes e fracos no atual modelo de Avaliação do Desempenho Docente e conhecer a importância da observação de aulas no processo de Avaliação de Desempenho Docente. O estudo empírico decorreu num agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Como principais conclusões podemos destacar que a avaliação deve ser realizada e analisada por uma equipa especializada. Que a observação de aulas deverá constituir um processo colaborativo entre o professor e o mentor ou supervisor. Ambos devem desempenhar papéis importantes – antes, durante e após a observação, de forma a assegurar benefícios mútuos no desenvolvimento pessoal e profissional; a avaliação obriga a refletir sobre o que se faz. É fundamental destacar o facto de os professores referirem que a formação especializada em supervisão pedagógica e avaliação de desempenho docente é o mais urgente, neste momento
id RCAP_9bf2a4c6b71bdc5db113bb9cf38674c3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21428
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.Avaliação do desempenho docenteSupervisão pedagógicaVivemos, hoje, numa sociedade de inquietação, modificações constantes e diversidade cultural. Em Portugal, recentemente, a Avaliação do Desempenho dos Docentes sofreu alterações que obrigaram a regulamentação própria. Assim, passou-se para um sistema mais complexo, onde o número de fontes e de instrumentos de avaliação aumentou, com a finalidade de se garantir, para além da promoção e progressão na carreira, o desenvolvimento profissional do docente e a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Neste contexto, a sociedade exige aos professores que façam da escola um espaço atrativo onde seja possível motivar os alunos para a aprendizagem. Estimular a melhoria do desempenho profissional impõe uma atitude de corresponsabilização entre os pares, as instituições que estes integram e o público-alvo com quem interagem no quotidiano escolar. Então, neste contexto, supervisão é, fundamentalmente, interagir, informar, questionar, sugerir, encorajar e avaliar. (Alarcão e Tavares, 2003). Assim sendo, a avaliação de desempenho docente é uma área de atual interesse. Deste modo, sentiu-se a necessidade de aprofundar esta temática, beneficiando do contato de quem lida diretamente com ela, procurando saber se concorda ou discorda desta e, perceber os motivos pelos quais os docentes se debatem e o que sugerem para que esta possa ser melhorada. Este trabalho pretende, assim, apresentar a opinião de alguns professores sobre o atual modelo da Avaliação do Desempenho Docente; Identificar pontos fortes e fracos no atual modelo de Avaliação do Desempenho Docente e conhecer a importância da observação de aulas no processo de Avaliação de Desempenho Docente. O estudo empírico decorreu num agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Como principais conclusões podemos destacar que a avaliação deve ser realizada e analisada por uma equipa especializada. Que a observação de aulas deverá constituir um processo colaborativo entre o professor e o mentor ou supervisor. Ambos devem desempenhar papéis importantes – antes, durante e após a observação, de forma a assegurar benefícios mútuos no desenvolvimento pessoal e profissional; a avaliação obriga a refletir sobre o que se faz. É fundamental destacar o facto de os professores referirem que a formação especializada em supervisão pedagógica e avaliação de desempenho docente é o mais urgente, neste momentoUniversidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Departamento de Economia, Gestão e Ciências SociaisVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Maria Deolinda Oliveira2017-01-27T15:52:04Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21428porSILVA, Maria Deolinda Oliveira – A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 21 (2013), p. 321-3440872-556X10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.2542184-5638info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:27:26Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:17:43.548039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.
title A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.
spellingShingle A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.
Silva, Maria Deolinda Oliveira
Avaliação do desempenho docente
Supervisão pedagógica
title_short A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.
title_full A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.
title_fullStr A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.
title_full_unstemmed A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.
title_sort A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores.
author Silva, Maria Deolinda Oliveira
author_facet Silva, Maria Deolinda Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Deolinda Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação do desempenho docente
Supervisão pedagógica
topic Avaliação do desempenho docente
Supervisão pedagógica
description Vivemos, hoje, numa sociedade de inquietação, modificações constantes e diversidade cultural. Em Portugal, recentemente, a Avaliação do Desempenho dos Docentes sofreu alterações que obrigaram a regulamentação própria. Assim, passou-se para um sistema mais complexo, onde o número de fontes e de instrumentos de avaliação aumentou, com a finalidade de se garantir, para além da promoção e progressão na carreira, o desenvolvimento profissional do docente e a melhoria dos resultados escolares dos alunos. Neste contexto, a sociedade exige aos professores que façam da escola um espaço atrativo onde seja possível motivar os alunos para a aprendizagem. Estimular a melhoria do desempenho profissional impõe uma atitude de corresponsabilização entre os pares, as instituições que estes integram e o público-alvo com quem interagem no quotidiano escolar. Então, neste contexto, supervisão é, fundamentalmente, interagir, informar, questionar, sugerir, encorajar e avaliar. (Alarcão e Tavares, 2003). Assim sendo, a avaliação de desempenho docente é uma área de atual interesse. Deste modo, sentiu-se a necessidade de aprofundar esta temática, beneficiando do contato de quem lida diretamente com ela, procurando saber se concorda ou discorda desta e, perceber os motivos pelos quais os docentes se debatem e o que sugerem para que esta possa ser melhorada. Este trabalho pretende, assim, apresentar a opinião de alguns professores sobre o atual modelo da Avaliação do Desempenho Docente; Identificar pontos fortes e fracos no atual modelo de Avaliação do Desempenho Docente e conhecer a importância da observação de aulas no processo de Avaliação de Desempenho Docente. O estudo empírico decorreu num agrupamento de escolas do Concelho de Viseu. Como principais conclusões podemos destacar que a avaliação deve ser realizada e analisada por uma equipa especializada. Que a observação de aulas deverá constituir um processo colaborativo entre o professor e o mentor ou supervisor. Ambos devem desempenhar papéis importantes – antes, durante e após a observação, de forma a assegurar benefícios mútuos no desenvolvimento pessoal e profissional; a avaliação obriga a refletir sobre o que se faz. É fundamental destacar o facto de os professores referirem que a formação especializada em supervisão pedagógica e avaliação de desempenho docente é o mais urgente, neste momento
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2017-01-27T15:52:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/21428
url http://hdl.handle.net/10400.14/21428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SILVA, Maria Deolinda Oliveira – A importância da observação de aulas no processo de avaliação de desempenho docente: conceções de professores. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 21 (2013), p. 321-344
0872-556X
10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.254
2184-5638
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional das Beiras, Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131865050775553