Avaliação do desempenho docente:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Stefania
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36513
Resumo: Este estudo desenvolve-se no contexto da Supervisão Pedagógica e da Avaliação do Desempenho Docente, em Portugal. Consiste numa reflexão crítica e fundamentada sobre o processo de avaliação docente, que traduz os ‘olhares’ sobre os procedimentos que envolvem o processo de ADD. Nesse sentido, esta investigação visou compreender e identificar as perceções que docentes avaliados e docentes avaliadores têm sobre o processo de ADD, na formação da sua identidade profissional. De maneira a validar a problemática definida, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa e, como técnica de recolha de dados, a análise documental e a entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos três avaliados e três avaliadores, que integram o sistema de avaliação no ano letivo 2019/2020. Foi realizada uma análise documental ao Decreto regulamentar n°26/2012, que respalda a ADD, com foco no Despacho n°779/2019, de 18 de janeiro, com prioridade na formação dos professores. A investigação revelou que os sujeitos, pertencentes a uma Escola do Ensino Básico dum Agrupamento de Escolas localizado em Lisboa, valorizam a reflexão sobre as práticas educativas, a partilha e os feedbacks para a construção de suas identidades profissionais. No entanto, foi ainda revelada a necessidade de uma aproximação maior entre a teoria e a prática, e também entre os supervisores e os professores a serem avaliados, para que haja uma avaliação significativa. O estudo permitiu-me a construção de conhecimentos aprofundados sobre o processo de supervisão e da ADD, de forma a contribuir para uma avaliação que busque a valorização dos professores, das práticas educativas, do percurso profissional e dos procedimentos positivos.
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