Um ator influente com interesse em modelos educativos estrangeiros: José Maria Eugénio de Almeida (1811-1872)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/45630 |
Resumo: | O presente artigo contextualiza a ação educativa de um prestigiado membro da elite económica e política portuguesa de meados do século XIX – José Maria Eugénio de Almeida (1811-1872). Enfatizando a circulação internacional do conhecimento, revela-se o interesse que os sistemas educativos dos Estados alemães suscitam a Eugénio de Almeida. As viagens pedagógicas que realiza a alguns desses Estados alicerçam o processo de reno- vação pedagógica que terá lugar na Casa Pia de Lisboa – instituição assistencial que lidera entre 1859 e 1872. No fundo, aquilo que se pretende conhecer é o impacto que esse “contacto” (estrangeiro) tem no sistema existente. Verdadeiramente, o posicionamento concetual é o de perceber como uma realidade (a da Casa Pia de Lisboa) é pensada em função de um referente estrangeiro. Por outras palavras, na linha da investigação de Mary S. Morgan, significa que no contexto de receção há acomodação e adaptação do conhecimento. No entanto, a sua integridade não é posta em causa. |
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