Sistema de Equilíbrio de Células de Bateria de Iões de Lítio do FEUP VEC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diogo Teófilo Videira Viana Carneiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/10216/121589
Resumo: Atualmente, as baterias têm um grande impacto na nossa vida, uma vez que a sua utilização está presente em muitos equipamentos existentes no nosso quotidiano, desde dispositivos móveis até aos inovadores veículos híbridos e eléctricos. Relativamente ao último, há uma aposta muito forte no desenvolvimento dos veículos eléctricos, nos dias de hoje. A procura é muita, devida à preocupação do ser humano com aquecimento global mas também, do decorrente término dos combustíveis fósseis. Tanto os veículos híbridos como os eléctricos, especialmente o último referenciado, têm um obstáculo comum - a autonomia. Apesar dos esforços, as baterias atualmente não têm uma autonomia desejável, o que prejudica a evolução das vendas no mercado automóvel e o seu funcionamento das mesmas, por vezes, não é o melhor. Com isto, surgiu uma enorme área de investigação em que o principal foco é fazer evoluir as caraterísticas das baterias assim como aumentar a sua autonomia. Uma bateria é composta por várias células, sendo que estas poderão estar em paralelo e/ou em série com outras. Como as células são componentes químicos, as suas caraterísticas vão-se alterando ao longo do seu tempo de vida, fazendo com que se desequilibrem, tornando a bateria instável. Para combater isto, têm-se estudado sistemas de equilíbrio de células de baterias, mais propriamente, métodos ativos, pois esses fazem com que as células estejam equalizadas, não havendo desperdício de energia.
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